Neon vs Manjaro KDE!

O Octopi está abandonado faz algum tempo pela equipe do Manjaro, mesmo sendo ainda mantido pelo dev. Como há especulações de que o Pamac deve ser convertido no gerenciador oficial de pacotes do Manjaro em algum momento do futuro, e como o Pamac aparentemente lidar melhor com as dependências do Manjaro que o pacman (isso segundo alguns relatos que li de erros em atualizações usando sudo pacman -Syu que eram facilmente resolvidos usando pamac update), eu normalmente recomendo que o Octopi não seja usado no Manjaro - mas acho que funcionaria bem em outras distros base Arch (compatibilidade apontada pelo dev do Octopi). Contudo, o Pamac funciona igualmente bem e é prático de usar. Precisa de melhoras como loja? Evidentemente. Mas tem funcionado muito bem ao centralizar a instalação/desinstalação de aplicativos, gestão de repositórios e atualização do sistema.

1 curtida

Particularmente vou sempre preferir o Azul do tema Breeze, e é algo que muitos irão me criticar, mas por exemplo o que não gosto do novo Big Linux é o tema padrão de ícones, pois acho que fica melhor em ambientes GTK que no Qt. O tema é bonito, não podemos dizer que não.

É verdade, tem um tempo considerável que preferiram manter e padronizar o Pamac, mesmo no ambiente KDE. Particularmente ainda acho que o Octopi fica mais bonito no ambiente Plasma, deve ser pelo fato de ser construído em Qt, posso está enganado mas o Pamac é GTK.

Bom saber disso!

Tá mais bonito e intuitivo que Synaptic utilizado nos .Deb da vida, e como central acho que só perde para as centrais do Gnome, Elementary e Deepin, e talvez pra do Big Linux também; falando somente em beleza.

1 curtida

Sim, é em GTK, mas nas instalações padrão ele é harmonizado ao tema usado em Qt. Agora, se vc for customizar o sistema, vai precisar de adequações

A Gnome, pelos relatos que leio, melhorou muitíssimo desde a época em que usei, 2018, e avança no sentido de juntar as três funções como o Pamac; idem para a Elementary (e a Pop, onde uma colabora com a outra). Sobre a Deepin Store, não posso opinar com fundamento, nunca usei de fato o DDE, apenas olhei algumas vezes instalado no Arch e sempre achei “bonitinha mas ordinária”. Parece-me que o principal problema é derivado do fato do Deepin ser voltado ao mercado chinês, daí os problemas de tradução que são apontados frequentemente. Nos Arch-based e no Manjaro, ela é substituída pelo Pamac. Eu mencionaria também a Mint Install, que é a mais atrasada delas, mas é ainda muito funcional - contudo, o sistema de gerenciamento de repos e atualizações está separado ainda, apesar de que o fork do Synaptic feito pela equipe do Linux Mint ser uma das melhores vistas nas distros base Debian/Ubuntu (nossa, perto dela, a do Ubuntu chega a dar pena de tão fraquinha). Do Big Linux não tenho opinião, só vi em fotos…

1 curtida

Enquanto isso o Discover ainda é visto como uma das centrais que realmente precisam evoluir; especialmente em design. Além disso, atualizar via Discover é um parto, não sei porque é tão lento assim. Mas tem melhorado e recebido boas melhorias, enquanto usei o Neon vi que eles tem tentado corrigir os bug’s e melhorar a usabilidade.

2 curtidas