Olá, pessoal!
Sou novo no Linux, em especial na distro UBUNTU 21.04!
Gostaria de saber alguns vídeos que me ensinassem a como usar o Linux e demais conceitos que eu preciso saber!
Já vi alguns vídeos do DioLinux, mas ainda sinto certa dificuldade em manusear algumas coisa…
É melhor ir especificando exatamente onde que tem duvidas e perguntar aqui.
Preciso gravar alguns vídeos nesse estilo, então suas duvidas serão bem-vindas.
Bom dia Lu1z0 e seja bem vindo ao mundo linux! Qual são as suas dificuldades? Poderia descreve-las?
Bom dia! A primeira dica que te dou é usar o Ubuntu 20.04 ao invés do 21.04, pois o 21.04 foi lançado a pouco tempo e além de não ser lts (Tempo Longo de Suporte) pode conter alguns bugs q venham a atrapalhar sua experiência.
Para começar eu recomendaria você usar não o Ubuntu 21.04, mas a versão 20.04, ou alguma distro que use o Ubuntu 20.04 como base, pois essa base é mais estável e tem suporte prolongado.
No YouTube tem esse curso de Linux para iniciantes. A distro usada no curso é o Linux Mint Debian Edition (LMDE), que é baseada no Debian:
O Mint também tem uma versão baseada no Ubuntu, mas a experiência é praticamente a nesma.
Eu acho interessante fazer o Curso GNU/Linux com o Professor Kretcheu. Até o momento são 34 aulas que vão desde o bem básico até assuntos avançados para você dominar o seu computador. Uma aula por dia já está de bom tamanho. Mesmo que alguns assuntos sejam muito avançados, é bom pra pelo saber que “eles existem” e podem te ajudar em algum momento no futuro. As aulas são voltadas aos sistemas de forma geral. Mesmo ele ensinando no Debian, os conceitos se aplicam a praticamente todas as distribuições. Se vc não quiser fazer o curso inteiro, vale a pena ver ao menos a aula 19, o “Resumão”. As aulas 20 pra cima considero avançadas.
qui o link de texto pra vc salvar nos seus favoritos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuf64C8sPVT9L452PqdyYCNslctvCMs_n