Node.js e hospedagem compartilhada

Estou estudando tecnologias back-end e estou curtindo o ambiente Node.js, mas então percebi uma coisa, existe a diferenciação da hospedagem compartilhada e outros tipos mais avançados como hospedagem cloud e hospedagem VPS, sendo que esses dois últimos oferecem mais possibilidades, mas custam mais caro.

Pelo o que andei vendo, parece que o Node.js só pode ser usado em hospedagens cloud ou VPS, na hospedagem compartilhada eu basicamente estaria limitado ao PHP, Perl e talvez um framework do Python ou Ruby.

Mas depois me disseram que eu poderia usar o Node.js através do cPanel, que aparentemente está presente mesmo nos planos mais baratos de uma hospedagem compartilhada. Aí eu fico confuso.

Eis a pergunta: mesmo no plano mais barato de uma hospedagem compartilhada, eu poderia subir um projeto meu feito em Node.js?

Você pode utilizar o node no cPanel sim, conforme a documentação:

Porém a maioria das empresas de hospedagens compartilhadas não permitem.

Mas como você disse que está apenas estudando, existem alternativas que são as mais indicadas e gratuitas para subir seu projeto node, como Heroku, Vercel.

É aí que está o x da questão…

Valeu! Esses serviços serão bastante úteis quando eu quiser demonstrar meus projetos.

Você é bem entendido do assunto, portanto tenho mais duas perguntas

1. O PHP8 vem com a novidade do JIT, é possível habilitar esse recurso mesmo nos planos de hospedagem compartilhada mais baratos da maioria das empresas?

2. Limitando-se às hospedagens compartilhadas, quais outras linguagens de programação além do PHP estão disponíveis para trabalhar no back-end mesmo nos planos mais básicos da maioria das empresas? Até mesmo tecnologias como Django não estão disponíveis em todo lugar… Talvez Perl?

Se encontrar qualquer coisa além do PHP comenta aqui que já vai valer muito a pena.

Se precisa de algo mais avançado, fiz uma pesquisa recente, e achei um precinho mais camarada na Hostinger. Ainda assim, sai por 17 reais por mês, com a vantagem de que roda tudo que eu quiser.