Notebook Intel+Nvidia ligado na TV (HDMI) com tampa fechada: tela preta após login

Tive esse problema em dois notebooks. Ambos são híbridos (iGPU Intel + dGPU Nvidia), ambos são antigos (2010-2012), ambos rodando Ubuntu 20.04 LTS com driver proprietário Nvidia e ambos ligados em uma TV pela saída HDMI. Em ambos, eu desabilitei a opção de hibernar quando a tampa está fechada. Em ambos, eu configurei para usar somente um display (a TV).

Os notebooks são:

  • Dell Vostro 3460: iGPU Intel HD Graphics 4000 + dGPU Nvidia GeForce GT 630M
  • Lenovo Ideapad Z360: iGPU Intel GMA HD + dGPU Nvidia GeForce 310M

Há dois comportamentos distintos:

Comportamento 1: Abro a tampa, aperto o botão de ligar o notebook e imediatamente fecho a tampa. Na tela da TV, vejo que o computador fez o boot normalmente até a tela de login. Digito usuário e senha. A tela fica preta. Abro a tampa do notebook e a tela também está preta, vejo somente um traço branco piscando (um caracter de underline branco piscando em uma tela toda preta, que imagino ser a tela de comando/terminal). Aperto o botão de liga/desliga, aparece a logo do Ubuntu na tela do notebook e o sistema executa os procedimentos de shutdown e desliga o notebook.

Comportamento 2: Ligo o notebook, mas não fecho a tampa. A tela de login aparece na tela do notebook, enquanto que na tela da TV aparece somente uma tela roxa lisa. Faço login. A tela do notebook apaga e o desktop carrega na TV.

Comportamento desejado (mas que não acontece): Ligo o notebook, fecho a tampa, a tela de login aparece na TV, faço login e o desktop aparece na TV.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: No notebook Lenovo, desabilitei a dGPU Nvidia na bios e agora ele está trabalhando somente com a iGPU Intel. Dessa forma, consegui ter o “comportamento desejado” que descrevi acima. Assim, me parece que o problema tem a ver com a dGPU Nvidia e/ou com o driver proprietário Nvidia. No notebook Dell, não encontrei na bios a opção para desabilitar a dGPU Nvidia.

Alguma dica?

Não tenho ideia do motivo disso acontecer, mas pensei em algo pra tentar:

Mude o gerenciador de login. O lightdm é o mais poderoso, mas talvez tenha que editar nos arquivos de configuração. Se já usa, tente o gdm (caso use o gnome) ou sddm (caso use o plasma) pois eles tem integração nas configurações de sistema.

1 curtida