Notebook Gamers no Linux

Estou pensando comprar o Notebook Games tanto para jogos e trabalhos, o modelo estou querendo comprar ASUS Notebook F570ZD-DM387 já vem com AMD Ryzen 5 2500U + NVIDIA GeForce GTX1050 4GB com preço bastante competitivo entre outros notebook games. Sobre os jogos sempre eu acompanho o protonDB, na minha opinião com passar tempo o vai trazer maior compatibilidade em todos jogos windows.

Minha duvidas são:
1- O processador AMD Zen Mobile(Notebook) que já entrando no mercado no linux, pode pode trazer o desempenho melhor ou ruim por causa de falta de driver no linux ou kernel diferente.

2- Dirvers Hibrida eu não sei é bom para jogos ou não.Melhor instalar drivers separado para ajudar melhor desempenho no jogos.

Obrigado pela atenção e espero as opiniões de vocês.

Não tem boas opções com placas da AMD?

1 curtida

Na verdade o desempenho dos drivers da AMD são muito bons no Linux, por que é plug and play, se não usa programas de edição que precise do OpenCL como DaVinci Resolve não terá nenhum problema, o que recomendo fazer é instalar uma distro com o kernel +5.0.0 e ter os pacotes mesa atualizado, para esse tipo de hardware distros Rolling Release e Bleeding Edge, minha recomendação é Manjaro e Fedora, mas é possível usar o Mint ou o Ubuntu com a ppa padoka.

Configuração interessante, os drivers que vc vai ter q se preocupar é os da NVIDIA, e como é notebook hibrido, recomendo Ubuntu 19.04, Pop!_OS 19.04, ZorinOS e Linux Mint 19.2. Creio q as outras distros vc provavelmente vai ter problemas com o nouveau subindo e assim atrapalhando a instalação do sistema.

1 curtida