Notebook Acer F5-573G-59AJ com desempenho horrível em qualquer distro linux

Olá pessoal, tenho um Acer F5-573G-59AJ que não consegue rodar nenhuma distro linux com desempenho aceitável. Já testei várias distros (Ubuntu, Linux Mint, Xubuntu, Kubuntu, Debian) e um núcleo do processador sempre fica entre 80% e 100% de uso causando aquecimento e muito delay. Hoje estou com ele em dualboot UEFI (Windows 10 + Linux Mint 19.3). Já atualizei os drivers gráficos, testei outras versões de kernel mais o problema persiste. Alguém conseguira me ajudar?

Configuração:
Processador: Intel core i5 6200U
Memória Ram: 8 GB DDR4
Gráficos: NVIDIA 940 MX + HD Graphics 520
Armazenamento: SSD NVME 250GB

Distro: Linux Mint 19.3
Kernel: 5.3.0-40
Nvidia Driver: 435

Este é um print de quando uso o menu do sistema.

Tenta ai um Manjaro com i3wm.
Mas como vc ja testou o xubuntu e deu ruim, acho q o problema é no pc, e não no software

1 curtida

Muito estranho, com essa configuração qualquer distro Linux deveria “rodar” bem. Realmente pode ser problema de hardware, faça um teste sobre o desempenho com esse sistema:

Ou esse:
https://macpup.org/

1 curtida

Sei lá, mais acho que não é o hardware porque uso está máquina com windows a 3 anos e o desempenho é excelente.

Teste essas distros e veja se os problemas persistem.

1 curtida

poderia mandar uma print do gerenciador de tarefas gráfico pfv, de preferência uma que mostre qual é o processo que tá comendo mais cpu?

1 curtida

Tente atualizar sua Bios. Caso não resolva, entre em contato com o fabricante.

1 curtida

A BIOS já está atualizada. Entrei em contato com a Acer e a resposta foi que eles só dão suporte ao sistema original da máquina (Windows 10 Home) kkkk

Isso ai é muita falta de respeito com o consumidor.

1 curtida

São os relacionados com a interface gráfica.
No ubuntu é o Gnome e o Xorg
No Mint é o Cinnamon e o Xorg (tem uma imagem no inicio do tópico)

interessante, que tal trocar o driver de vídeo?
pelo nouveau talvez?

1 curtida

Fala galera, seguindo o conselho do @endrick instalei o Manjaro para testar e não instalei driver proprietário da Nvidia (recomendação do @jeffinshadow ). Agora a utilização esta bem mais fluida e o escalonamento de processos parece estar mais eficiente. Não sei se resolveu pois outras distros já mostraram o mesmo comportamento e depois de pouco tempo de uso ficaram ruim. Vou testar e se houver novidades eu posto aqui novamente.

2 curtidas

3 curtidas

Nice
Driver proprietário da nvidia é bugado dms, se a nvidia abrisse o código, seria tudo bem mais fácil pra resolver

Eu não uso nenhuma placa offboard então não posso opinar bastante, mas posso dizer que existem muitos problemas quem usa nvidia e linux porque geralmente os drivers oficiais da nvidia pra linux são cheios de bugs que afetam o desempenho. Se possível, tente usar algum driver genérico para ver se o funcionamento fica ok. Tenta também testar apenas com os gráficos integrados do CPU para ver se é a placa de vídeo e seus gráficos. Tente várias coisas relacionadas aos “gráficos” porque talvez este seja o problema.

Vai no Procon venda casada no brasil é proibida.
Pede reembolso do Windows.

E se o código fonte for uma bagunça super difícil de entender e dar manutenção tornado enviável a manutenção.?
Não ajudaria muito nesse caso né.
O que seria legal seria a Nvidia liberar a documentação técnica do seu hardware para que os desenvolvedores possam desenvolver o seu próprio driver (nouveau).

mano o meu note é inferior a esse mas o mint 19.03 tricia roda liso

Tenta o Ubuntu 20.04 e poe o driver 450.66 nele e vê se resolve. O Mint 19.3 é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e essa versão do Ubuntu pra notebooks híbridos é bem problemática.

1 curtida