Não seria a hora do Pinguim ganhar território?

Adoro o Linux, meu filho usa o Windows 10 devido ao Roblox que ele adora jogar, nessa última atualização começou a dar tela azul, já fiz vários testes no hardware e tudo em ordem, o problema é no sistema mesmo. Caso contrário já teria trazido ele para o mundo Linux. (Rsrsrs)

2020 é o ano do Linux no desktop

/s

Pelo que vi é noticia sobre o mercado as pessoas podem ter comprado com Linux e chegar em casa e colocado o Windows pirata !
Tem é que ver lugares que verifica o sistema operacional em uso tipo a Steam bla bla.
Ala quando olha na Steam: Pesquisa de Hardware e Software do Steam
A redução do Windows chega nem a 0,3% muito inferior dos 2,3%.
E o Linux 0,02% o que comprova que as pessoas compra Linux e formata para Windows.

Geralmente essas pessoas que ao comprarem, vem com linux desktop. Geralmente, vêm com um linux nada habitual.
Kd o Paint? Kd o botão de Maximizar? Aonde está o icone Meu Computador na área de trabalho?
Até pessoas que não fizeram curso de informática, a principio só tem em mente o Ambiente como a Microsoft coloca. Até porquê naquela Lan House os computadores que vão mecher é um Windows 7 ou 10 da vida. Ai quando vão finalmente comprar o Seu primeiro PC que acabou comprando o que cabia no orçamento - Vem com um linux que nem Android lembra.
Ai quando descobre que o sistema que veio não é o Windows pq já tá morrendo de dificuldades, pensa logo em botar logo aquele sistema que pra ele já é mais familiar.

O pior é que as fabricantes querem só que seu produto tenha saída. Só o lucro, sem visar se o que vai ser entregue é algo que vai passar uma boa imagem.
Geralmente são derivações linux malfeitas e mal otimizadas, ou fogem demais da visão da pessoa que tá comprando Seu primeiro Computador, de como é o Ambiente do Desktop.

Tudo isso mancha o nome - a visão - do Linux.

1 curtida

Minha sogra comprou o 1 Notebook dela. Um multilaser que veio com Keep OS.
Primeiro computador dela. Antes disso só usava o Android pelo celular e ia pras lan houses caso fosse necessário, ou imprimir alguma coisa.

Mas veio com o Gnome como interface principal.
Nada contra o Gnome. Mas para quem está comprando algo novo, ficou dificil a lógica de uso.

Mas quando fiz logoff e entrei pelo Lxde, que já vinha pré-instalado, tava lá o Lxde basicão, feião. Como se tivesse sido empurrado o pacote só por ter mesmo. Sem polimento nem personalização para mostrar como opção de uma distribuição feita como produto. Além de não vir instalado o Synaptics para poder usar o

Mas no que personalizei, troquei a barra pela do Xfce com Whiskermenu e Dockbarx, e troquei pelo Nemo o gerenciador de Desktop. Ela achou fácil.

Então um dos grandes males é as fabricantes que tem a oportunidade de embarcar as suas releazes em PCs para serem comercializados, não criarem “um bom Cartão de Visitas” para o usuário comum.

1 curtida

Acredito que o que mais contribui na dificuldade do pinguim ganhar território é a facilidade que o windows oferece na hora de solucionar os problemas que dizem respeito a usabilidade, coisa que não existe de forma evidente no linux. É claro que as pessoas podem dizer “ah mas é só rodar um único comando no terminal e você instala um programa” o problema é que as vezes o usuário digita esse comando errado, as vezes não é aquele o nome do programa no repositório, as vezes tem uma mensagem de erro, e o usuário simplesmente não tá afim de gastar 5 ou 10 minutos do seu dia pesquisando na internet como instalar tal coisa no linux; ele só quer sentar na cadeira e usar; prova viva disso é o esforço que as pessoas fazem para jogar no linux hoje em dia… instalar os drivers de vídeo, instalar wine, instalar o lutris, configurar o lutris com versões específicas do wine, instalar o vulkan, configurar o lutris com versões específicas do vulkan… coisa que nenhum usuário de windows 10 passa; no máximo vai instalar os drivers da nvidia e olhe lá.

1 curtida

Nesse caso, já seriam por parte os fabricantes dos games criarem um pacote tipo .bin ou .appimage pra baixar e jogar.
Ai eu queria ver o Linux superar o Windows rapidinho no quesito Jogos.

1 curtida

Se a Canonical, Suse, Redhat e Google, (ou o @Diolinux - kkkkkkkk) por exemplo, fizesse uma gigantesca parceria com as desenvolvedoras para distribuir os games em .bin ou .appimage seria :top:.

1 curtida

Continuando a discussão do Não seria a hora do Pinguim ganhar território?:

Mas aí teria que convencer as empresas a portabilizar os jogos para Linux, o que é muito difícil porque a venda de jogos para Linux não vai sustentar o custo de produção.

E sobre o que o @denielt disse, é a mais pura verdade, Windows pode até ter seus problemas mas ainda apresenta maior facilidade do Linux. Enquanto Linux parece ser uma cambiarra que tentam fazer funcionar, no Windows apenas funciona.

1 curtida

Engraçado, não jogo praticamente nada desde 1999, então quanto a Lutris, Vulkan, Wine, etc… Não faço ideia.

Porém, o real problema é q quando se pede ajuda para instalar algo, virem de imediato com a linha de comando. Aí a chance de dar problema e assustar o usuário é real mesmo. O q custa falar para usar a central de programas, synaptic, Yast 2, Gnome Software, Mint Install, Discovery ou outra?

Sou da opinião de quem já é usuário Linux, evite ao máximo falar sobre o terminal com quem está chegando “agora”.

1 curtida

Realmente dois conhecidos meus fizeram isso… (Provavelmente era pirata n me lembro)
Porem na época eu ainda era iniciante nesse mundo e não tinha como ajudar tipo melhorando a interface ou sla :v

Sim. A intenção seria exatamente essa. Se as gigantes fizessem algum tipo de acordo comercial, iria sim Alavancar o Linux.

Quantos canais do youtube vicê não vê falando sobre dicas fáceis e gratis pras mais diversas gambiarras no Windows para conseguir alguma coisa? Com uma parceria dessas facilitando a execução do Game tão esperado, desenvolvida pelas próprias fabricantes. Começaria agerar um movimento de divulgação de:

  • ‘O Seu Jogo preferido, na plataforma gratuita’.
  • ‘Não compre mais pcs com Windows para os seus jogos…’.
  • ‘Seu PC travou no seu jogo preferido? Não pague mais um técnico pra isso. Joque no linux’
  • ‘Jogue o seu jogo favorito a partir de um pendrive’

… e coisas assim. Propagandas como essas alavancariam mais usuarios para o linux facim facim. (A Lá TeteuTutors, kkkkkkk)

1 curtida

Tem que fazer a plataforma Linux crescer com adesão de usuários primeiro para depois chamar a atenção de empresas de jogos.

Exatamente cara! Não dá pra trazer o público de games pro Linux se a gente nem tem a sensação do momento que é a GeForce Now. Outra coisa é: o Lutris faz um trabalho incrível, mas faz um trabalho incrível para quem tem um computador bom, uma GTX, processadores bons. Se você tentar jogar League of Legends ou Brawlhalla tendo um dualcore e usando linux você não consegue, não vai passar de 20/30fps, pelo simples fato de que está emulando; mas no windows você consegue isso… empresas como a HiRez e a Riot otimizam seus jogos para rodarem até numa torradeira, e é por isso que elas tem um público absurdamente enorme, qualquer pessoa consegue jogar league of legends até num celeron, desde que esteja no windows. E eu falo tudo isso por experiência própria, não sou um jogador assíduo desses jogos, mas sou do osu!, que por sorte é opensource e tem versão pra linux.

1 curtida

Acho que justamente a facilidade com que fazer algumas coisas é um requisito essencial para um usuário final. O que que acaba faltando é esse tipo de visão por parte de algumas distros.

Por exemplo, eu curto muito o workflow do Gnome, porem não me adapto ao Gnome sem extensões, extensões essas que são coisas básica e que só facilita a vida do usuário mas não vem nem opção de colocar, não mostra em canto nem um que exite extensões.
Usando o KDE, ai você tem opções de mais, funções de mais, algumas coisas confundem e não fica harmonizo como no geralmente fica no Gnome e no Windows.
(lembrando que isto é minha opinião)

Ter opções simples de usar, fácil de entender e agradável aos olhos ajuda a atrair usuário ao sistema (ou plataforma Linux). Tanto quanto a facilidade em instalar software, simplicidade de rodar jogos já seria ótimo, mesmo que com desempenho menor em alguns casos, mas já é um começo.

Terminal é bom de usar? Consegue resolver tudo de forma rápida? Sim! Mas não é simples ou intuitivo para a grande maioria dos usuários, você não tem um flow de como fazer algo e que te chame a atenção. Exemplo, instalar software, você vai na loja procura um e baixa, pronto, o usuário comum sempre vai conseguir fazer aquilo, desde que a loja seja algo fácil de ele achar claro. O usuário vai procurar em sites, como instalar tal coisa, praticamente todos fazem isso no Windows, que te apresenta um .exe que dois clicks e esta lá… no Linux te apresentam 3, 4, 8 linhas de comando o que não é nem um pouco intuitivo para o usuário. Uma coisa simples seria criar um formato de arquivo que executasse essas linhas de comando mas com um instalador gráfico. (não sei o quão inseguro isso possa ser por causa de gente que possa colocar comando maliciosos).

Mas tenho certeza que isso tudo iria ajudar com a experiencia de usuários casuais que acabaram de chegar no Linux.

1 curtida

Depende de vários fatores. Se for um PPA, basta entrar como root, add o PPA, atualizar e instalar.

Ai é que ta, como vou falar para meu pai que para ele instalar alguma coisa tem que:

  1. Procurar um site falando como instalar
  2. Abrir terminal
  3. Entrar em modo root
  4. Colocar o comando do PPA
  5. Atualizar com um comando
  6. Instalar com um comando

Este fluxo ele não teria paciência de fazer nunca e com certeza iria falar “coloca uma coisa mais fácil ai” ou “coloca algo pra burro mexer porque sempre é mais simples, não tem que pensar muito”.

Encontrei isso em uma busca rápida na net Como instalar PPAs no Ubuntu em modo gráfico e os passos não são nem um pouco simples também.

1 curtida

O problema de se basear na Steam, talvez seja que as pessoas não costumam responder essa enquete, e outra coisa é um nicho de ampla dominância do Windows, por serem games. Linux atualmente tem bastante compatibilidade, acho que mais que macOS até se for ver, mas a Steam em específico, apesar de ser um termômetro legal, pode não refletir o restante do mercado.

1 curtida

Primeiro veja se já não existe no repositório, o q é provável q sim…

Pessoal, tudo é muito relativo!! Instalei o Manjaro Linux no notebook da minha mãe e o Linux Mint no notebook do meu pai. Tudo que eles precisam, que geralmente é básico está na mão.

Gente, existe uma quantidade enorme de pessoas que utilizam seus computadores para coisas básicas e o Linux atende perfeitamente.

1 curtida