Eu não acredito que estou escrevendo uma coisa dessas, mais “atualmente” é a mais pura verdade, e claro estou falando de jogos, como entusiasta que adora testar tudo, tenho uma enorme coleção de jogos no Steam, e como uso o linux (mais precisamente o fedora), tenho testado o proton desde de sua primeira versão, e conforme o tempo passa e o proton vai ficando cada vez melhor, e algumas digamos “Bizzarrices” acabaram aparecendo, a questão é que em muitos casos os jogos de Windows rodando pelo Proton, estão se saíndo melhor e as vezes muito melhor do que as versões nativas para o linux, e quando digo melhor não estou me fixando apenas na idéia de FPS, mais também e principalmente na de compatibilidade, vou dar um exemplo simples, o jogo de 2017 “Yooka Laylee”, possui uma versão nativa, cujo port apesar de competente, tem desde seu lançamento apresentado inúmeros problemas relativos aos controles, que raramente funcionam direito como por exemplo o controle de xbox one, que é o campeão de reclamações nesse jogo, porém desde o proton 4.11.5, se você forçar a versão Windows, o controle funcionará perfeitamente e o jogo continuará com excelente desempenho, um outro exemplo interessante é o jogo " A Lenda do Herói", esse jogo possui vários bugs na versão nativa, como morrer próximo de uma área de save e o jogo ficar repetindo uma determinada ação pra sempre, entre outras coisas que simplesmente não acontecem quando o mesmo jogo é executado diretamente pelo proton, li recentemente que o jogo ToeJam and Early por exemplo não mostra vídeos quando executado de forma nativa, somente pelo pronton (mais esse eu não testei), seja como for isso mostra que muitos ports não estão sendo feitos com o devido cuidado, e infelizmente (ao menos para mim) pode também significar que futuramente jogos nativos para linux venham a desaparecer em favor do pronton.
Isso eu tava me questionando, para eu jogar Torchlight II (que e um jogo muito conhecido) eu tenho que excluir um arquivo dele para poder abrir, tenho alguns jogos que sequer abrem e que são nativos, as vezes eu me pergunto se eu baixasse uma versão do windows e rodasse no proton n seria melhor, mas não sei fazer isso.
Separar o texto em parágrafos, ajuda no empenho da comunidade em responder.
Geralmente, a maioria dos usuários ignora postagens com essa formatação que você usou.
concordo que muitos problemas de ports nativos se resolve com proton, mas também concordo que gera outros problemas. O que tem de nego reportando jogo “gold” mas que dá crash em partes especificas do jogo ou que não funciona com hardware X e muitos outros bugs aleatórios…até os que estão na whitelist da valve para o proton tem/tiveram problemas…
no fim das contas, os ports não são perfeitos, pois existe muitos problemas em jogos nativos do windows no windows também (as vezes até os problemas são portados). A diferença que no linux ainda podemos tentar usar o proton/lutris… para resolver, no windows tu tenta formatar o sistema ou espera update para resolver…
Simplesmente entre nas configurações de um jogo Nativo e coloque para forçar a execução de uma ferramente específica ( no caso o pronton).
Como exatamente posso forçar um jogo a abrir pelo proton? Digo, qual parâmetro utilizar na steam?
Na hora em que você for instalar um jogo nativo do linux como exemplo o Yooka Laylee, clique em propriedades e na janela que abrir, lá embaixo marque a opção “Forçar uso de ferramenta de compatibilidade do Steam Play específica”, e ele baixará a versão Windows.
OBS: não sei se funciona se o jogo já estiver instalado.