Olá pessoal, tenho um Acer F5-573G-59AJ que não consegue rodar nenhuma distro linux com desempenho aceitável. Já testei várias distros (Ubuntu, Linux Mint, Xubuntu, Kubuntu, Debian) e um núcleo do processador sempre fica entre 80% e 100% de uso causando aquecimento e muito delay. Hoje estou com ele em dualboot UEFI (Windows 10 + Linux Mint 19.3). Já atualizei os drivers gráficos, testei outras versões de kernel mais o problema persiste. Alguém conseguira me ajudar?
Muito estranho, com essa configuração qualquer distro Linux deveria “rodar” bem. Realmente pode ser problema de hardware, faça um teste sobre o desempenho com esse sistema:
Fala galera, seguindo o conselho do @endrick instalei o Manjaro para testar e não instalei driver proprietário da Nvidia (recomendação do @jeffinshadow ). Agora a utilização esta bem mais fluida e o escalonamento de processos parece estar mais eficiente. Não sei se resolveu pois outras distros já mostraram o mesmo comportamento e depois de pouco tempo de uso ficaram ruim. Vou testar e se houver novidades eu posto aqui novamente.
Eu não uso nenhuma placa offboard então não posso opinar bastante, mas posso dizer que existem muitos problemas quem usa nvidia e linux porque geralmente os drivers oficiais da nvidia pra linux são cheios de bugs que afetam o desempenho. Se possível, tente usar algum driver genérico para ver se o funcionamento fica ok. Tenta também testar apenas com os gráficos integrados do CPU para ver se é a placa de vídeo e seus gráficos. Tente várias coisas relacionadas aos “gráficos” porque talvez este seja o problema.
E se o código fonte for uma bagunça super difícil de entender e dar manutenção tornado enviável a manutenção.?
Não ajudaria muito nesse caso né.
O que seria legal seria a Nvidia liberar a documentação técnica do seu hardware para que os desenvolvedores possam desenvolver o seu próprio driver (nouveau).
Tenta o Ubuntu 20.04 e poe o driver 450.66 nele e vê se resolve. O Mint 19.3 é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e essa versão do Ubuntu pra notebooks híbridos é bem problemática.