Notebook bem básico para estudante em EAD

Olá pessoal, tudo bem?

Eu gostaria de uma ajuda para comparar dois modelos de notebook novos e perguntar se vale a pena investir em um mais antigo e mudar para linux ou algo assim, o problema é realmente o preço não podendo ser acima de 1500~1600 reais.

O que eu estou recomendando é o seguinte: https://www.americanas.com.br/produto/4199005625?epar=bp_pl_00_go_inf_notebooks_todas_geral_gmv&opn=YSMESP&WT.srch=1&gclid=Cj0KCQiA_8OPBhDtARIsAKQu0gY0B3CuMmd7kkyHYQvA0nQgcSixw1SKid8qb4EEnROqTmuHPiSfzWUaAmO2EALw_wcB&cor=CINZA&voltagem=BIVOLT

Mas também há essa opção que estou um pouco cético por não ter conseguido achar o processador exato que está na máquina: Notebook Ultra UB320 Intel Pentium - Notebook - Magazine Luiza

Se puderem me ajudar ou apenas dar uma opinião sobre esses notebooks seria ótimo, lembrando que é um orçamento muuito apertado

Agradeço a atenção

1 curtida

Olá, realmente são bem básicos, mas o SSD da uma ajudinha. Não recomendo nenhuma desses marcas. Procure sempre marcas que já são bem reconhecidas no mercado, sempre tive boas experiências com DELL e Acer. Acredito que Samsung e Lenovo também sejam boas opções.

1 curtida

Nesse EAD seriam basicamente videoaulas, internet e suíte de escritório (pacote office) o que você utilizaria?
Se for isso, diante da situação atual dos preços, acho que o melhor seria adquirir um usado de procedência com alguma configuração razoável (reservando um dinheiro para SSD e com a possibilidade de no futuro aumentar a memória RAM).
Ou, se for algo bem básico mesmo e centrado em atividades onlines, optar por um Chromebook, é algo que muitos estudantes tem feito.

Tomando o Mercado Livre como referência, dá para encontrar Chromebook novo em torno de R$ 1.500:

E modelos usados antigos de marcas tradicionais (com configurações minimamente usáveis) pelo mesmo valor:

(links meramente ilustrativos)

1 curtida

Não me lembrei dos chromebooks, realmente se a situação tá apertada e ainda mais com os preços de hoje… pode ser uma boa ideia. Só da uma boa pesquisada antes de comprar, pode ser que ele não seja o que esperava, mas pelo que descreveu vai te atender bem sim. Tem alguns vídeos no canal do Dio que podem ajudar, vou deixar um aqui

1 curtida

Sim, tudo depende do uso do curso dele, mas, imagino que para a maioria dos casos (excetuando-se cursos que necessitam de softwares avançados como engenharias), o Chromebook deve atender plenamente navegação na internet, videoaulas, processamento de texto, criação de planilhas e slides.
Acho que nesse momento de crise, é praticamente o único tipo de máquina de funcionamento decente que dá para se comprar nova a baixo custo (mesmo eu não sendo fã dessa dependência do Google).
Se ele esperar e pegar alguma promoção (ficar monitorando), creio que ele consiga pegar um modelo mais básico até por R$ 1.300 de forma que ele poderia até investir em alguns acessórios (pen drive, HD externo, fone de ouvido, mouse, cartão de memória, etc).
Realmente é bom ele dar uma pesquisada e ver se ele conseguiria se acostumar com o ChromeOS (seria bom até simular/emular o sistema) já que a forma de funcionamento é um tanto quanto diferente dos demais sistemas operacionais para computadores.

2 curtidas

Boa noite. Peço permissão para indicar o produto da loja recomendada a seguir, vem com Debian 10, Intel Pentium N3700 8ª geração (4 Núcleos, 4 Threads), SSD 240GiB, memória 4GiB e o preço está bem de acordo. Permite retirada em uma loja próxima a você 1 dia após a aprovação do pagamento.

Fala pessoal!

Muito obrigado pelas dicas

Não é realmente um empecilho embora eu também não goste kkk, a minha maior preocupação é com o suporte e com a adaptação ao sistema.

O Notebook em si é realmente para tarefas bem simples, acessar a plataforma Moodle, ser capaz de segurar ao menos 3 abas no navegador mais um ou dois documentos de texto abertos. E no curso não há muitos casos de ter de editar vídeos ou programas de engenharia. Mas era bom que suportasse uma ou outra videochamada.

Agradeço todas as recomendações e vou dar uma bela estudada em cada caso. Vou deixar o tópico aberto por enquanto para outras sugestões e outros questionamentos (pois acho que é uma área de bastante interesse ainda).

1 curtida

Nos comunique sua decisão quando chegar a um consenso e depois, se possível nos diga as impressões da máquina escolhida.

Na hora de escolher um equipamento, é sempre bom levar em conta sua durabilidade previsível, a possibilidade de reparo e os aspectos de obsolescência programada e percebida. Não basta “fazer a sua parte”, a destruição dos recursos naturais é um aspecto do modelo econômico que vivemos desde a Revolução Industrial - por se basear no caos econômico da perseguição ao lucro

Deixo isto pra ajudar a entender o caso:

2 curtidas