Não consigo usar o Node.js no Vim

[Editado pq acho que do jeito que está acabou gerando perda do foco da pergunta :sweat_smile:] - Olá a todos! Tudo bem?

Pessoal, instalei o Node.js no meu computador e segui os passos de um dos nossos colegas que compartilhou o seu Vim personalizado para trabalhos com o Node.js. No entanto, não estou conseguindo usá-lo…

Provavelmente não estou usando o programa da forma correta… Por favor, alguém pode me ajudar?

Segue um exemplo: Fiz um arquivo que é um jogo de adivinhacao.js, abro ele no Vim e no modo normal digito: esc:!node adivinhação.js e me aparece uma mensagem de erro que traduzi, mas ainda não compreendi…

[Editado 2]: Ah, por favor, alguém pode me enviar um exemplo de código feito no Vim e que rode no Node.js? Não sei se é assim que se fala os termos, mas eu gostaria de ver funcionando só isso mesmo rsrs.

Enviando prints:


Uma dúvida, você está fazendo um console app ou web com css e html? Se for console app, tá ai o erro. A estrutura que você está usando é para DOM, que é voltado para web. Olha só o button.onclick, é um evento para GUI.
Recomendo o curso de JavaScript (0800) do Dev Aprender e do Gustavo Guanabara. Um livro bacana, acha-se online com facilidade (não postarei link algum por motivos lógicos), é o Eloquent JavaScript de Marijn Haverbeke.
Ah, por sinal, a documentação da Mozilla é muito boa para JS → Introduction to the DOM - Web APIs | MDN.

1 curtida

Adiciono mais: o erro que ele está dando não tem nada haver com “o vim não está configurado para trabalhar com o node.js”, o erro vem do próprio shell. Recomendo muito o VSCode, com a extensão JavaScript (ES6) code snippets, ainda mais que você terá um debugger para ajudar a entender a lógica por trás do que você está fazendo, o que é muito bem vindo quando está começando e mais ainda quando você precisar diagnosticar um erro de lógica ou afins. Eu uso o vim aqui no Windows, mas não para desenvolvimento mais robusto, apenas para um edição rápida, afinal, não adianta nada fazer muita coisa na munheca e ficar vindo uns erros bobos, como sintaxe e demorar muito para codificar. A gente da área de desenvolvimento tem que ser eficiente e eficaz :slight_smile:

Como já falaram, o código é pra rodar no navegador, não no node…

Sobre produtividade e aprendizado, o importante no começo é aprender bem. Preocupe-se com ser eficiente e eficaz depois de aprender bem a base. É a mesma fórmula de ensinar a calcular no papel e depois usar a calculadora. Se começar com a calculadora vai ficar dependente dela. O vim é otimo para começar pela via das pedras, bem como o vscodium (versão do vscode sem telemetria) é otimo pra evitar de ficar redigitando o feijão com arroz quando vc for experiente.