Olá pessoal, estou começando a usar linux, então se tiver alguma coisa que estou fazendo errado, por favor me corrijam.
Estou usando a versão Lubuntu (Ubuntu 18.04.4 LTS) , porque esse pc é antigo e precisa que seja 32bit, até ai tudo bem, porem quando utilizei os navegadores Firefox, Chromium, Vivaldi, o uso de CPU aumentou drasticamente como pode ser visto na imagem abaixo.
O complicado que quando entro no YouTube para ver algum video, a resolução do vídeo começa péssima e travando e se mantem assim, não melhora nada.
Mas quando eu fecho o navegador, o PC fica rápido para usar. Como pode ser visto na próxima imagem o uso da CPU está bem baixa.
As especificações do PC são:
Intel Celeron 2.53GHz
1 GB RAM
Video Agp GTX6200
Se alguém puder me ajudar agradeço, muito obrigado!
É pelo visto seu PC é muito fraco para assistir video usando as resolução atuais então você tera que usar as resoluções que existe a na época em que seu processador foi desenvolvido em 1998.
Mais sem você dizer que CPU é eu não acredito que seja esses primeiros modelos então vou chutar que é o Intel Core 2 lançado em 2006.
Eu lembro que em 2006 eu assistia video no youtube a 480p.
Então 480p ele deve conseguir reproduzir.
Como o seu computador não é atual ele não tem desempenho para rodar video que requer maior poder de processamento que a em que a geração em que ele foi desenvolvido.
E se o seu CPU for de antes de 2006 pior ainda.
2 curtidas
Agora porque esta com essas linhas na imagem?
A sua GPU foi detectada corretamente?
O problema é que nenhum navegador tem aceleração por hardware gpu va-api no linux. Mas isso vai mudar com o Firefox 80 que vai sair no final de agosto. Só resta esperar.
Outra que o lubuntu é pesado, recomendo o devuan lxde ou i3wm.
1 curtida
Estava reparando esses problemas de desempenho com 2 maquinas mais antigas que estava tentando dar uma sobrevida a elas, mesmo instalando o ZorinOS lite, percebi que ligavam bem, funcionavam bem mas era só abrir o navegador que desanimava, tudo lento, travando e etc. Acabei percebendo que uma ou duas abas no navegador podem consumir muito mais do que 1 SO inteiro e infelizmente não da pra fazer muita coisa em relação a isso… 
2 curtidas
Vou tentar te ajudar mas antes quero esclarecer alguns pontos que li nos comentários anteriores.
1 - De fato os navegadores Linux não possuem pleno suporte a decodificacao de vídeos via hardware (GPU). Ps. Não confundir decodificacao com composição acelerada via hardware, coisa que ambos (Firefox e Navegadores base Chromium) já possuem em muitos hardwares com Linux (Intel e amd).
2 - Muitos computadores atuais com Linux já reproduzem vídeos em HD e FullHD a 30 frames estáveis nos navegadores modernos.
3 - O YouTube por padrão usa o codec vp9 que pesa mais em CPUs antigas do que o H264 (antigo codec usado). Uma solução para o seu problema seria testar a extensão h264ify e nas opções dela marcar a opção de bloquear 60fps. Essa extensão por padrão vai usar o codec h264 nos vídeos do Youtube em vez do VP9.
2 curtidas
Acredito que isso seja por causa da câmera, não foi print da tela.
Duvido que a GPU da maquina dele tenha aceleração de hardware.
A maquina dele tem mais de 20 anos pó.
Eu tinha um CPU Core 2 quad e nem GPU ele tinha a GPU ficava no chipset da mobo que nem tinha aceleração também.
Po se tem que levar em conta a época de desenvolvimento do hardware dele.
Acho que nessa época nem existia aceleração de hardware de video.
Talvês existia mais a CPU dele é de 1 core o que me faz duvidar se é um core 2 é bem capais de ser mais antigo que a minha avô.
O seu hardware é muito fraco e antigo, provavelmente nenhum navegador tem aceleração de hardware e roda usando apenas a CPU, por isso o uso é tão alto.
1 curtida