No futuro quando o wayland estiver pronto e o X11 for aposentado os gerentes de janelas como o windowmaker e fvwm vão desaparecer?

Quem usa gerenciadores de janelas no X11 vai ter que usar compositores wayland na marra?
Todos os genrenciadores de janela se tornarão obsoletos e serão abandonados?

poderão rodar os wms/de’s inteiras via Xwayland xwayland: Improve desktop integration (all-in-one) (!901) · Merge requests · xorg / xserver · GitLab

obs: o Wayland está pronto, alguns devs/softwares que apenas não…

2 curtidas

Isso não vai basicamente rodar um servidor X dentro do Wayland?

Se sim, não vai ser tão útil assim ao menos que os toolkits mantenham suporte a ambos o protocolos para sempre (se não, você não iria conseguir abrir um aplicativo GTK5 no FVVM via Xwayland rootful).

1 curtida

O protocolo está pronto para alguns casos de uso, não todos, ainda está mudando bastante, uma das coisas mais importantes faltando é gestão de cores. Eu acho que vai ser mais seguro dizer que está pronto para todo mundo quando as grandes distros pararem de dar suporte ao GNOME em X11.

De qualquer forma eu acho que um dia essas des e wms vao precisar portar, não acho que o suporte ao XWayland vai durar muito mais que 1 ou 2 decadas.

2 curtidas

Basicamente

Exato


Justificativa: Pelas interfaces padrão do X11 não dá pra listar e controlar janelas Wayland logo XWayland é inútil nesses casos

1 curtida

n creio que o X11 seja abandonado. e se os outros desktops n s atualizarem, n serão executados no wayland. mas tem de tudo nessa vida. quem sabe?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.