Não consigo visualizar diversas fotos no meu computador

gimp

Não sei o que aconteceu, mas não estou conseguindo visualizar algumas fotos que tenho salvas no meu PC, tanto no Linux quanto no Windows.
No Windows os visualizadores de imagens dizem que o arquivo está vazio ou que o arquivo não é possível ser aberto. No Manjaro aponta falha de carregamento dos metadados.
Na imagem abaixo um print dos erros que apontam o Gimp, o Inkscape e o Gwenview.
Alguém pra me ajudar? Estou desesperada! :sob:

0 Likes

Tem certeza de que as imagens não estão corrompidas? Você conseguia abrir elas antes?

0 Likes

Sim. Antes eu abria normalmente

0 Likes

Se tiver um pendrive por ai, tenta enviar as imagens para o mesmo e abrir dentro dele.

0 Likes

Se você copiou as imagens de um lugar para outro os arquivos provavelmente foram corrompidos no processo.

0 Likes

Pode ser que tenham corrompido.
Porém, quando aconteceu isso com alguns arquivos meus, descobri por acaso que se mudasse a extensão, por exemplo, de JPG para jpg (em minúsculo), jpeg ou png, a imagem poderia ser aberta. Nem sempre funcionou, mas tenta com uma foto. Pode ser que dá certo.

0 Likes

Ja aconteceu isso comigo, era so o programa que não conseguia abrir.
Baixe o gthumb e tende de novo com ele

0 Likes

Tentei, mas não funcionou.

0 Likes

já tinha feito isso e não deu certo. :cry:

0 Likes

Mesma coisa. Não abre

0 Likes

Porém são imagens de alguns anos que antes eu podia visualizar. Não movi nem as copiei recentemente.

0 Likes

Natacha , beleza ?

No caso, as fotos estão armazenadas em qual tipo partição ?
É uma partição que é montada tanto no Windows e no Linux ?
Deu algum tipo de problema como travamento no Windows antes de surgir esse problema ?
Se caso for uma partição NTFS, reinicie pelo Windows tente abrir novamente, os arquivos. Caso ser um erro na partição NTFS, quando logar no Windows, vai fazer automaticamente a verificação da partição.

Um abraço !!!
Claudiomar

0 Likes

Envia as imagens pra algum serviço na nuvem tipo Google Drive, Dropbox e tenta abrir elas por lá, se abrirem, talvez o problema não esteja no arquivo.

0 Likes

Beleza.

Estão em uma partição NTFS que uso como disco D: no Windows.
Não recordo de nenhum travamento.
Já verifiquei possíveis erros na unidade e não apareceu nada.

0 Likes

Tentei, não adiantou. :broken_heart:

0 Likes

Windows 10?

O Windows 10 nunca desliga de fato o sistema, ele usa um tipo de hibernação profunda, então se você tentar acessar a partição do Windows através do Linux você tem grandes chances de corromper arquivos.

0 Likes

Sim, Windows 10.
Poxa, pode ter acontecido isso mesmo.
Mas eu desativo a inicialização rápida do Windows sempre. Já pra não ter problemas ao acessar os arquivos dessa unidade pelo Linux.

0 Likes

Pra desligar a hibernação do windows quando ele desliga é só usar o comando no cmd(admin) powercfg.exe /hibernate off que assim o sistema deixa de hibernar e desliga de fato.

0 Likes

Não sei te dizer qual o procedimento para desativar a hibernação, nunca usei o Windows 10, mas já vi muitas reclamações de arquivos corrompidos por causa desse comportamento.

0 Likes

Dependendo de como foi corrompido, existem alguns programas que ajudam a recuperar. Existe programas tipo: PhotoRec, EaseUS Data Recovery e vários outros que podem ajudar, mas sinceramente é bem difícil de dar jeito.

1 Like