Navegadores Chromium/based chegando no Flathub!

Google Chrome rodando em sandbox própria para Flatpak (obrigado a Endless) disponível via Flathub-beta (flatpak 1.8 necessário). Reportar possíveis bug’s aqui.


Navegador Brave já com builds para testes (upstream envolvido):
acompanhar em: 1852

Chromium também em WIP:
Acompanhar em: 1857 e 1861

Highlights:

Experimental XDG portal support (so no filesystem access is needed in that case). This is enabled by default but can be disabled if it causes trouble.
Native Flatpak support integrated inside.
VA-API, OpenH264, and libfdk-aac are all enabled.
Contains backports of the new Linux-native memory pressure manager from Chromium 87.
Has open support for Widevine as an extension, but the extension itself has not yet been created.
Has open support for native messaging hosts as another extension point.
Will probably reach build step 39999/40000, then fail with an obscure linker error, because Murphy's law.
Lightly tested.

9 curtidas

Eu não utilizo, mas vai ser uma mão na roda esses navegadores em flatpak…

A alternativa mais viável antes era ou .deb ou CLI (no caso do Brave).

2 curtidas

Estou esperando o Edge, estou usando com minha conta, e a sincronização é muito boa, muito melhor do que eu tinha usado em outros browsers.

1 curtida

Usarei com gosto :partying_face:

Uau, navegadores sandboxed rodando dentro de uma sandbox… qual o próximo? Rodar o bwrap dentro do AppArmor?

Piadas sem graça a parte…

Engraçado que segundo a própria Endless:

This package is used by EOS to package Google Chrome as a flatpak, to provide the “client side” entry point to the sandboxed application, that knows how to run itself from outside the flatpak sandboxed environment.

Em outras palavras, o Google Chrome da Endless é um wrapper que chama o Google Chrome fora da sandbox do Flatpak… alguém explica o paradoxo aí, porque se não vai continuar sendo a mesma coisa do outro Google Chrome

1 curtida

Piadas com parte
Quero ver isso
@Natanael.755

Vai ser uma mão na roda para quem usa Fedora Silverblue e Clear Linux

1 curtida

Snaps nunca vão ser possíveis nas distribuições ostree?

Por questões ideológicas eu acho que não, até dá pra usar em alguns casos mas…

para quem usa qualquer distro…

1 curtida

Esqueceu do Endless OS

Brave já está no Flathub-beta

4 curtidas

Esperando “pingar” no repositório principal :clock1:

Chromium já está no Flathub-beta

2 curtidas

Tipo de notícia que deve ter feito a alegria dos devs do Mint. Soube que eles estavam empacotando o próprio .deb e adicionado ao seu repositório.

Um trabalho a menos agora…

2 curtidas

Tava nada, ele colocaram um .deb vazio

Chromium está no Flathub:

7 curtidas

BOOOORRAAAAAAAAAAA

1 curtida

mais um chromium based chegando no flathub, por enquanto em testes:

1 curtida

Muito bom, softwares importantes, que requerem muita atualização e ainda lidam com tantos dados, parece que Flatpak ou Snap é uma boa solução. Sandbox e faz um pacote só para todas as distros.

5 curtidas