Notebook esquentando muito com Linux

Por favor me ajudem já abri esse tópico aqui uma vez e não consegui ajuda tenho um notebook inspiron 3421 com as seguintes especificações:
i5 3337 + onboard
8 GB
240 SSD

Atualmente estou no Kubuntu 20.04 mas já fui pra base Arch e nada resolve meu problema em qualquer Linux meu notebook esquenta demais, muito mesmo isso que a limpeza preventiva foi feita a pouco tempo e até o momento nada soluciono meu problema.

Sem uso: Quero dizer que fechei todos programas e esperei a temperatura estabilizar.

Pra ilustrar melhor vou posta algumas prints.

Kubuntu sem uso:
01 - linux-semUso

Windows 10 sem uso:
01 - windows - semUso

Vídeo: em teste usei o mesmo vídeo com apenas uma aba no Chrome.

Kubuntu assistindo um vídeo em 1080p no YT.
02 - linux-videoYT

Windows 10 assistindo um vídeo em 1080p no YT.
02 - windows - videoYT

Sempre que comento esse problema as pessoas fala que diminuir o clock do processador mas isso não é uma opção já que em certo momentos eu realmente preciso de abri o Android Studio e mais algumas coisas e isso vai faze eu ter problemas, o que eu queria é que não tivesse uma diferença tão grande de temperatura mesmo fazendo literalmente as mesmas atividades.

Você já utilizou esse notebook com Windows? Se sim, o problema também acontece com esse sistema operacional? É que isso pode não ser um problema de software, mas, de hardware.
O notebook é novo? Já checou a pasta térmica do processador? Ele já foi limpo internamente alguma vez (retirou-se a poeira acumulada)? As ventoinhas/coolers estão funcionando bem? A fonte/barra carregador é original e funciona perfeitamente?

Sua cidade é muito quente? As saídas de ar do notebook não ficam obstruídas quando você usa?

Sim eu tenho um Dual Boot atualmente entre o Windows 10 e o Kubuntu 20.04 essas prints foram tiradas hoje eu tirei a print reiniciei o sistema dei boot no outro e fiz os mesmos testes.

Não muito novo mas está em ótimo estado físico.

Sim a manutenção preventiva nele foi feita uns 3 meses mais ou menos da última vez.

Sim é tudo original.

E no Windows, como fica a temperatura?

Atualmente ta bem tranquilo por aqui:
image

Não, ele fica em cima da mesa com as saídas livres.

1 Curtida

Além do Arch e Kubuntu você usou quais distros?

Só fiquei nessas duas bases mesmo. Pra ser mais exato foi essas distros que já usei:

Ubuntu 18.04, 19.10 e 20.04
Xubuntu 18.04 e 20.04
Kubuntu 18.04 e 20.04
KDE Neon 18.04
PopOS 18.04 e 20.04
Manjaro xfce e kde 20

Tem que tentar algo diferente, para conformar se é problema de software, se me permite sugestões tente essa:

São de bases diferentes das que você instalou ou tem componentes diferentes.

1 Curtida

Já utilizei o Deepin mas faz uns anos e não me lembro de como foi a experiência, dentre essas opções seria o que mais me atrai ao bater o olho.

Sim, porém o novo Deepin mudou muito também, então teria que testar também para ver se tanto te agradar, quanto funciona bem em seu hardware. O ideal é que você teste algumas dessas recomendações e poste os resultados aqui.

É eu vi que saiu a versão 20 e to vendo no vídeo do Dio que tem diversos problemas com ela mas acho que pro meu uso não vai me atrapalhar em nada mas mesmo assim to querendo da uma conferida nele,

1 Curtida

Então aproveita logo baixe, instale amanhã mesmo e poste o resultado aqui, se não melhorar ou agradar parta para outra da lista.

Não posso arrisca a faze isso agora ele é um dos computadores que uso no trabalho e hoje começa a semana de novo e configura o ambiente pra desenvolvimento pra React Native as vezes parece ser um chute no escuro, as vezes da certo e as vezes é só dor de cabeça mesmo seguindo literalmente os mesmo passos todas as vezes kkkk não sei como ta hoje mas espero ter melhorado.

1 Curtida

Ah entendo, então antes de fazer qualquer coisa tome todas as medidas preventivas, inclusive backup e só faça quando tiver tempo disponível para o caso de ficar com a máquina indisponível por um tempo.

Uma pergunta: como está o consumo de recursos dele (memória, processamento, etc)? Lembrando que a demanda muito grande é um motivo natural de aquecimento, por exemplo, se você estiver usando softwares muito pesados para o hardware dele ou se muitos serviços estiverem iniciando com o sistema.

Nas prints que tirei quando disse que estava sem consumo:
Kubuntu a ram estava em uns 900mb e o processador em 0%
Windows 10: processador 0% ram 2,2 gb

Vendo vídeo:
Kubuntu: ram 1,2gb processador: 60~80%
Windows 10: ram 2,8gb processador 60~90%

O Windows 10 é mais certeza no momento estou usando ele kkk mas ambos não teve muita variação no uso do processor foi quase a mesma coisa.

1 Curtida

Parece que o processamento está um pouco elevado. Vamos aguardar sugestões de outros colegas, talvez a formatação e troca de sistema não sejam necessárias.

O processamento acho que é até normal nesse notebook é um processor meio fraco em comparação com os mais recentes e não tenho nem placa de vídeo a não ser a onboard do próprio processador.

1 Curtida

O problema do GNU/Linux ao assistir vídeos no Youtube é a falta de aceleração por hardware. Tente usar o navegador Firefox em versão superior à 80 e ative estas flags:

layers.acceleration.force-enabled: true
gfx.webrender.all: true
media.ffvpx.enabled: false
media.ffmpeg.vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-webgl.enabled: true

Isso deve reduzir consideravelmente o uso do processador e, consequentemente, a temperatura.

3 Curtidas