Não sei qual distribuição de linux pegar para fazer dual-boot com windows

Boa noite,

Eu quero fazer um dual boot windows 10 com linux, mas não sei qual distribuição de linux pegar. É mais para estudos/trabalho.
Meu note é um LENOVO MT_80UJ_BU_idea_FM Lenovo ideapad 110-14IBR
Processador: Intel(R) Celeron(R) CPU N3060 @ 1600GHz, 1601 Mhz, 2 Núcleo(s)
2gb de RAM

Alguém poderia me recomendar alguma distribuição do linux?

Olá amigo, como vai?
Acredito que não vai ser possível cravar uma única distro, mas as pessoas podem te dar um caminho, mas a decisão final é sua.
Como você tem uma pouca quantidade de memória ram, o ideal é que se use um sistema com uma ambiente de trabalho leve.

Começando pelas flavours do ubuntu temos:
ubuntu mate (com mate desktop)
lubuntu (com lxqt)
xubuntu (com xfce, na minha opinião e o xfce mais feinho)

distros baseadas no ubuntu:
zorin os lite (com xfce, eu acho esse o xfce mais bonito por padrão)
mint xfce
mint mate

distro independentes:
solusOS com mate

distro baseada em arch:
manjaro xfce

teste essas e talvez você goste de alguma, não sei como o kde se comporta com apenas 2gb de ram, mas você pode testar algumas dessa distros em sua versão kde, enfim é isso, você vai ter que testar para ver qual você mais gosta. :slightly_smiling_face:

5 curtidas

Por volta de 1900 mb com quatro abas do FireFox, Teams e o Konsole rodando:

Ainda sugiro ao OP testar o Solus MATE. Leve e tem, praticamente, tudo que um usuário comum precisa na software center (fora suporte a Snaps e Flatpak habilitados por padrão).

3 curtidas

Galera, consegui. Agradeço aos dois pela ajuda.

1 curtida

Olá Thunderbird.

Sugiro você testar através de máquina virtual as distros Linux.
Primeiro análise as características delas e faça o teste por 1 semana. Tudo o que faz no Windows tenta replicar para a distro que está usando.
Depois você poderá ter uma base qual vai “adotar”.

Seja bem vindo!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.