Boa noite, gostaria de uma ajuda, pois instalei o Mint Tessa no meu notebook e quando vou desligá-lo passa exatos 5 segundos e o sistema inicia. Realizei alguns procedimentos, como: instalar o modo laptop, agora resolveu metade do problema, o notebook desliga quando está conectado no carregador.
Então como fazer o sistema desligar somente com a bateria?
Caso alguém já tenha passado por algo parecido e possa ajudar agradeço.
Desligando manualmente funciona? Apertando o botão de desligar ou tirando a bateria por exemplo…
Rapaz, tente desligar o sistema via linha de comando, se não me engano os comandos são halt
ou shutdown
. Não é uma solução elegante, mas pode quebrar o galho por enquanto.
Aqui um artigo em português falando mais desses comandos: https://sempreupdate.com.br/entendendo-os-comandos-de-shutdown-halt-poweroff-e-reboot-no-linux/
Boa tarde, case eu segure o botão de desligar, sim ele desliga e tirando a bateria também.
Obrigado pela resposta, mas quero que meu notebook desligue normalmente. Inclusive já realizei esses procedimento e só reinicia.
Se usar o comando poweroff ele desliga, ou também reinicia?
Sim, o comando poweroff, shutdow -r now… sempre reinicia.
O meu não é um laptop, é um desktop, ao clicar no botão de desligar usando a tecla super ele vai pra tela de login pedindo a senha, não reinicia ou desliga. No terminal ao executar o comando sudo shutdown ele mostra o erro:“failed to reboot system via logind: Unit shutdown.target not found.”
Só consigo desligar pela linha de comando
sudo systemctl --force --force poweroff
Alguem sabe resolver?