Notebook liga e desliga após a inicialização

Olá! Ontem instalei o Linux Mint 20.2 no meu notebook. Porém, depois de uns dois minutos ele desliga a tela e logo tenho que apertar o botão liga/desliga para que ele volte novamente. E só aconteceu isso com o linux mint, pois antes eu estava utilizando o Windows 10 e isso não acontece.

1 curtida

Seja bem-vindo(a) ao fórum!
Somente a tela desliga ou o computador inteiro?

Olá! Somente a tela desliga

Digite no terminal:
lspci
e mande um print da tela para averiguarmos :slight_smile:

1 curtida

Veja a parte da configuração de energia .

1 curtida

Desculpe perguntar, mas por onde vejo? Sou iniciante e ainda estou descobrindo o sistema (rsrsrs)

Na configuração do ambiente. Deve ter um botão tipo engrenagem…

Ao abrir a janela de configuração, procure por energia…

Cinnamon ou mate?

Tanto um quanto outro tem a janela de configurações

o meu é cinnamon 20.2 uma

Isso Veja gerenciamento de energia…

Veja o tempo para desligar ou desativar…

Acabei de reiniciar o notebook e e ele hibernou umas três vezes durante o processo, creio que não seja a energia, pois fiz a configuração e continua acontecendo isso

Pessoal, alguma ideia?

@Dio
@Natanael.755
@Capezotte
@moderadores

3 curtidas

Estou desconfiando de que seja um defeito físico (cabo flat)… pq a placa de vídeo foi reconhecida pelo lspci

2 curtidas

Pode ser uma questão física mesmo @eubiacaroline, como o cabo flat que alimenta a tela, porém, se não acontecia com o Windows em nenhum momento, pode ser que seja alguma incompatibilidade do Linux Mint com o computador.

Eu ainda faria algumas tentativas.

• Desabilitaria o protetor de tela completamente, ele já foi responsável por problemas no Mint algumas vezes, pode ser que seja o caso;
  • Tentaria usar uma outra distro com uma versão diferente do kernel só por curiosidade, ou o Mint mesmo, mas com outra interface, isso vai ajudar a entender se é algo relacionado ao Cinnamon, ao Mint ou ao Linux (base Ubuntu) ou qualquer coisa assim.
  • Provavelmente não tenha a ver, já que não é o console a treta, mas eu já vi situações onde isso dava uns problemas, então rodando esse comando você deveria ter como resposta o número zero, caso esteja diferente, pode ser essa uma das questões:
cat /sys/module/kernel/parameters/consoleblank

Existe uma remota possibilidade de kernels mais recentes terem algum problema com gerenciamento de energia em processadores Intel de primeira geração, apesar de eu não ter visto relatos ainda.

3 curtidas

Valeu! Vou testar as outras interfaces, creio que possa ser mesmo uma incompatibilidade do sistema mesmo, pois com o windows não acontece nada. Mas vou testar as outras versões! Obrigada a todos pela ajuda!

1 curtida