Notebook multlaiser legacy cloud pc 134 nao reconhece drives no linux

Uma dica de sistema operacional que dou é o Xubuntu Core, porquê ele normalmente inicia com aproximadamente 360 MB de ram, e pra quem tem só 2GB, cada MB ganho é lucro.

Use o SWAP em uma partição.
Isso pode ser feito antes ou depos de usar a distro que vc quiser, basta instalar o GParted, e editar os espaços das partições, e criar a partição de SWAP.

Dê preferencia a apps em AppImage.
Com isso você vai ver que o sistema vai sempre se manter leve, e com isso você vai precisar de menos espaço para o sistema. Como?
Um exemplo:

  • Você divide uma partição em EXT4 para o sistema (/) de 16GB
  • Uma para seus arquivos (/home) em EXT4 de 42GB (ou pode até ser um cartão de memória externo - mas dê preferencia aos de Classe 10)
  • Uma de 5GB para a swap (memória de despejo virtual)

Navegadores dispositivos com pouca memória:
Falkon (No lugar do Chrome) - em AppImage
Palemoon (No lugar do Firefox) - em AppImage

Office(escolhas):
OnlyOffice
LibreOffice

Como disseram lá encima, teste a melhor distro e a instale. Qualquer coisa, o preocesso pode ser feito depois.


Para o som, tente esse procedimento caso o som não saia:

Até essa pode servir de alguma dica para você também:

Uma versão com XFCE ou LXDE seria bem leve, pois são ambiente gráficos leves que usam pouca RAM.

O Chrome é sedento por RAM, e eu notei que vc usa o Adblock Plus, essa extensão usa muitos recursos e a sua máquina é muito limitada, remove ele e instala o Ublock Origin, ele usa bem menos recursos.

Com certeza sim mais eu me pergunto que tipo de gambiarra seria necessário fazer pra instalar um SO de celular em um computador.

O Windows 10 é um SO pesado e lento, ele performava mal mesmo no meu notebook que tem 8GB de RAM e um I5 de 8ª geração, se fosse o Windows 7 rodaria tranquilo.

Infelizmente com um hardware tão limitado não há como fazer um milagre, o máximo que vc pode fazer realmente é usar uma distro Linux com XFCE ou LXDE.

Só a Multilaser mesmo pra fazer uma gambiarra dessas.

Principalmente se for o 10, ele é lento até em máquinas decentes como o meu notebook.

o slax quando foi instalado via cartão sd ele reconheceu a rede mais nao conseguia conectar
recoheceu o som mais nao saia audio algum
reconehceu minha bateria mais nao mostrava porcentagem alguma

o zorin os o modo live nao funcionava para experimentar e ele ficou preso numa tela que eu dei um print e mandei no discord para um amigo que e tecnico

ele descobriu que minha rede e meu bluetooph sao uma coisas so Erro eu entao acabei voltando para o windows 10 esse mesmo amigo fez uma versao lite do sistema pra min mesmo com essa versao existe um problema a falta de armanezamento ja que antes de atualizar todo o sistema tinha 40 gigas livre depois da atualizaçao de sitema fiquei com 32 gigas livres

Cada PC multlaiser sem seus pares exemplos
pc 134 /pc 135 = são idênticos em quase tudo mudando apenas a resolução de tela e a cor
135 se olhar pela internet da muito problema de tela preta
o 134 eu ja não tive esse problema
então essa sua dica de pc 231 nao iria servir

eu estou achando que vou ter mesmo que ficar com o fedora mesmo

esse e um link gerado pelo endless of sobre o que ele reconheceu e o que nao reconehceu
https://linux-hardware.org/?probe=d62e1676c3

se eu demorar 24 horas para uma respsota e que so posso dar 10 respostas por dia

Ainda que as dicas sejam para modelos diferentes dessa série da Multilaser, vale testá-las.

O maior problema já foi apontado: é a falta de transparência da Multilaser, que não informa que placa e que componentes usa.

Talvez uma boa pesquisa na Internet mostre algum técnico abrindo esse equipamento e mostrando os componentes.

No mais, versões “alternativas” do Windows (lite, gamer etc.) não são recomendáveis.

Há meios de tornar o Win10 oficial de fábrica mais leve e responsivo que o próprio suporte da Microsoft informa.

sim eu sei ele so tirou aqueles itens que vem de fabrica e não se usa pra nada não sei o termo certo mais acho que e blutuweres mesmo assim ele esta ativado e funcionado ate já na ultima versão ate o momento desta msg

Pode dar certo, não por causa do modelo da placa, mais por causa do fabricante chip de som usado na placa.

Não penso num computador como um modelo inteiro. Pense nele nas partes, chip de video, chip de som, chip de bluetooth, etc.

Sabendo os fabricantes desses chips e a referência deles você acha os drivers pra eles.

Isso se aplica, por exemplo, a Multilaser ou Positivo e as placas padrões que essas “fabricantes” tendem a comprar e revender pras pessoas.

Por isso, o teste que se faz para um “Fabricante” que compra essa mesma família de placas, provavelmente resolva em outro.

Bastava ele dá um inxi -F no terminal no Fedora.

Na verdade, são as marcas chinesas que fazem isso, Positivo e Multilaser usam equipamentos white label.

Como eu comentei antes, se ela informasse qual o modelo chinês que ela monta localmente ficaria mais fácil, creio que se trata de um Chuwui, agora o modelo eu não sei porque tem vários semelhantes.

Não entendi bem o que vc quis dizer.

Esses equipamentos vendidos pela Multilaser e Positivo, são originalmente de marcas chinesas como Onda, Teclast, Chuwi, etc fabricados sob licença localmente.

Essa questão aí e um bloqueio da bios para impossibilitar a formatação do sistema operacional do notebook
o Syiro Digital explicou recentemente como resolver. " white label ."
Parte 01 bloqueio
parte 02 Resolvido

no meu caso eu tive sorte, porém meu sistema apenas ativava a criptografia no sistema do windows 10 home Single Language
criptografia só e ativada no pro
mais minha bios ativa esse modo eu descobri isso e desativei e pude formatar

minha primeira tentativa foi o
chrome os flex = só com drive de rede funcionado — sub sistema Linux desativado — modo root desativado
cloudready = bateria e rede funcionado — sub sistema Linux corrompido — modo root funcionado
tentei depois o windows 8,1 precisei usar USB do celular para tentar instalar algo mais não funcionou
foi quando vi um video do DioLinux falando do Slax
depois eu tentei o endless OS via ISO funcionou de forma parcial
eu então não consegui usar muito bem
voltei para o windows 10 depois eu descobri que ele tinha um instalador assim baixei o instalador e funcionou mais chegou a reiniciar o sistema sozinho já que não tinha memoria

depois eu pesquisando achei o fedora com instalador também funcionou mais o fedora me da (problema) no som o som fica engasgando

eu tentei o zorim os mais ele nem mesmo iniciou o sistema

Tem outro sistema que eu tentei que agora eu não lembro o nome mais ele era LD?? Algo eram quatro letrinhas reconheceu a bateria, reconheceu a rede mais não reconheceu o som se for colocar prioridade pelo meu sistema o slax vem em primeiro lugar esse LD?? Fica em segundo o zorim os em terceiro o endless em quarto o quinto sistema e o fedora

ais se for para escolher em funcionalidade
o endless fica em primeiro o fedora em segundo e os outros nem entram não lista

Não é o mais leve do mundo, mas, é famoso pela detecção de hardware, você chegou a testar o Pop!_OS?

Esqueceu o Manjaro que tbm é uma ótima opção.

1 curtida

Não recomendei o Manjaro pela taxa de atualizações e por algumas peculiaridades do hardware que podem trazer problemas no futuro dependo do uso que ele faça (como o relativo pouco espaço em disco).
Descobri que alguns modelos dessa linha vêm com uma distribuição Linux chamada Keep OS:
http://www.keepsoftware.com/v2/produtos/mostrar.php?id=6
http://www.keepsoftware.com/site/downloads.php

suporte@keepsoftware.com

Não cheguei a pensar nessas possibilidades!
Meu objetivo e usar o Linux com o emulador do office e usar o microsoft frontpage
ao me ver so me resta o endless , posso tentar o pop

sobre o sistema linux de fabrica eu muito achar uma forma de usar o mesmo siitema que viria de fabrica mais de alguma forma esses com o linux nao se acha mais para a compra so com o windows

nao exitem ais o link esta quebrado e o ultimo registro foi em 2014

Tenta entrar em contato com eles pelo suporte técnico.
Agora, voltando a distribuições tradicionais, você tentou o Peppermint?

Senão, vai baixando as ISOs das recomendações dos colegas aqui de fórum e vá testando.

nao quero ficar testando e testando eu quero simpli, facil e rapido
achar o sistema / Distro como o exemplo do endless
faz o disco de boot e instala tudo sozinho

o fedora ja que semi automatico ja que eu tenho que formatar o meu hd e excolher a partiçao a ser formatada que nao aparece formatar mais restaurar a forma original

Eu havia me esquecido da questão do armazenamento, rolling release não vai servir nesse caso.

1 curtida

Pois é, e outro agravante é a dificuldade de identificação dos componentes de hardware e obtenção consequente dos drivers, o que pode fazer com que mesmo que o sistema esteja redondo após a instalação, na primeira grande atualização já passe por problemas.

Eu entendo, porém, o intuito de testar, salientado pelos colegas, é justamente chegar a melhor opção para o seu caso, já que mesmo com Endless e Fedora funcionando, aparentemente eles não estão lhe atendendo plenamente pelo seu relato.

1 curtida

pelo que estou vendo eu vou ter que acabar desitindo e depois de finalizar vou pedir para os adiminitradores apagarem esse topico ja que se ele nao pode me ajudar nao vai ajudar outros ja que seriam o mesmo notebook

mais se nao fosse o problema da distro nao reconehcer eu acho que eu estaria usando um sitema android tambem baseado em linux

ou eu fico com a versao editado do windows ou com o endless ate o momento sao os unicos que reconehcem de forma limpa os drivers

sistemas com modo live que precisem de rede para ser iniciados nao vao funcionar ja que nao passa pela parte da configuraçao e rede

esse notebook nao tem entrada para RJ-45

depois dessa msg so vou ter mais uma resposta