Tarde dessas passei numa dessas galerias cheias de lojas e quiosques de reparo e venda de computadores, e me surpreendi com uma série de notebooks Positivo Master à venda, todos por 1.350 reais e com configurações respeitáveis. Cheguei a topar com um com Core i5 de oitava geração, 8 Gb de RAM, SSD de 256 Giga etc. Dado o preço, pareceu bom negócio.
Dadas as tantas questões envolvendo produtos da Positivo, pesquisei sobre essa linha Master, e descobri que é para atendimento a empresas. Talvez os modelos Master à venda no ”shopping de informática“ sejam recondicionados, ou sejam novos e estejam à venda por algum mecanismo ”alternativo”.
Mas a máquina com Core i5 de oitava geração, em suas especificações e recursos, parece ser um belo equipamento. E ainda tem certificado de compatibilidade com o SUSE Enterprise Linux.
3 curtidas
Já fiz manutenção em vários notebooks Positivo e me deparei com produtos de diversas qualidades. Pela minha experiência, acho necessário analisar criteriosamente o modelo desejado.
5 curtidas
Analisa outros fatores também, como a possibilidade de se fazer upgrades de hardware, assistência técnica na tua região etc.
3 curtidas
Entendo bem as desconfianças diante de computadores da Positivo, não faltam exemplos de máquinas frágeis, com componentes baratos e de qualidade duvidosa e configurações espantosamente ruins.
Mas há linhas da Positivo de notebooks para empresas (e, pelos canais oficiais, só vendidos a clientes corporativos) e vários modelos dessas linhas têm causado boa impressão entre resenhistas de hardware.
Um pequeno exemplo da diferença entre os Posi corporativos e os Posi “populares”: a tampa dos modelos corp é de metal, com bom acabamento. Outra diferença: muito dos Posi “populares” não têm conexão para rede cabeada, enquanto os corp têm a clássica entrada Rj45.
Concordo que há diversos fatores a se considerar além de preço numa compra, especialmente compra de eletrônicos. Mas venho compartilhar o caso com vocês porque me intriga que notebooks de linha corporativa com configurações robustas estejam à venda por 1.350 reais, e em mais de uma loja.
1 curtida
Ou tem algo muito errado que não está visível, ou é o que se chama de produto subsidiado. Algumas empresas subsidiam seus produtos para manter os usuários num ecossistema ou difundir a marca, tipo a Amazon que vende (ou vendia, não sei sea inda faz) alguns de seus eletrônicos como Kindle e tablets abaixo do preço mas espera ganhar de outras formas, tipo com assinatura de serviços etc.
Não sei se seria o caso da Positivo fazer isso, mas é algo a pesquisar. Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
As lojas que estão vendendo esses modelos Master por 1.350,00 são, também, lojas de montagem e reparo. Esses modelos podem ser recondicionados, mas isso não consta nos anúncios de vida fixados nas vitrines. No dia que eu voltar ao “infoshopping” em questão, vou entrar nas lojas e perguntar.
O ponto de atenção é que Positivo Master corporativo a gente não compra em lojas comuns, não vai adquirir na Amazon ou nas Americanas. Talvez esses notebooks sejam rescaldo de alguma empresa que fechou, ou resultado de algum esquema informal de aquisição e revenda.