Notebook antigo

Tenho um notebook HP ENVY dv7 com seus 5 a 6 anos de vida. Atualmente rodo Ubuntu 18.04.03 LTS e não tenho do que me queixar. Mas gostaria da opinião de vocês, eu teria um melhor “aproveitamento” com outra distribuição linux? Conseguiria ter um melhor desempenho?

1 curtida

Quais as specs dele?

Cara, eu acho que Ubuntu Mate seria uma boa, mas tive um problema ao instalar ele por causa da proporção de tela, no meu notebook de 13" ficou muito pequena a escala do desktop (o que me dava dor de cabeça), e não consegui achar essa opção de aumentar a escala do display. Atualmente estou usando Kubuntu (onde eu consegui achar essa opção) e está rodando fino do fino

Processador: Celeron N4000
RAM: 4GB
GPU: Intel UHD 600

1 curtida

8 Gb Ram dd3 1600 Mhz, Intel core I5-3210m 2.50 Ghz, SSD Samsung 850 evo 250 Gb com placa gráfica integrada Intel 4000.

2 curtidas

Melhor aproveitamento em que sentido?
Nessa configuração qualquer Desktop funciona perfeitamente nele.

1 curtida

Esse computador deve de rodar tudo sem problemas. Por isso acho que seria inútil trocar para uma distro mais leve em termos gráficos. Podia testar um Deepin ou alguma com KDE e ver como ele se comporta.

3 curtidas

Um melhor aproveitamento gráfico.

Particularmente gosto mais do Gnome. Mas vou testar o KDE em maquina virtual primeiro.

Esse i5 é terceira geração e não quarta.

Eu tenho um parecido com o seu:
i5 3337u
8gb RAM
Placa integrada: intel hd 4000
SSD 240GB

E rodo o xfce nele apesar de eu consegui roda qualquer SO com qualquer interface, o que eu acho que seria melhor é você escolhe e vê qual interface vai gosta mais.
Só que se quer um melhor aproveitamento do seu notebook e eu recomendaria uma interface leve, eu estou estudando desenvolvimento mobile e pra eu ter um melhor desempenho nos emuladores eu uso xfce já no cinnamon/gnome eu perdi um pouco de desempenho (nada de demais só que eu quis aproveita melhor o uso no emulador) mas se você não fizer nada de demais e nem algo que pese bastante no seu notebook você pode escolhe livremente.

Meu SO:

4 curtidas

Se para vc, beleza e efeitos gráficos não importarem, vai de Lubuntu, embora, sim, vc também possa embelezá-lo.

Estou começando a estudar desenvolvimento Web com JavaScript.

1 curtida

Tenho aqui em mãos um Airis Praxis N1 de novembro de 2007, cerca de 12 anos atrás:

Intel© Core 2 Duo @1.6GHz
2GB RAM DDR2
120GB HD SATA

Como pode ver é muito ruim. Mas, mesmo assim, estou a rodar o Deepin com efeitos habilitados sem maiores problemas. Antigamente ele estava com um dual-boot entre Linux Mint XFCE 18 e Unity XP (Ubuntu 19.10 com Unity 7, cortesia do rauldipeas) e também não haviam problemas. O seu me parece mais novo, então acho que também não é problema rodar uma distro mais pesada.

Não é algo que pese bastante java script da pra você instala qualquer interface mas por garantia você pode testa algo mais leve com lxde ou xfce vai que um dia você queira estuda algo que usa mais do seu PC e isso já vai te da um desempenho a mais.