Uso meu notebook (Acer Aspire V5 I5 de 3ªgeração) com um segundo monitor.
Quando uso ele no windows, ele dá boot com os 2 monitores
Quando uso com Linux (atualmente Mint, mas já tentei com várias distros), ele não consegue inicializar o SO se o segundo monitor estiver conectado. Sou obrigado a desconectar o monitor externo e somente após carregar o SO, reconecto o monitor no HDMI.
Se ligo o notebook com o 2º monitor, aparece somente estas mensagens (sem carregar o SO):
Meu notebook de 2010 começou falhando as vezes o hdmi, daí não iniciava com o hdmi conectado, e hoje não funciona mais o HDMI nem conectando após inicializar. Infelizmente eu não conseguir ver o log pq precisa logar no google pra ver o arquivo. Basicamente é ver os logs da inicialização, e tbm quando conecta o monitor para ver se há erros estranhos.
inseri a imagem do print na postagem (removi a que estava via link), vê se consegue entender o que está acontecendo, e se puder me ajudar a resolver, agradeço
Parece que vc está tendo erros com sua vga intel. Não lembro o caminho do arquivo intel.conf no Mint, mas tente acha-lo e edita-lo usando as linhas abaixo.
Meu notebook só tem uma saída HDMI, e este problema não ocorre quando meu notebook é formatado com windows.
Já tentei usar Ubuntu, Debian e Mint, e em todos ocrre o problema de não inicializar com os 2 monitores (o interno do note e o HDMI externo)
Sou obrigado a desconectar o HDMI antes de ligar o note, e só depois de inicializado o Linux, é que posso conectar o monitor, só assim que consigo usar o Linux com 2 monitores
Vc fez a modificação em /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf ??
Teste os passos que te passei e veja se some os erros de DRI.
Se mesmo assim os monitores não funcionar tente forçar uma configuração no xorg:
Crie o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf e insira nele as linhas abaixo:
Consegui resolver. Resumindo:
1- Como o erro ocorre no ubuntu, Debian e no Mint. Formatei com o Manjaro (que não é derivado do Debian), mas também não resolveu
2- Formatei de volta pro Mint pois estou mais acostumado com esta distro
3- Pra inicializar o pendrive bootavel, precisei desconectar o HDMI, porque meu note não inicia nada se ele estive conectado
4- Resolvi conectar o HDMI do 2º monitor com a Live do Mint ainda em execução, e antes de inicar a instalação.
5- Iniciei a instalação do Mint, só que desta vez com os 2 monitores conectados (o interno do note e o externo no HDMI)
6- Após a instalação, passou a funcionar com os 2 monitores.
De alguma forma durante a instalação do Mint, ela já configurou tudo, mas como não dava boot no pendrive com o HDMI conectado, tive que iniciar esta etapa com ele desonectado pra só conectar antes de inciar a instalaçõa/formatação
Leon, eu já resolvi na instalação do Linux Mint.
Eu descrevi como resolvi, caso alguém passe pela mesma situação que eu.
Obs.: Eu havia tentado o site do fabricante do meu notebook, mas como é um modelo antigo, lá só tem drivers para Windows 8 (não tem nem para Windows 10, rs)