Notebook travando ao aumentar/diminuir volume e brilho (Ubuntu, Pop Os, Fedora)

Tenho um laptop Dell Inspiron 5558 (I5 5500U, GeForce 920m , 8Gb Ram, 1Tb de HD) e quando vou apertar os botões de aumentar/diminuir volume ou brilho o computador trava completamente por alguns segundos. Se eu apertar algum desses botões repetidamente ou então segurar, o travamento é bem maior e tenho que aguardar um bom tempo para ele executar tudo e voltar ao normal.
Isso ocorre comigo nas distribuições (Ubuntu 18.04, Ubuntu 19.04, POP Os 19.04, POP Os 18.04. Fedora 30).

Observei duas coisas:
. Quando acontece o travamento o disco rígido sobe seu uso para quase 100%.
. Quando uso o Ubuntu com Wayland não acontece o travamento.

Gostaria muito de usar o POP Os mas por causa disso não consigo.

Isso parece ser problema especifico do Gnome, já tentou outra interface gráfica como o KDE ou XFCE? Recomendo testar o Kubuntu e ver se o problema persisti :slight_smile:

Nope, isso é um problema do Xorg ou do Driver de vídeo, como o @neemiasfuly disse no Wayland não tem travamento, e o padrão do GNOME é rodar sobre o Wayland e não Xorg.

2 curtidas

Esse problema é causado pelo driver da Nvidia, ele não ocorre com Intel Graphics.

1 curtida

Não sei o porque, mas realmente vi agora q o problema é com o xorg

2 curtidas

Como definir Wayland ou Xorg? Durante a instalação, em nenhum momento o sistema me questiona sobre isso?
Tem distribuições específicas que roda um ou outro?

Obrigado.

Eu tenho uma Intel HD Graphics 620 e ocorre o mesmo problema.

Tenho três computadores rodando o Ubuntu 20.10 com Xorg. Nos três ocorre esse problema. Dois têm placas da Nvidia com driver proprietário e um tem placa Intel com driver open source.

O da placa Intel tem essa travada. Os dois com placa Nvidia têm só um pequeno delay, que é insignificante no caso do meu desktop.

Só acontece se tentar usar os botões ou a tecla FN. Indo pelo mouse não ocorre.

Uma das formas mais simples é no gerenciador de sessão, quando você vai logar. Qual distribuição você utiliza aí?

Distribuições com versionamento mais estável geralmente não priorizam tanto o Wayland. Acho que o Debian mais estável talvez nem suporte. Se você estiver rodando um Fedora ou openSUSE Tumbleweed com GNOME, é bem capaz que já esteja no GNOME com Wayland.

Se você lê em inglês, aqui tem uma lista com algumas observações sobre a adoção por distros.

1 curtida

Realmente isso não aparecerá durante a instalação, pois a escolha de um ou outro pode ser considerado um ajuste fino com o qual o usuário final não deveria se preocupar. Alguns sistemas até mesmo desabilitam a engrenagem para que você não alterne entre as sessões, acredito que o Pop!_OS é um desses.

A maioria continua usando o Xorg como sessão padrão devido as dificuldades que a falta de suporte ao Wayland por parte dos drivers da NVIDIA causam. Ademais, o único ambiente gráfico que tem suporte completo ao Wayland é o GNOME e no mundo dos Tilling Window Managers, apenas o Sway. A fundação KDE estipulou que a prioridade é portar o Plasma para o Wayland e eles já estão dando saltos gigantes.

Atualmente, o GNOME tem como Wayland o seu protocolo/servidor/sessão principal, logo sistemas que optam por seguir o mesmo acabam por utilizar o Wayland por padrão. Fedora Workstation e Debian são sistemas que usam o Wayland por padrão.

1 curtida

Instalei o Kubuntu 20.04 agora e parou esses travamentos, ele vem com Wayland? como faço para saber se a minha distro usa Xorg ou Wayland?

Pra saber se está em X.Org ou Wayland, abre um terminal e digita:
echo $XDG_SESSION_TYPE

1 curtida

aparece: “x11”

Então é XOrg

Então o travamento não deve ser por causa do Xorg, talvez seja pelo ambiente gráfico…

Olha, já li em algum lugar aqui no fórum que esse tipo de travamento ocorre justamente em XOrg. Em Wayland não. Mas eu mesmo já sofri com isso no Ubuntu e no Manjaro não mais… então, creio não poder dar uma resposta mais precisa…

1 curtida

[SOLUÇÃO]

Veja aqui: [Tutorial] Solução para Travamentos ao aumentar e diminuir o volume

O GNOME Oficialmente e feito para rodar sobre o Wayland então ele é mais testado nele, esse tipo de bug que ocorre no Xorg é mais por falta de teste por parte dos usuários, a maioria dos desenvolvedores e testadores do GNOME executam no Wayland para que os bugs deste sejam corrigidos rapidamente.
Acho que isto é uma questão de as distribuições que suportam Xorg resolverem esse problema que já existe faz tempo e tem vários workarrounds para contornar.

Muito dos problemas que acontecem no Xorg só são vistos quando sai uma nova versão do ubuntu e seus derivados, pois ainda usam Xorg por padrão.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.