Navegador no Linux Mint Consumindo muito do processador

Tentarei descrever da melhor forma para saber se é um problema do meu hardware ou algum problema no linux mint.

Para qualquer outro uso que faço no meu notebook da positivo com um intel i3 2330m, o processador não sofre, mas, caso eu tente rodar algum vídeo às vezes começa bem, porém depois de um tempo o consumo do processador vai a 100%. O mistério é que caso eu simplesmentes saia da aba do vídeo ou minimize o navegador o consumo abaixa bastante.

Os navegadores consomem bastante CPU mesmo, e o seu processador é um pouco antigo também. Seu navegador é o Firefox? Se for, você pode fazer o seguinte: digitar about:support na parte onde você digita as URLs. Verifique se a parte de HARDWARE_VIDEO_DECODING está do modo como está no print abaixo.

Se estiver como no print, digite about:config no lugar onde se digita as URLs. Pesquise por hardware e coloque o valor de media.hardware-video-decoding.force-enabled para ser true, como no print abaixo.

Fazendo essas coisas, você estará ativando a aceleração de hardware para decodificação de vídeo, o que significa que a GPU passará a decodificar os vídeos que você assistir, dando uma pequena folga à CPU. Se você notar algum problema após fazer as alterações que sugeri, retorne as configurações para como elas estavam antes.
Para ter certeza de que as alterações surtiram efeito, você pode instalar o pacote intel-gpu-tools com o comando sudo apt install intel-gpu-tools. Após isso, dê o comando sudo intel_gpu_top quando estiver assistindo a algum vídeo. A parte de VIDEO deverá estar acima de 0%.

Se quiser saber quais são codecs podem ser decodificados por hardware, instale o pacote vainfo e após isso digite vainfo no terminal.

Se o seu navegador for da base Chromium, siga as instruções deste link para ativar a aceleração por hardware: Aceleração por hardware no Chrome/Chromium - veja como ativar.

1 curtida