Notebook linux ou macbook m1 para programar, modelar, imprimir 3D e desenhar?

Eu sei que para programar qualquer um dos dois sistemas serve, o “problema” são os softweres de modelagem, impressão 3D e desenho que eu não tenho muita noção de como funciona nos dois sistemas. Considerando hardweres como intel de décima geração (i5 e i7) com placas integradas (Intel Iris Plus e Xe) e o chip M1 da Apple, além de compatibilidade de softweres, qual das duas opções se encaixaria melhor no perfil de um usuário que quer trabalhar com as tarefas citadas?

Admito que me sinto tentado a pegar um Macbook Air pelo equilibrio entre potência e economia do M1, porém tenho medo de investir muito sendo que com menos eu já conseguria cumprir meu objetivo.

Olá.

Olha, pesquise bem a parte do trabalhar com programação quando no mac (M1).
É um excelente equipamento, mas é preciso lembrar que está numa arquitetura diferente e dependendo para o que e com o que você estará trabalhando enquanto developer, o ecossistema geral é preciso estar afinado e testado. Sendo assim, pesquise bem vídeos de usuários mostrando o real desempenho nessas condições. Por exemplo, galera que tramapa com Flutter tava tendo diversos problemas do M1 engasgando, tem ainda a questão do Android studio não ter nativo para trampar puro em arm64, só se saiu um versão em curto tempo… Se for usar docker e tal é preciso ver como esta justamente por que está em um osx em arm64 e é uma ferramenta nativamente de “linux” não que não vá funfar, muito pelo contrário há várias ferramentas de virtualização e compatibilidade junto cam a Apple pra fazer o trabalho, mas o quão bem nesse momento se faz o trabalho.

Numa visão geral para ambientes de programação, orquestração, virtualização, atuar com o devops e etc, é mais fácil se arranjar com um sistema linux uma vez que muitas coisas são nativas, principalmente backend server side.

Com certeza em termos de potencia e longevidade de uso igual esse mac air não terá, mas… para investir num valor desse vale uma boa pesquisa antes.

4 curtidas

Legal. Então digamos que o Linux ganhou um ponto. Resta saber se no pinguim vou ter facilidade de usar software de modelagem 3D e impressão. Quanto à parte de desenho, parando pra pensar, até existem muitas opções em ambos os sistemas.

Portanto, com base em seu conhecimento, acha que pro meu uso o Linux seria o mais adequado? E se tratando de 3D, que exige um bocado da máquina, um Intel de 10ª da conta do recado?

Sendo um desktop, me parece que o Blender (que tem tanto pra Mac quanto pra Linux) rodaria bem em hardware Intel (não tenho ideia de como está no M1, tudo ainda é muito novo), mas poderia colocar-se uma GPU dedicada, acho que ajudaria no desempenho de programas bem pesados como ele… mas o melhor, penso, é perguntar a quem saca mais do que eu disso:

2 curtidas

Minha pretenção é adquirir um notebook intel de 10ª geração com gráfico integrado mesmo. Tenho dúvidas se um i5 ou i7 com uma Iris Plus dê conta do 3D.

1 curtida

A questão nem é se é i5 ou i7, mas se a GPU integrada aturaria. Talvez um Ryzen com APU… @JG22, vc que usa AMD, saberia dizer?

1 curtida

Reiterando o que o aaProTech falou, é importante pesquisar bem sobre o que você vai usar para desenvolver. Por exemplo, .Net 6 é o único framework que sei que está otimizado para M1, mas o VS For Mac 2019 ainda não (apenas o Rider, que é pago mas é uma Sra IDE). Docker no M1 vai ser uma tarefa 50/50, alguns containers podem funcionar, outros não, como é o caso da “Roleta Russa” do SQL Server. Ah, lembrando que o Roseta não faz milagre.

Eu não modelo em 3D, seja Blender ou onde for, mas algumas ferramentas que usem a API Mantle pode ser uma excelente vantagem se for usar o Mac, pois é como sair do OGL para o Vulkan, só que 10x mais eficiente. Fora a questão se a ferramenta for pedir OpenCL, já sabemos que algumas APUS não suportam se quer o drive closed source da Amd no Linux. Mas, partindo do pressuposto que não vai usar OpenCL, creio que uma Vega 7/8 dê conta do recado.

Agora voltando ao papo de hardware x software para desenvolvimento: além do meu desktop com um Ryzen 7 1700, eu tenho um laptop com 20gb de memória, 1tb de Nvme 3.0 e um Ryzen 5500U (6c/12t, Zen3). As ferramentas que uso diariamente: .Net 6, Rider, Docker (para rodar o SQL Server e o MySQL), Dbeaver e o VSCode para edição de pequenos scripts em JS (Node). Eu consigo ter folga de processador e bateria que dure, ao menos, duas horas com brilho em 65%, mas é um chip x64 e no Manjaro. Nunca tive e nunca terei um Mac (grana :-1: e vontade de usar :-1:)

5 curtidas

Existem processadores e processadores, a linha i7 de décima geração pega os Tiger Lake (final G), de 4c/8t, até Rocket Lake de 8c/16t (final H). 10th Generation Intel® Core™ i7 Processors
Minha sugestão é, caso vá para o lado x86_64, compre um Ryzen 5 da linha 4000U (zen2 Mobile) em diante.

2 curtidas

Entendi. Obrigado pelo seu relato :slight_smile:

Sei que posso estar sendo específico demais (ou exigente), mas, pra ser preciso, estou atrás de modelos ultrafinos, entre 14’’ e 13’’. Poranto os modelos que estão na minha lista são notebooks no estilo Dell XPS 13, Dell Inspiron 13 5000, Macbook Air M1 e etc. Dos modelos com Windows (que irei substituir por Linux) a maioria dos chipsets são intel, com gráficos Intel Iris Xe ou Plus, até o momento não encontrei AMD. Pelo que pude pesquisar o Ryzen 5500U é levemente superior aos hardweres da minha lista, que são em sua maioria i5/i7 - 1135G7.

Portanto, baseado na sua experiência, se eu quiser programar e modelar 3D (sou muito iniciante ainda) de forma satisfatória (ou minimamente decente), eu teria que adquirir um modelo com possibilidade de instalar Linux (devido a alta gama de aplicações compatíveis) e instalar, no mínimo, 16GB de RAM. Estou certo?

Infelizmente ainda não achei notebook AMD que atenda meu perfil. Como mencionei acima eu estou procurando uma máquina compacta o suficiante pra usar na rua sem encomodo e não sentir o peso na mochila, já que em casa estarei usando em um monitor. Dentre os ultrafinos que achei a maioria possui um Intel Core i5/i7 - 1035G7. Meu medo é pegar um desses modelos com gráficos Iris Plus e, mesmo fazendo update de RAM não conseguir dar conta de fazer um modelo em 3D.

Aliás, minha pretenção é criar pequenos projetos para impressão. Nada profissional, é apenas robe.

No Mac M1 Air é bem provável que você tenha thermal thermal throttling por causa do peso de renderização dos modelos 3D, afinal, o arrefecimento é passivo. Se quiser um ultra fino da vida, a Intel está liberando aos poucos notebook com final P, que trazem uma quantidade bacana de P cores e E cores, o que vai ajudar a equilibrar a potência com o consumo de energia

Na verdade o ganho é grandinho. São 6 núcleos zen3 7nm TSMC vs 4 núcleos 10nm Intel. Você terá um ganho de performance e eficiência energética legal. @KairanD sei que não se deve comparar maçãs com peras, mas nesse caso estou certo, né?

Eu não modelo NADA, nem sei me localizar pela UI do Blender. Eu apenas desenvolvo, mas meu ambiente (ferramentas) podem ser diferentes das suas. Se você falar o que pretender usar no âmbito de desenvolvimento, eu posso ajudar. Modelagem 3D não

1 curtida

Sério? Acho que não soube interpretar muito bem os banchmarks (rs). Bom, nesse caso estou começando a me interessar por um i5 - 1035G7 com 16GB de RAM mesmo. Em relação a programação eu uso VS Code e Node apenas, já que estou no início de formação. Porém, ao que tudo indica vou precisar usar mais coisas no futuro do curso, mas acredito que não seja nada exigente. Quanto a modelagem meu objetivo é somente impressão de pequenos projetos, nada profissional. Gosto de aprender coisas novas (rs).

Então, VSCode é apenas um editor de textos, 16gb de ram vai ser mais por causa do software de modelagem. Você pensa em usar o que? Blender ou algo parecido com o AutoCAD?

1 curtida

Pretendo usar Blender.

Olha, muitos pontos interessantes foram levantados.
Creio que o momento agora é vasculhar vídeos demonstrando o M1 nessas situações que deseja.

Fato que dificilmente encontrará algo tão portátil quanto o mac book air. Até por que o form factor dele na questão da mobo é “mais leve” por otimização.

Consegue encontrar alguns compactos em linhas x86, até uns highend como os Zenbook da Asus de alto desempenho e compacto, mas o preço tbm já vai equiparando com o mac air.

Em minha experiência, você terá mais autonomia no uso diversificado de soft com algo intel/amd. Agora a questão de modelagem, você consegue fazer bastante coisas com as iGPUs mais recentes, mas não queira exagerar, é preciso ser realista. O Blender é excelente e consegue sair muito bem em máquinas mesmo não tão potente… mas na hora que começar a renderizar 1080p pra cima com muito uso de luz/raytracing e se não tiver GPU dedicada pra ajudar vai complicando. Mas como esta começando a estudar…

Tenho acompanhado diversas pessoas que migraram de OSX pra Windows investindo pau a pau nas máquinas, mas a proposta é bem performance com placas de vídeo dedicada e nem tanto preocupando com a loooonga duração da bateria.

3 curtidas

O jeito vai ser adquirir um modelo de 14’’ com intel i5 -1035G7 e Iris Plus, mesmo sendo o menos potente da minha lista. O Mac é uma máquina excelente, mas já vi que vou ter problemas de compatibilidade no futuro. Os outros modelos Intel da lista, por incrível que pareça, estão mais caros que a Apple, mesmo entregando menos poder bruto que o M1. Não sei como ficaria minha consciência em gastar tanto sabendo que poderia ter um MacBook Air por menos, mesmo com os problema dele.

Acho que pra quem esta no início da carreira dev e aprendendo 3D um “intermediário premium” vai vir a calhar. Não vou pagar caro e nem vou ficar com o peso de não ter pego um Mac rsrs

E outra, não pretendo trabalhar com iluminação ou coisas do gênero. Talvez um hardware mais modesto já de conta de brincar com impressão 3D.

1 curtida

Um ponto muito importante caso opte pelos M1 é que ainda temos uma distribuição Linux 100% funcional. O projeto Asahi está avançando, mas ainda não consegue aproveitar todo o potencial do hardware M1 e possivelmente isso ainda vai demorar algum tempo.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Show, não sabia dessa. Valeu pela informações :wink:

Não entendo muito de Mac (e nem gosto), mas algum tempo atrás eu havia dado uma olhada em testes e o M1 estava surpreendendo mesmo no Macbook Air, com um desempenho bem bacana e duração da bateria bem superior àquela encontrada nos concorrentes x86. Talvez seja interessante avaliar isso.

O Macbook Air M1 é o primeiro equipamento da Apple, em muitos anos, que eu considero não ter um valor tão alto considerando o que entrega em comparação com os concorrentes.

Sim. O Ryzen 5 5500U é consideravelmente mais rápido que um Core i5-1135G7. O Ryzen 5 4500U, da geração antiga, não tinha SMT, e era um 6/6. O desempenho multi-core dele era semelhante ao do Core i5-1135G7 (que é um 4/8). O Ryzen 5 5500U é um 6/12. Mesmo se tratando de arquiteturas distintas e atuais, não tem o que comparar nesse caso mesmo… São processadores de patamares diferentes. O R5 5500U está claramente acima.

Quais benchmarks você viu? Recomendo tomar cuidado com ferramentas como o UserBenchmark e o Passmark, e ignorar completamente sites que comparam especificações diretamente (como CPU Boss e outros): UserBenchmark e Passmark: como interpretar e porque não usar - Processadores - Clube do Hardware

2 curtidas

A única razão de eu não pegar o Macbook Air são as tão faladas incompatibilidades. Pro meu nível de programação até vai, mas parece que não tem Blander nativo e pra jogar games leves nas horas vagas tem que usar o Rosetta. Uma pena.

No momento estou entre um intel i5 -1035G7 10ª iris Plus 16GB RAM single e um i5-11300H 11ª iris Xe 8GB RAM single. Dos ultracompactos parecidos com o Macbook Air que achei são essas as opções. O problema é que entre os dois Intel a diferença é de R$ 1000,00. Estou avaliando se a diferença de performace é tão grande ao ponto de valer o gasto.