Estou precisando de um notebook para atividades domésticas como acessar internet e escrever meu TCC; daí dentre as opções mais baratas achei um modelo da COMPAQ; que vem com Debian instalado. Até onde eu sabia a Compaq fazia parte do grupo HP, mas hoje é representada pela “Negativo” informática. Bom, o modelo que achei bom custo benefício é esse:
Fiquei na dúvida entre o modelo com SSD de 480 ou HD de 1T, mas acho que o SSD de 480GB é mais que o suficiente. Pretendo usar o Fedora KDE neste modelo. Alguém tem alguma experiência com a marca Compaq e a linha Presario?
Se é uma boa compra? Se for comprar presencialmente, leve 1 live pendrive e tente convencer alguém da loja a deixar testá-la.
Se você pensa em instalar um Mint, provavelmente vai ter todo hardware reconhecido. Se pretende manter o Debian 10, provavelmente terá problemas uma vez que essas máquinas recebem uma distro apenas para reduzir o custo.
Aqui não tem loja física que tenha esse modelo, eu vou usar o Fedora provavelmente. Não tendo alguma coisa na Bios que seja chata, a minha dúvida de fato será quando a qualidade dos produtos by “Negativo”. Vi que a bateria é ruim, mas é o que tem na faixa de preço… SSB de 480GB, pelo valor que achei, tá ok. Se for um notebook que seja fácil de instalar a distro que eu quiser, de resto acho que atenderá bem.
O Celeron será mais lento que o Core i3, mas não será algo tão crucial diante do seu tipo de uso. Eu pegaria o laptop da Samsung principalmente pela qualidade de construção e o telão 15.6’’ Full HD (1920x1080p), que para ler e redigir documentos é uma maravilha. Eu jamais recomendaria tela 1366x768p, ainda mais de 14’', para quem faz trabalho acadêmico (meu laptop antigo tem e é sofrível).
No caso do laptop da Samsung, eu pegaria um SSD NVMe básico como upgrade imediato. Ainda assim ficaria abaixo do seu orçamento de R$ 2.000,00. No futuro, colocaria mais um pente de RAM de pelo menos 4GB, totalizando 8GB.
Seria necessário pesquisar como fica a compatibilidade dele com a distro que você deseja.
P.S.: é importante também verificar a compatibilidade dele com o SSD. Na Kabum indica que há um slot M.2 livre, mas não especifica se é comunicação Sata ou NVMe. Muito provavelmente é NVMe mesmo.
É, bem pensado e agradeço o feedback. Meu notebook comprado anos atrás também é um geração 6, não faz sentido comprar um novo aparelho com essa mesma família de processadores. O que me deixou um pouco triste é saber que a memória RAM deste modelo da Lenovo é soldada, então não faz upgrade, né?
Aproveitando… Qual seria o motivo que o levaria a trocar o equipamento antigo, que você já possui? Ele está com algum problema?
Sobre o laptop Lenovo, ele possui sim um slot de RAM livre pelo que verifiquei. Então você não terá problemas para adicionar mais RAM no futuro (penso que adicionar mais 8GB de uma vez, ficando com 12GB, seja a melhor opção).
Meu notebook tá quebrada a tela, caiu de uma certa altura e a carcaça tá bem empenada; uso ele como desktop, num monitor de 20" LG Full HD 75Hz. Tive que trocar o HD na época justamente por conta desta queda, na época achei mais vantajoso pegar um monitor em promoção, e fazê-lo ser um PC.
Ah, o real motivo também é o fato de ir fazer um estágio fora, onde irei passar 3 meses longe de casa.
Entendo. As sugestões dos colegas @fastos2016 e @Ariel_Bonfim foram ótimas. No seu caso, eu diria que o foco é realmente a tela: pegue algo 1080p, de preferência IPS (caso seja TN, ao menos garanta que seja 1080p).
Vai por mim, eu também sou acadêmico. Isso vai melhorar muito a sua qualidade de vida em comparação com uma tela 768p. Esse é o ponto central para quem trabalha nessa área. O desempenho acaba sendo secundário (meu laptop, por exemplo, tem um Core i7 3537U, que mesmo depois de tantos anos ainda “voa baixo” com um SSD de boa qualidade e o Linux. O problema dele é só a tela).