Nenhum Linux ou Windows funciona no meu Notebook

Olá amigos, minha querida mãe recebeu um notebook super mega antigo, de 2007,
foi produzido no Brasil, é um CCE Acteon ACT-N707.

O que me assusta é que nenhuma distro Linux funciona corretamente.

Eu tentei o Lubuntu 18.04, tentei a instalação do Debian 10 versão DVD, depois tentei
a versão Net Install, tentei o Linux Mint XFCE, e não funciona.

Fui no estremo e tentei instalar o Debian 4, o Satux é baseado nele, tentei o Ubuntu 8.04 e nada.

Queria muito usar o Crunchbang#!++ que é uma distro que usa Openbox, nem ele
quer dar boot no bendito notebook.

O Sistema original dele é o Satux, consegui o DVD com drivers para Windows.

Pensei até em instalar o FreeDOS e usar como uma máquina de jogos antigos, mais é tenso.

Eu tenho outros notebooks com configurações melhores, comprar um novo não é o caso, meio
que se tornou um desafio fazer ele funcionar, tipo um milagre.

Será que o milagre acontece?

Já pensou que pode ser um problema de hardware? Me refiro a HD corrompido ou algo do gênero, apesar de HD normalmente durar anos sem problemas, pode ter rolado.

2 curtidas

Justifique melhor o seu problema, ficou extremamente vago.

não é o problema no hardware apesar de se antigo, o Satux antigão e o Windows Vista funciona!

Tentei instalar o Debian versão DVD, escolho o Kernel, escolho o ambiente gráfico (LXDE) e a instalação aborta, tentei a versão Net Install usando o Cabo de Rede.

Debian é a distro mais compativel com qualquer máquina, o próprio satux é baseado no debian.

Você está fazendo afirmações sem fundamento…

Você rodou alguma distro em modo live? Ou foi direto no instalador de todas?

1 curtida

Eu ia sugerir justamente isso. Tentar rodar uma live de uma distro leve (AntiX), ou então o Puppy, e ver o que acontece.

2 curtidas

O processador dsse note é 64 bits ou 32 bits? Tá usando a ISO certa de cada distro?

Se é antigo e teoricamente não tem nenhum problema de hardware, só posso pensar em três coisas, você pode estar tentando instalar uma versão de 64 bits mas o processador é de 32 bits ou tem muito pouca memória RAM ou o processamento gráfico da máquina não é suficiente para uma distro atual, tenta uma DE i3 da vida ou aquelas distros que são super leves. Se você for mais avançado, tenta instalar o Arch e apartir dele você tenta a melhor DE possível.

Os specs deste note são:

· Processador: Intel Celeron M440 @ 1.86GHz (Yonah-1024) ou M530 @ 1.73 GHz (Merom-1024)

· Chipset: Intel 943/940 GML (ICH7-M)

· Barramento: 533 MHz QDR com Dual Channel quando houver a possibilidade de colocar dois módulos iguais

· Memória RAM: 512MB DDR2 (667MHz) Smart Modular

· Hard Disk: 80GB SATA Seagate ST98823AS

· Drive: DVD-RW Samsung TS-L632D

· Vídeo: Onboard i945GM Express com compartilhamento dinâmico de memória

· Áudio: Realtek HD audio

· Comunicação: Modem 56K Motorola SM56

· Rede: 10/100 Mpbs Realtek família 8132

· Rede sem fio: Wireless LAN 802.11b/g Ralink

· Bluetooth: Não

· Portas: Fone de ouvido / SPDIF; Firewire IEEE 1394 4 pinos; RJ-11, RJ-45; VGA-15pin; Saída S-Vídeo;

· Entrada USB: 3 (2.0)

· Entrada FireWire: 1

· Slot de expansão: Express Card 34 e 54

· Entrada para cartões SD, MMC, MS e MS Duo O2Micro

· Tela: 14,1” Wide XGA TFT 1280x800

· Teclado: ABNT2 87 teclas com Fn

· Botões: Liga/Desliga, Navegador, Modo Silencioso e Liga/Desliga WIFI

· Touch Pad: Traditional Touch Pad

· Bateria: Celxpert Energy Li-Ion 6 Células Sanyo 4000 mWh

· Fonte: Suzhou Li Shin 20V 3.25A

· Peso: 2,4 Kg

· Medidas (CxLxA cm): 33x24,1x3 cm

Você já checou se não tem nenhum bloqueio na bios que impeça a instalação de outro sistema operacional? E se sim, se pode ser desabilitado por você?

Você pode tentar instalar os versáteis Puppy Linux e Raspbian Desktop x86:
http://puppylinux.com/

Esse notebook é 32 bits com 1(um) núcleo, ou seja, single core! Você só vai conseguir com distros de 32 bits. Tem um vídeo do Diolinux aqui: RESSUSCITANDO o PIOR PC do MUNDO! (com Linux) - YouTube

2 curtidas

Você diz isso porque não conheceu o Mandriva. rsrsrs





Do que foi dito até agora, dá para dizermos duas coisas:

  • É possível instalar algum sistema operacional no seu computador, uma vez que você disse que uma versão antiga do Satux e o Windows Vista funcionam nele.
  • Pelo o que os colegas falaram, o proessador desse notebook é 32 bit. Então não precisa nem dizer que não é para baixar distribuições em 64bit.

É aqui que está o problema da(s) sua(s) pergunta(s). você dá pouquíssimas informações, tanto que o pessoal achou que era problema de hardware com defeito, o que não parece ser o caso uma vez que há sistemas operacionais que podem ser instalados.

Dê o máximo de informações que você puder:

  • Como cada sistema operacional se comportou exatamente?
  • Você testou os sistemas operacionais em modo live ou você instalou direto?
  • Todos eles eram em 32 bit ou você testou em 64 bit também?
  • De início o boot corre normal mas depois o sistema não consegue ativar o ambiente gráfico?




Bom, também tenho um notebook problemático (que estou usando neste exato momento) que foi comprado em 2009 e possui placa de vídeo SiS. Nele tenho o dualboot do Windows XP com o Lubuntu 18.04.1.

O problema nele é só o suporte à placa de vídeo SiS que somente existe no Mandriva e nas suas distribuições filhas (Mageia e PCLinuxOS); repare que eu disse que tenho o Lubuntu nesse meu computador, mas ainda uso os drivers de vídeo do PCLinuxOS (repare que² eu me referi ao *ubuntu 18.04.1 porque isso não é possível para a versão 18.04.3). Tem também o driver proprietário para o Wi-Fi que não vem nativamente no *ubuntu (ele já vem “de fábrica” no Mandriva e descendentes), mas é possível instalá-lo via gerenciador de Drivers.

O que eu quero mostrar aqui é que as distribuições da família Mandriva são um monstro no que diz respeito a reconhecimento de hardware. Infelizmente isso foi perdido nas versões mais novas, portanto eu sugiro que você teste as seguintes versões nessa ordem:

  • As versões mais novas do Mageia e PCLinuxOS só pra ver se vai, não sou otimista, mas…
  • Mageia 5 e uma .iso do PCLinuxOS de 2017
  • Mandriva 2010.2
1 curtida

Tente postar uma imagens da tela de bios, tipo fotos, printscreens, etc.

Tente rodar o live-cd/live-usb do Puppy:
Base Ubuntu
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-bionic/bionicpup32/bionicpup32-8.0-uefi.iso
http://ftp.nluug.nl/ftp/pub/os/Linux/distr/puppylinux/puppy-bionic/bionicpup32/bionicpup32-8.0-uefi.iso
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-bionic/bionicpup32/

Base Slackware
http://distro.ibiblio.org/puppylinux/puppy-slacko-6.3.2/32/slacko-6.3.2-uefi.iso
http://ftp.nluug.nl/ftp/pub/os/Linux/distr/puppylinux/puppy-slacko-6.3.2/32/slacko-6.3.2-uefi.iso

Tirou as palavras de minha boca. Era exatamente isso que eu ia falar…
testa o Lubuntu 18.04 de 32bits, o antiX ou mesmo o mint xfce 32bits.

EasyOS pode também ser uma boa opção para você:

https://www.edivaldobrito.com.br/easyos-21-lancado/
https://easyos.org/
http://distro.ibiblio.org/easyos/amd64/releases/

Eu tenho um cce que não consegui instalar Linux nenhum. E eu tentei de tudo. Inclusive tem um post sobre isso no grupo. Windows eu consegui instalar; mas não qualquer ISO. Uma ISO do windows 7 em particular. Eu tinha ela, mas perdi, daí fui procurar por outra achando que qualquer iso do windows 7 32 bits instalava nele e todas estavam dando erro. Daí eu resolvi fazer uma coisa diferente. Eu comecei a instalação da iso do windows 7 32 bits em outro pc e no meio da instalação tem aquele momento que o pc desliga e reinicia para continuar a instalação. No primeiro desligamento dele, eu tirei o HD do pc e passei para o CCE em questão. Assim eu consegui reinstalar o windows nele. Outro detalhe é fazer o drive de wifi funcionar. Nenhum desses programas de busca de drive funciona para achar um drive que funcione. Até acham um drive, mas não funciona. E o engraçado é que tem uma ISO do windows 7 32 bits que funciona o maldito wifi sem nem precisar instalar drive. Mas eu consegui achar esse drive que funciona em um forúm que o cara achou e deixou no mega para baixarem. Isso tudo já faz desse CCE uma lenda maldita. rsrs. Outro sistema que eu consegui instalar nele é o NetBSD. O meu CCE é um intel inside atom 1.84GHZ

Se quiser tentar o que eu tentei, posso te dar mais informações em inbox.

Porque inbox? Não acha melhor compartilhar o conhecimento com todos? Pode vir a ser útil à alguém no futuro.

1 curtida

Eu só diria qual a iso pirata do windows que eu usei. Pronto, falei. rs. Aliás eu recorri ao NetBSD exatamente para sair do windows pirata. Mas o NetBSD depois de instalado tem que configurar ele para poder instalar um ambiente gráfico, etc. Eu ainda não sai dessa parte de configurar ele porque o que eu fiz dos tutoriais que vi, não funcionou. Até entrei no grupo do NetBSD oficial para ver pego dicas com os os desenvolvedores, mas ainda não voltei a tentar configurar ele e instalar um ambiente gráfico. Domingo vou ver se consigo.

1 curtida