Notebook só liga sem a bateria

Oi pessoal.
Peguei um notebook usado (é de 2017), um HP 240 G6, de uma amiga que foi embora do país.
O notebook ficou descarregado de julho/2023 até janeiro desse ano, e já tem um tempo de uso.
O notebook funciona bem, mas a bateria já tinha sinais de idade. Quando liguei das primeiras vezes, a bateria ficava em 0%. Depois de uns dias, chegou a 100%, já sabia q ela precisava trocar mas tudo bem.

Porém, agora o notebook fica “carregando” e no uso de bateria de forma alternada, quando a bateria está conectada e o notebook na fonte.
Hj, ele desligou sozinho sob essas variáveis (fonte conectada e bateria conectada). Nem LED de carregador ligava.

Quando tirei a bateria, ele demorou um pouco mas voltou a funcionar só com a fonte, e o LED de energia funciona normal.
Hipótese: o notebook reconheceu a bateria com problema, e parou de deixar entrar energia quando a bateria está conectada para evitar danos. Penso isso porque ao ligar a BIOS já mostrava uma mensagem de alerta sobre a bateria.

A fonte está funcionando, o notebook só apresentou problema quando a bateria estava conectada.

Eu queria comprar uma bateria nova, mas sob esse acontecimento, to em dúvida de compro mesmo.
Vale levar na assistência ou minha hipótese é provável?

Valeu!

1 curtida

Oi, tudo bem?

Não consigno fazer um diagnóstico 100%, mas me parece realmente um problema de bateria e o ideal seria trocá-la.

Se esse é um PC que ainda dá conta do recado, pode valer a pena. Se você só usa ele conectado a energia em sua casa, ou seja, se ter bateria não faz tanta diferença assim pelo seu uso, usar direto na energia também é uma opção.

1 curtida

Vê no link abaixo, vai que compensa:

Oi gente, bom dia!
Desculpa a demora!

Dio, que honra tê-lo aqui!
Entendi. Eu peguei notebook pra vir pro trabalho, basicamente. Coloquei Ubuntu, e ta bem fluído. Como ainda tenho o PC pra coisas pesadas, pra mim vale investir numa bateria, mesmo não sendo um processador novo.

Valeu!
Já vi essa loja, assim q der uma tranquilizada, eu pego.

No mais, queria compartilhar com vcs a “causa” dos desligamentos rsrsrs…
Semana passada, fui arrumar o cabo embaixo da mesa e desligou, mesmo sem bateria. Comecei a desconfiar do cabo, mas mesmo procurando não achei nada…
No dia seguinte, o notebook não ligou, e quando fui tirar o cabo da tomada, tava muuuuuito quente. E o local ficou “mole”.
Abri o cabo e olha que legal:

Simplesmente derreteu um dos fios. Tive que descartar.
Esse cabo estava em casa, era usada num notebook velho e fraquinho. Acho q não era o original, tem cara de cabo de monitor (que aguenta coisa de 20/25w as vezes) num notebook de 65W. A bitola do fio parece estar correta, mas vai saber… Vou comprar um novo. Por enquanto estou usando um cabo de força do trabalho. A fonte ficou sem efeitos colaterais.

Agora é comprar cabo e bateria kkkkk pelo menos o cabo é barato (coisa de 20 reais na Amazon).
Se alguém tiver indicação de link confiável de um cabo robusto e confiável, favor me avisar :slight_smile: