Então, quando eu tento escutar alguma coisa no elementary os sem os fones de ouvido, simplesmente os alto-falantes não emitem nenhum som, sendo que eu fiz um dual boot com o linux mint, e no mint eu não tenho problema algum envolvendo o som, eu estou usando o Elementary OS 5.1.5 Hera, num notebook da dell, Inspiron-5570:
Me ajuda aí meu
Fala, amigo! Você conectou algum cabo HDMI no sistema recentemente?
Outra coisa… Um software que, de modo geral, me ajuda bastante a configurar o som é o Pulse Audio Volume Control (sudo apt install pavucontrol
, para instalar). Sendo assim, eu recomendaria que você instalasse ele. Vem com bem mais opções de configuração, diferente desse menu de configuração de som do Elementary OS, que é bem limitado.
Eu conectei sim o notebook na tv esses dias, mas gora eu não estou com nada conectado.
Eu instalei esse programa aí mas não adiantou muito não, continua sem som:
1 curtida
Bom, eu acho que não tem jeito mesmo, vou formatar esse hd e colocar outra distro no lugar, mas obrigado mesmo assim por tentar ajudar 
Já aconteceu algo assim comigo no Ubuntu 18.04 LTS. Como fiz para resolver? Reconectei novamente o cabo HDMI na TV, abri o Gnome Control Center, fui para “Som” e selecionei “Alto-falantes padrão”.