Não tem internet Wifi no meu Arch linux 2019

Fiz tudo certinho,instalei o arch linux 2019 com interface gráfica cinnamon e o gerenciador gdm,acho que é assim que se diz,porém meu arch linux 2019 no meu notebook ficou sem internet wifi,mesmo tendo instalado o dialog com o comando:

wireless_tools wpa_supplicant dialog

aparece a mensagem quando tento me conectar na wifi-menu

Conection Failed.

Agora gostaria de saber:

O que tenho que fazer para ter internet wifi no arch?

0 Likes

Instalou o Network Manager?

0 Likes

Esse ainda não.Obrigado,Qual é o comando para instalar ele?

0 Likes

Eu nunca instalei esses pacotes que você mencionou, só o Network Manager é suficiente.

Instalação

sudo pacman -S networkmanager

Habilitação do serviço

sudo systemctl start NetworkManager
sudo systemctl enable NetworkManager
0 Likes

na verdade esses pacotes são dependencias do Network Manager, mas é ele que organiza tudo de uma maneira “amigável”

0 Likes

Imaginei, só nunca parei para prestar atenção nas dependências mesmo. No caso do PC do meu irmão eu tive que instalar o broadcom-wl, pois a placa de rede dele utiliza um firmware proprietário da Broadcom.

0 Likes

Muito obrigado pela ajuda,mas não foi,instalei o networkmanager e dá erro,será que minha placa de rede também é da Broadcom?

0 Likes

Você pode verificar o modelo com o comando lspci -k.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Wireless_network_configuration#Check_the_driver_status

0 Likes

O modelo da minha placa de rede é uma qualcomm atheros ar956x wireless network adapter,como faço para instalar o Driver dela no Arch linux 2019?

0 Likes

A minha é o modelo AR9565, não fiz nada de especial, os drivers do kernel funcionaram normalmente.

0 Likes

A minha deu erro,quando faço o comando

wifi-menu dá o seguinte erro

Connection Failed e aparece uma pergunta em inglês se quero algo Yes ou No(Sim ou não).

0 Likes

Você provavelmente fez algo errado durante a instalação/configuração, tudo que eu fiz foi instalar o Network Manager e ativar o serviço, funcionou perfeitamente. Instalei o sistema utilizando um cabo ethernet.

0 Likes

Pois é não usei cabo,só a internet sem fio,diz certo por isso deu o erro?

0 Likes

Difícil dizer, nunca tentei dessa maneira, sempre uso o cabo pra instalar. Segui a Arch Wiki e nada mais.

1 Like