Notebook não incializa com 2 monitores

Uso meu notebook (Acer Aspire V5 I5 de 3ªgeração) com um segundo monitor.

Quando uso ele no windows, ele dá boot com os 2 monitores
Quando uso com Linux (atualmente Mint, mas já tentei com várias distros), ele não consegue inicializar o SO se o segundo monitor estiver conectado. Sou obrigado a desconectar o monitor externo e somente após carregar o SO, reconecto o monitor no HDMI.
Se ligo o notebook com o 2º monitor, aparece somente estas mensagens (sem carregar o SO):

Queria resolver isto, pois é muito ruim ter que desconectar o monito em cada vez que ligo meu notebook. Alguém tem uma dica de como resolver?

Meu notebook de 2010 começou falhando as vezes o hdmi, daí não iniciava com o hdmi conectado, e hoje não funciona mais o HDMI nem conectando após inicializar. Infelizmente eu não conseguir ver o log pq precisa logar no google pra ver o arquivo. Basicamente é ver os logs da inicialização, e tbm quando conecta o monitor para ver se há erros estranhos.

1 curtida

Eu até queria ajudar mas vc complicou, poderia postar a imagem usando a ferramenta do forum?

inseri a imagem do print na postagem (removi a que estava via link), vê se consegue entender o que está acontecendo, e se puder me ajudar a resolver, agradeço

Parece que vc está tendo erros com sua vga intel. Não lembro o caminho do arquivo intel.conf no Mint, mas tente acha-lo e edita-lo usando as linhas abaixo.

Section "OutputClass"
     Identifier "Intel Graphics"
     MatchDriver "intel"
     Driver "intel"
     Option "AccelMethod" "SNA"
     Option "TearFree" "true"
     Option "TripleBuffer" "true"
     Option "SwapbuffersWait" "true"
     Option "DRI" "3"
EndSection

Salve tudo e reinicie, danto tudo certo, ligue o segundo monitor e reinicie com ele ligado e veja se funciona.

Dá pra tentar também adicionar o parâmetro de kernel nomodeset e ver se funciona.

No /ETC não encontrei nada
etc

procurando por intel.conf, encontrei estes:

é algum destes?

Bom, uso fedora e o caminho do arquivo é: /usr/share/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf
No Mint acredito que seja: /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

Quando coloquei nomodeset travou a inicialização (parou neste ponto e não continuou)

Se eu deixar sem o nomodeset, aparecem diversos erros e vai até o final, porém, somente com um monitor ativo. Alguns erros:

Tela final:

o menu, o painel do Linux ficaram na tela que ficou ciza, e não dá pra selecionar e nem abrir nenhum porograma

Estranho. Tentou eliminar o problema de hardware? Tipo usando um outro cabo HDMI e/ou testando ligar o computador conectado a outro monitor/TV?

Meu notebook só tem uma saída HDMI, e este problema não ocorre quando meu notebook é formatado com windows.
Já tentei usar Ubuntu, Debian e Mint, e em todos ocrre o problema de não inicializar com os 2 monitores (o interno do note e o HDMI externo)
Sou obrigado a desconectar o HDMI antes de ligar o note, e só depois de inicializado o Linux, é que posso conectar o monitor, só assim que consigo usar o Linux com 2 monitores

Vc fez a modificação em /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf ??
Teste os passos que te passei e veja se some os erros de DRI.

Se mesmo assim os monitores não funcionar tente forçar uma configuração no xorg:
Crie o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf e insira nele as linhas abaixo:

Section "Monitor"
    Identifier  "VGA1"
    Option      "Primary" "true"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI1"
    Option      "LeftOf" "VGA1"
EndSection

Reinicie já com o monitor plugado no HDMI e veja se funciona.

Tallescg, o diretório xorg.conf.d está vazio, achei este post https://plus.diolinux.com.br/t/instalacao-de-drivers-intel-hd-graphics-no-linux/22003 mostrando como criar este arquivo

E a identificação tem que ser a que aparece no comando xrandr?
eDP1e HDMI1 no meu caso, estes nomes que devo usar como identificadores?

Pessoal, obrigado pela ajuda.

Consegui resolver. Resumindo:
1- Como o erro ocorre no ubuntu, Debian e no Mint. Formatei com o Manjaro (que não é derivado do Debian), mas também não resolveu
2- Formatei de volta pro Mint pois estou mais acostumado com esta distro
3- Pra inicializar o pendrive bootavel, precisei desconectar o HDMI, porque meu note não inicia nada se ele estive conectado
4- Resolvi conectar o HDMI do 2º monitor com a Live do Mint ainda em execução, e antes de inicar a instalação.
5- Iniciei a instalação do Mint, só que desta vez com os 2 monitores conectados (o interno do note e o externo no HDMI)
6- Após a instalação, passou a funcionar com os 2 monitores.

De alguma forma durante a instalação do Mint, ela já configurou tudo, mas como não dava boot no pendrive com o HDMI conectado, tive que iniciar esta etapa com ele desonectado pra só conectar antes de inciar a instalaçõa/formatação

Cara isso se dá ao fato de drivers. Entra no site da fabricante do Notebook e baixa um driver mais recente se tiver.

Leon, eu já resolvi na instalação do Linux Mint.
Eu descrevi como resolvi, caso alguém passe pela mesma situação que eu.

Obs.: Eu havia tentado o site do fabricante do meu notebook, mas como é um modelo antigo, lá só tem drivers para Windows 8 (não tem nem para Windows 10, rs)

ah, blz ent mano! td de bom!

Ta explicado pq vc está tendo tantos problemas, aí deveria ter no mínimo os arquivos:

10-amdgpu.conf  10-intel.conf   10-radeon.conf    70-wacom.conf
10-evdev.conf

entre outros…