Notebook esquentando com KDE

Olá pessoal, estou com um probleminha que ainda não consegui entender, uso debian a alguns anos, sempre com gnome, no início de 2019 resolvi migrar para o KDE, estava tudo tranquillo, até que um tempo atrás meu notebook começou a esquentar, nunca tinha acontecido, deu uma geral no hardware, mas não resolveu, como não chegou a um ponto critico, apenas ignorei, entretando, no ultimo mês migrei pro elementary OS, e para minha surpresa, não aquece mais, estou com o elementary e debian em dual boot, ultimamente ando usando o elementary como sistema principal, sem problemas, mas ainda aquece quando uso o debian, alguém já teve um problema parecido? se sim, como resolveu?

Instala o cpufreq e seleciona powersave pra ver como fica.

https://github.com/konkor/cpufreq/releases/download/v42.0/cpufreq_42-1_all.deb

vou testar, obrigado!

Esse problema é só no Debian KDE? Ou em outras distros KDE? Já tentou outra interface no Debian?

Se tivesse como ver isso, seria bom pra solucionar o problema, o KDE exige normalmente um pouco mais do processador devido a seus efeitos e etc…

Aqui o Driver ACPI funciona melhor no meu notebook do que o Intel pstate. O scaling do pstate tava mantendo a frenquência alta, mesmo alterando o esquema de energia.