Eu estou tendo o mesmo problema. Até entrei numa conversa com outro usuário no Github ( Cinnamon crash on start · Issue #11635 · linuxmint/cinnamon · GitHub ). Consegui descobrir uma sobrecarga no Scheduller de I/O, principalmente com o Kernell 5.19.0-41-generic. Após tentar várias coisas, consegui alguma estabilidade na incicialização, só que meio aleatória… Às vezes inicia tudo de primeira, outras vezes, só após 3 tentativas. Toda vez que parece resolvido, vem de novo o mesmo problema, aparentemente por algum motivo diferente. Além da sobrecarga e erros no scheduller de I/O, também notei nos logs verdadeiros surtos do UFW, gerando mais erros que o sistema conseguia dar conta. Agora estou experimentando retardar a conexão automatica do Network Manager para o fim da incialização ( 30s ). E note que eu tenho um sistema monstruoso aqui: Asus i5 16GB com root e boot num SSD, Home em outro SSD, outro SSD com um banco de dados; e um HD ( Seagate Barracuda ) com um outro banco de dados e um HD externo Seagate Expansion montado automaticamente. Normalmente, tudo iniciava em 35 segundos, até eu instalar o Mint 21.1 Vera. Aliás, o Network Manager dessa versão é tão ruim, ruim mesmo, que tive que desinstalar o Netplan dele e modificá-lo para funcionar com o IWD. Só que algumas atualizações depois, a inicialização começou à apresentar todo tipo de instabilidade, há problemas do OpenGL até o Scheduller. Mais um pouco e vai ficar tão ruim quanto o Xenial Xerus, o “EX-Arm” do Ubuntu !