Notebook linux ou macbook m1 para programar, modelar, imprimir 3D e desenhar?

Ice Lake 10nm SuperFin, clock base mais baixo, mas o que faz total sentido para um ultra fino, onde a capacidade de arrefecimento é baixa, fora a duração de bateria que será melhor;

Tiger Lake H, 4c/8t (assim como o anterior), 10nm SuperFin, mas com clock base maior, o que vejo como um problema para um super fino, fora que quase não teve mudanças significativas* da Ice Lake para Tiger Lake.

Caso pegue um dos dois, sugiro o de décima geração com 16gb de memória (por causa de mais RAM e bateria)

1 curtida

Legal, bom saber disso. Quanto a placa gráfica integrada, será que a diferença entre a Iris Plus (Ice Lake 64 EUs) e Iris Xe é tanta assim? Não achei muitos comparativos entre as duas.

Nem tanto. Se fosse uma Vega (7/8) integrada, arriscaria em jogar até um GTA 5 em 720p com gráficos normal e alto a uns 30 Fps. Ou você tem um ultra fino, ou um notebook gamer/produtividade. Não existe, ainda, os dois aos mesmo tempo. Mas você consegue jogar algo leve, como CS:GO, Dota 2 (com Vulkan) e emuladores de PS1/N64.

1 curtida

A máquina é mais para usar no curso de programação e brincar com impressão 3D, jogo vai ser tarefa secundária. Fora que os jogos que curto ou são da geração retrasada ou indie, então acho que vou ficar bem kkk.

Obrigado :wink:

A diferença de desempenho entre o Core i5 -1035G7 e o Core i5 11300H é muito grande. O comportamento dos chips é muito diferente, uma vez que um é voltado principalmente à economia de energia, enquanto o outro equilibra melhor com o desempenho. A diferença entre o vídeo integrado Iris Xe e o Iris Plus G7 também é muito grande (estamos falando do Xe chegar a entregar o dobro de desempenho).

O Core i5 -1035G7 seria bem mais lento para o seu tipo de uso, tanto em termos do processador quanto em termos gráficos. Mas 8GB de RAM também pode ser pouco, ainda mais considerando que a RAM será soldada.

Alguns equipamentos oferecem o recurso de configurar o limite de TDP na BIOS.

2 curtidas

Os 8gb ram é que mata. Até tem um i7 com 16gb, mas não creio compense pelo valor.

O problema dos 8GB de RAM é que você pode desejar mais memória, rs. E aí vai complicar. Se você tende a ficar com o computador por muito tempo, pegar com 16GB de RAM pode fazer toda a diferença.

Verifique também se esse Core i7 é pelo menos o 1165G7. Dá para jogar até GTA V Full HD (e rodando bem) com uma Iris Xe G7:

Fiquei até surpreso quando fui ver a evolução no desempenho. Aparentemente o vídeo integrado Xe G7 pode superar o vídeo integrado de uma APU como o Ryzen 5 5500U. O que prejudica ele em alguns jogos ainda é a falta de drivers mais polidos e voltados a esse fim (o que tende a melhorar com o tempo).

2 curtidas

Mas para fins de um ultra fino não seria mais vantagem ele investir no final G do que um Tiger Lake H? Fora a memória que dobra. Meu pensamento foi justamente na duração de bateria e arrefecimento, já que não seria uma máquina tipo o Acer Predator 21 X, vulgo um desktop replacement

1 curtida

A diferença de desempenho (tanto do processador, mas principalmente do vídeo integrado) é muito, muito grande. Para o tipo de trabalho que ele vai realizar, vejo muita vantagem no Core i5 11300H, mesmo convivendo com uma redução na duração da bateria (que deve durar um bom tempo, mesmo nessa situação) e um eventual thermal throttling em tarefas mais pesadas. Entendi que, apesar de ser um ultrafino, essa vai ser a única máquina dele, ou então a principal, e o desempenho, portanto, importaria bastante.

Com relação ao arrefecimento, primeiramente acho interessante buscar testes do modelo em específico. De qualquer forma, deve haver uma opção de regulagem de TDP na BIOS. O Core i5-1035G7 pode variar de 12W a 25W. O Core i5 11300H pode variar de 28W a 35W.

Sobre a memória, eu não pegaria com 8GB de RAM também, caso seja soldado. Ou seja, é uma situação complicada. :sweat_smile:

3 curtidas

O que me fez sugerir o final G era justamente o clock menor, o que evitaria, ou iria postergar, o thermal throttling e ajudaria a bateria. Sobre as Xe’s, eu usei comparação com as Vegas, pois lembro de uns testes do Adrena e da gringa que a vantagem ainda era das Radeon, isso foi descuido meu. Em fim, se o OP estiver perto de uma tomada ao precisar modelar em 3D, vai com o 35W da vida. E risquei meu comentaria anterior sobre os gráficos. Nada de fake news! :slight_smile:

2 curtidas

Eu não fazia ideia que o desempenho desses novos chips gráficos Xe era tão alto. Fiquei realmente surpreso quando vi isso. Provavelmente é resultado da participação do Raja Koduri no setor gráfico da Intel.

2 curtidas

Provavelmente vou receber da empresa ali pelo meio do ano um MacBook Pro 14" com M1 Pro de 16 GB de RAM. Caso se confirme, poderei dar detalhes sobre algumas coisas do aparelho em relação a trabalho com desenvolvimento. Vamos ver…

1 curtida

Valeu pelo esclarecimento. Realmente vai ser minha máquina principal por enquanto. E sobre a memória ram, infelizmente as poções de 16gb fogem meu orçamentos. Estou surpreso em como até um MacBook Pro ta valendo mais a pena que muitos Windows por ai pelo preço kk.

A minha esperança é que a RAM de muitos ultrafinos é lpddr4x, que, até onde entendi, é a mesma usada em smartphone. Além da frequência que costuma passar o 4000Mhz e o Linux que acaba ajudando um pouco.

É absolutamente necessário que seja um ultrafino? Pq isso, é notório, está limitando as opções…

1 curtida

Meu requisito é que seja leve o suficiente pra não incomodar e compacto pra facilitar o transporte. Felizmente eu achei um notebook dessa categoria com opções de upgrade de ram com dual channel. Ele é um pouco maior, mas é fino.

Meu único problema com esse modelo em específico são os rumores de limitação de performance do processador pela fabricante. Sei que tem como desativar isso, mas nunca fiz.

1 curtida

Saquei. Pergunto pq tenho um notebook tradicional, um HP 240 com processador i3, fabricado em 2018. Pesa perto de 2 Kg, vinha com DVD-ROM, troquei por um caddy com meu HD de 500 e coloquei um SSD. Ou seja, mesmo sendo um lap “tradicional”, é suficientemente leve para não incomodar.

O que penso é que um ganho de, digamos, 500 g de conforto pelo peso não está compensando pelas limitações de desempenho ou upgrade. Os notebooks mais comuns não são pesados e são bastante finos, já que não costumam vir mais com saída VGA, bateria removível e leitor de DVD. Acho que você devia priorizar um processador ou GPU mais poderoso(s) e capacidade de expansão de memória, e não necessariamente ser leve ou fino, já que eles já são menores e mais leves do que já foram.

1 curtida

Eu estou curioso para ver o comportamento em projeto de análise de dados, é curioso que a RAM unificada dos M1 tenha bandwidth de 200GB/s a 400GB/s o que é 3x mais que a maioria dos outros modelos de PC por ai. Sem falar do SSD que segundo alguns testes anda pela casa dos 4GB/s

1 curtida

Estou pesquisando muito. Muito mesmo. Do início dessa discussão até o momento já considerei 4 modelos. Acho que estou parecendo um esquizofrênico: cada hora com um modelo diferente em mente kk.

Mas fazer o que? Os preços estão em alta e escolher notebooks está sendo uma tarefa árdua.

Quanto a construção você tem razão, mas costumo levar em conta o material, leveza e etc. Meu último notebook era um Lenovo modelo 2020, denominado ultrafino, mas era pesadinho mesmo sendo plástico. Ou seja: incomodava um pouco ao levar na mochila, arranhava com facilidade (mesmo com muito cuidado) e flexonava a carcaça.

Mas acho que já me decidi. Um 11ª geração com iris Xe, 8Gb dual channel com possibilidade de expansão e corpo fino de alumínio, apesar dos 15", vai ser o melhor pra mim.

Em breve vou comprar e passar aqui pra dar o feedback.

Valeu pelo conselho :wink:

1 curtida

O M1 é magia. A Apple está de parabéns. Todos os testes que vi me impressionaram e me fizeram considerar seriamente a aquisição pelo menos de um Air. Mas infelizmente não é pra mim.

No reddit a galera fala que o M1 não está muito bem otimizado pro Blender e que pra rodar joguinhos nativos de Windows tem que usar programas que limitam a experiência. Trágico.

Mas isso não é de forma alguma demérito do produto. Acredito que para o seu uso ele irá te atender muito bem.

Quanto a “entortar”, não tenho que reclamar deste HP, nem do Dell que tive (esse era de 2014). Mas tive um Compaq CQ-23 que era bem frágil mesmo, tinha de ter bastante cuidado com ele. E em 2018 a 2020 trabalhei num Lenovo (não lembro o modelo, devia ser de 2015-16) que era um tijolo de tão pesado, apesar de ser bastante rápido. Já sobre arranhões, já faz algum tempo que uso capas - primeiro de pano, depois de neoprene. Não dá pra deixar direto na mochila, é dano certo.

1 curtida