Não consigo visualizar diversas fotos no meu computador

Não sei o que aconteceu, mas não estou conseguindo visualizar algumas fotos que tenho salvas no meu PC, tanto no Linux quanto no Windows.
No Windows os visualizadores de imagens dizem que o arquivo está vazio ou que o arquivo não é possível ser aberto. No Manjaro aponta falha de carregamento dos metadados.
Na imagem abaixo um print dos erros que apontam o Gimp, o Inkscape e o Gwenview.
Alguém pra me ajudar? Estou desesperada! :sob:

Tem certeza de que as imagens não estão corrompidas? Você conseguia abrir elas antes?

Sim. Antes eu abria normalmente

Se tiver um pendrive por ai, tenta enviar as imagens para o mesmo e abrir dentro dele.

Se você copiou as imagens de um lugar para outro os arquivos provavelmente foram corrompidos no processo.

Pode ser que tenham corrompido.
Porém, quando aconteceu isso com alguns arquivos meus, descobri por acaso que se mudasse a extensão, por exemplo, de JPG para jpg (em minúsculo), jpeg ou png, a imagem poderia ser aberta. Nem sempre funcionou, mas tenta com uma foto. Pode ser que dá certo.

Ja aconteceu isso comigo, era so o programa que não conseguia abrir.
Baixe o gthumb e tende de novo com ele

Tentei, mas não funcionou.

já tinha feito isso e não deu certo. :cry:

Mesma coisa. Não abre

Porém são imagens de alguns anos que antes eu podia visualizar. Não movi nem as copiei recentemente.

Natacha , beleza ?

No caso, as fotos estão armazenadas em qual tipo partição ?
É uma partição que é montada tanto no Windows e no Linux ?
Deu algum tipo de problema como travamento no Windows antes de surgir esse problema ?
Se caso for uma partição NTFS, reinicie pelo Windows tente abrir novamente, os arquivos. Caso ser um erro na partição NTFS, quando logar no Windows, vai fazer automaticamente a verificação da partição.

Um abraço !!!
Claudiomar

Envia as imagens pra algum serviço na nuvem tipo Google Drive, Dropbox e tenta abrir elas por lá, se abrirem, talvez o problema não esteja no arquivo.

Beleza.

Estão em uma partição NTFS que uso como disco D: no Windows.
Não recordo de nenhum travamento.
Já verifiquei possíveis erros na unidade e não apareceu nada.

Tentei, não adiantou. :broken_heart:

Windows 10?

O Windows 10 nunca desliga de fato o sistema, ele usa um tipo de hibernação profunda, então se você tentar acessar a partição do Windows através do Linux você tem grandes chances de corromper arquivos.

1 curtida

Sim, Windows 10.
Poxa, pode ter acontecido isso mesmo.
Mas eu desativo a inicialização rápida do Windows sempre. Já pra não ter problemas ao acessar os arquivos dessa unidade pelo Linux.

Pra desligar a hibernação do windows quando ele desliga é só usar o comando no cmd(admin) powercfg.exe /hibernate off que assim o sistema deixa de hibernar e desliga de fato.

1 curtida

Não sei te dizer qual o procedimento para desativar a hibernação, nunca usei o Windows 10, mas já vi muitas reclamações de arquivos corrompidos por causa desse comportamento.

1 curtida

Dependendo de como foi corrompido, existem alguns programas que ajudam a recuperar. Existe programas tipo: PhotoRec, EaseUS Data Recovery e vários outros que podem ajudar, mas sinceramente é bem difícil de dar jeito.

2 curtidas