Eu estou querendo trocar meu notebook antiguinho por uma máquina nova.
Pesquisando, percebi que os preços de hardware estão bem elevados, então para montar um desktop bacana eu precisaria investir uma boa grana, coisa que não tenho rsrs.
Aí surgiu a possibilidade de adquirir um notebook, mas encontrei um dilema: Notebooks que possuem GPU AMD são caríssimos e os notebooks com preços acessíveis são normalmente Processador AMD com vídeo integrado + GPU Nvidia.
E um dos notebooks que me interessou foi justamente um assim, com o processador um AMD Ryzen 7 7735HS + GPU Nvidia 3050 4GB.
A minha dúvida é: É possível usar a contento esses notebooks com Linux, podendo usufruir da gestão inteligente das GPUs (integrada ou dedicada), usando a mais indicada para a tarefa, G-Sync com um monitor externo via HDMI?
Antes de perguntar aqui eu andei pesquisando e vi tópicos antigos em fóruns dizendo que a Nvidia tinha anulada a possibilidade de usar G-Sync via HDMI no Linux.
A esse respeito também vi que é necessária algumas configurações para que se possa usar o driver Nvidia com Secure boot ativado.
Em geral pessoal, como está o uso de notebooks híbridos?
Geralmente é terrível, eu diria até que é a segunda maior fonte de problemas, perdendo apenas pra dispositivos wireless. O maior complicador é que vc vai ficar dependente do driver da Nvidia pro Linux, coisa que eles fazem de má vontade (é incompleto) e daqui alguns anos vão decidir que não tem mais suporte.
A pergunta que precisa ser respondida é: Vc realmente precisa de uma gráfica? Para mim, notebook e jogos não combinam, pelo fato deles serem portáveis, terem limitação de energia e muitas vezes problemas de aquecimento só de usar a 100% do CPU.
Se vc precisa mesmo, parta pro desktop com hardware básico mas que daqui um ano vc possa colocar uma boa gráfica (vc pode iniciar com um processador mais de entrada que tenha gráfico integrado). Se não precisar, então economize ainda mais e compre um notebook com gráfica integrada.
Mas vc está no caminho certo, porque o correto para quem quer usar o Linux é pesquisar antes de comprar. Geralmente as pessoas compram com base em outros quesitos e pode ser que a compatibilidade do hardware seja ruim (mais comum para lançamentos), daí acabam ficando no Windows porque funciona tudo certinho depois de instalar. Eu caí nesse caso em 2010 quando comprei meu notebook lançamento e só fui migrar pro linux em 2014 .
Tenho um notebook um pouco antigo com placa hibrida (970m). Para usar com o Arch Qtile e não ter dor de cabeça, utilizo com o EnvyControl definido para usar apenas a Nvidia, ou seja ele desabilita a placa integrada da Intel.
Hoje se fosse comprar um notebook para usar com Linux, não compraria com placa Nvidia, é muita dor de cabeça, para quem usa Arch é mais “tranquilo” por ser portado todas as soluções que vão surgindo via AUR, mas para outras distros muitas vezes você não tem suporte nenhum por parte dos desenvolvedores, ficando “obrigado” a escolher uma distro que tenha suporte para este tipo de placa.
Eu sugiro dar uma pesquisada em notebooks intermediários INTEL, com placas integradas Intel® Iris® Xe, se o objetivo é usar com Linux. Fique livre de dores de cabeça com notes de placas híbridas. Se sobrar grana, invista em memórias e/ou ssds. É provável que já tenha visto esse site, mas em todo caso: