Navegador não conecta à Internet

Estou há 2 dias com problemas de acesso à Internet. Inicialmente, pensei que fosse problema de browser, pois conseguia acessar meu cliente de e-mails e outros apps. Mas agora há pouco, fiquei totalmente com o notebook sem conexão Wi-Fi. Tive que apelar para um cabo de rede emprestado para plugar no modem. Porém, ainda sim, o Firefox também não reconhece rede.

Alguém teria alguma hipótese para isso acontecer?

Olá. :waving_hand:

Alguém teria alguma hipótese para isso acontecer?

Você não mencionou se esse problema com Wi-Fi no Debian começou imediatamente após a instalação do sistema no seu computador ou se você já usava o Debian há um tempo nesse computador e o problema só se manifestou agora.
O sistema atualizou recentemente?
Você tem a prática de remover pacotes não usados?
E resquícios de kernels não usados?

Seja como for, considerando:

Mas agora há pouco, fiquei totalmente com o notebook sem conexão Wi-Fi.
Tive que apelar para um cabo de rede emprestado para plugar no modem.

• Hipótese 1

Em se tratando de um notebook: A tampa do notebook bateu?

Descartei a possível causa desse problema de conectividade acontecer por algum choque físico (pancada) sofrido pelo notebook (na região superior da tela, onde geralmente as antenas ficam) que poderia ter danificado as antenas e consequentemente a conectividade wi-fi, por não ter sido mencionado pelo autor do tópico.

em outro tópico

• Hipótese 2

Registro duplicado da rede Wi-Fi. Verifique nas configurações de rede os nomes das “redes conhecidas” ou das “redes salvas”. Se a rede usada estiver registrada mais de uma vez, apague todas as ocorrências e faça uma nova conexão depois.

Considerando:

Inicialmente, pensei que fosse problema de browser, pois conseguia acessar meu cliente de e-mails e outros apps.
Porém, ainda sim, o Firefox também não reconhece rede.

• Hipótese 3

É só você que usa o computador?
Se não, alguém pode ter colocado um endereço de servidor DNS inválido nas configurações do navegador Firefox… Esse é o tipo de coisa que faz um navegador ficar sem acesso a internet enquanto outros programas acessam normalmente.

Repare que não tenho uma hipótese para causa desses problemas se se considerar todos os sintomas mencionados juntos.

bom, vamos lá:

• eu não compartilho a máquina com ninguém. 100% uso pessoal;
  • não há nenhuma rede wi-fi duplicada;
  • o notebook não sofreu nenhum tipo de dano físico;
  • o problema só se manifestou agora, nos últimos dias, e apenas no Firefox;
  • atualizei o sistema normalmente, mas dias antes do problema aparecer. Nesse intervalo, o notebook foi desligado e religado;

posso informar mais coisas pra levantar as causas, se necessário.

Uhn… Com essas novas informações…

:thinking: Pensando em termos de resolver o problema eu tentaria apagar a pasta de configuração do Firefox na /home.
Aí qualquer configuração que pode ter causado o problema voltará pra padrão (isso vai eliminar qualquer suspeita sobre uma configuração feita por engano no navegador - Apesar de que não vai revelar qual foi o problema :disappointed_face:).

Pensando em termos de contornar o problema (:eyes:) eu tentaria usar o Firefox com outro tipo de empacotamento: Flatpak ou Snap…

Talvez outras pessoas possam encontrar uma solução se souberem qual Firefox você está usando, e em qual empacotamento. (?).
Se não me falha a memória, o Debian vem com a versão ESR do Firefox em .deb.
:thinking:
Não sei se vai fazer diferença, mas… Talvez.

Bom.. Agora não me ocorre mais nenhuma ideia do que pode estar causando o problema e como você pode resolvê-lo.

Boa sorte na resolução do seu problema.
:crossed_fingers:

Bom dia meu caro, se tentou instalar outro navegador?

Estranho ser somente o Firefox, tem alguma outra coisa que a gente não ta vendo

Olá,

1. Quando conecta e não navega, geralmente de configuração de DNS, verifique essas configurações no seu aplicativo de rede. Tente configurar os do google por exemplo: 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

2. Outra possibilidade menos provável, seria a configuração do Firewall estar bloqueando. isso vai depender se você configurou firewall ou algo assim. tente realizar um ping e vê se tem retorno.

ping -c 4 8.8.8.8

Veja se offline está ativado

O modo “Trabalhar Offline”. Acesse o menu (☰), vá em “Mais” e selecione “Trabalhar Offline

sim, só o Firefox está com esse problema. tô usando o Chromium pra responder a esse tópico.

Como resolver o erro “Offline” com Wi-Fi conectado:

• Menu Arquivo: Pressione a tecla Alt para exibir o menu superior, clique em “Arquivo” e desmarque a opção “Trabalhar offline”.

Veja se funcionav

:+1:

a opção já não estava marcada. mas resolvi marcá-la, fechar o navegador e abrir novamente. sem sucesso

Uma opção como sugerido anteriormente seria apagar as pastas do firefox, da sua home, seria como uma instalação nova.

Para fazer isso acesse o seu gerenciador de arquivos, procure a opção de visualizar arquivos arquivos ocultos, localize as pastas você pode apagá-las ou renomeá-las tipo nome tipo .mozilla-old.

Esse “~“ indica que é sua home e pastas que começam com “.“ ponto são ocultas.

~/.mozilla/
~/.cache/mozilla/

Outra dica com base na imagem que você me postou do ping, não precisa usar sudo para tudo quando for usar o terminal. O sudo é um recurso que deve ser usado apenas em certas situações, use com cuidado! Apenas quando exige super usuário, tipo instalar um programa via linha de comando. Mas para um usuário iniciante pode usar apenas as ferramentas gráficas.

Ok.

Veja se o proxy está configurado?

Deixa sem proxy

eu só usei o sudo para aproveitar e atualizar uns pacotes no sistema. mas agradeço a dica, de toda forma