Não consigo utilizar as usb 2.0

Olá comunidade, sou iniciante aqui e estou empolgado. Instalei o Linux mint, ele está instado com o windows em inicialização dupla. Instalados em HDs diferentes. O problema é que eu só tenho acesso nas USBs 3.0 que só possuo 2 portas na minha placa. Sendo assim eu não posso utilizá-lo pois preciso de mais USBs disponíveis.

Obs.: O problema não existe no windows ou na BIOS. Só encontro na instalação do Linux e no sistema já instalado.

Placa mãe Gigabyte 970-D3P
Processador FX6300
Ram 8gb
Vídeo MSI gforce 210

Tenho amigos que não utilizam o sistema pelo mesmo problema, aguardo respostas e estou disponível para mais detalhes.

Alguém me ajuda? :sob: Sem isso eu não consigo utilizar o sistema. E estou ancioso para isso…

Já chegou a pensar em comprar uma HUB USB?

1 curtida

Pensei Pero Soy muy pobre, voce também utiliza um Hub? Ou as 2.0 funcionam no seu?

Já que ninguém deu uma resposta vou lançar uma que muita gente pode rir.
Você já tento compilar o kernel 5.5.10 com o padrãozão?

É facilzinho compilar só é trabalhoso.
Mais o padrão acredito que é o menos trabalhoso.

Use o “apt-get build-dep PACOTE” para que sela instalado os pacote de dependência de compilação.
build-dep - Configura as dependências de compilação de pacotes fonte
Você pode escolher qualquer pacote de kernel no build-dep o unico objetivo é instalar as dependências de compilação.

Descompacte o kernel 5.5.10 em algum diretório e acesse o terminal e login como “root”.
Acesse a pasta do código fonte do kernel 5.5.10 no terminal usando o “cd /DIRETORIO” e execute o

make menuconfig

No menu que aparecer vai em salve e salva como .config.

make -j4 bindeb-pkg

O -j diz quantos core tem o seu CPU o -j4 diz que tem 4 core você pode mudar de acordo com o numero de core existente no seu CPU
Quando terminar a compilação vai estar gerado os pacote DEBIAN (.deb) de instalação do kernel 5.5.10 no diretório superior do diretório do código fonte do kernel 5.5.10.
Então é so instalar os novos pacotes DEBIAN no seu Linux Mint com o comando.

dpkg -i PACOTE

ou

gdebi PACOTE

Reinicie com o novo kernel 5.5.10 e teste as USB.

Você pode obter o kernel 5.5.10 neste site:
www.kernel.org

Você pode chegar por mensagens de erro com o comando sudo dmesg | grep usb.

1 curtida

E ai conseguiu usar a USB 2.0?

Comprei cabo de rede e estou usando apenas teclado e mouse. Vou tentar a sua dica assim que terminar um bico que estou fazendo e não posso comprometer o windows agora. Mas tentarei.