Opa pessoas tudo bem?
Eu tenho um notebook com 4gb de ram com Intel Core I3 que eu uso para instalar e testar distros linux, e eu já testei todo tipo de distro como Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, Linux mint e varios outros, e todas as distros funcionavam corretamente, exceto as que eu mais estava curioso em testar que são as distros baseadas no Arch Linux.
Primeiro eu queria testar principalmente o manjaro ( também testei o Endeavor mas deu o meso resultado) , mas toda vez que eu instalava a distro e desligava ou reiniciava o notebook ele ou ficava numa tela preta como se estivesse no terminal, ou apanas aparece como se eu não tivesse instalado.
Eu fiquei confuso, pois isso nunca tinha acontecido com nenhuma outra distro, apenas com as baseadas no Arch, não sei se foi eu que não instalei da forma certa, se meu notebook não suporta ou se é problema no kernel, já tentei dasativar o secure boot mas também não deu certo, se alguem puder me ajudar eu estarei muito agradecido
(Notas extras)
Quando eu dava boot em qualquer distro linux aparecia varias mensagens com AE_NOT_FOUND, mas todas elas eu conseguia usar de boa, menos as com Arch, e também quando eu desligava ou reiniciava alguma distro com o Arch aparecia RUN_ISO_ERROR.
Com o arch, você só testou as distros baseadas? tente instalar o arch em si para ver se continua isso, o @Dio fez um vídeo ensinando como instalar pelo arch-install, assim já dá para ter uma noção básica do que está acontecendo. INCRÍVEL! Tenha o sistema BASE do Steam Deck no seu PC de GRAÇA! - YouTube ← link do vídeo.
Também você pode testar o manjaro LTS para ver se pode ser kernel.
Uma outra sugestão, caso não tenha usado eles, testa criar o pen drive bootável com o Etcher ou o Ventoy:
Eu digo isso porque quando eu instalei o Arch no meu laptop, com o Rufus instalava mas não dava certo de jeito nenhum. Mas com o Etcher funcionou de primeira.
Dê um pouco mais de informações sobre o modelo do notebook, é possível que o problema esteja simplesmente relacionado com alguma configuração de vídeo como GPUs mais antigas ou mesmo híbridas.
Você pode usar este tópico para entender como coletar informações sobre o seu hardware.
O que significa que o sistema boota. Não há nada de errado com o kernel, então.
Pode ser um problema com driver de GPU ou com o bootloader. Ainda vamos precisar de mais informações sobre a máquina.
Eu já tive esse problema de o computador bootar numa tela preta com um tracinho branco piscando, como se fosse um terminal. O motivo foi que o meu notebook era antigo e com vídeo híbrido (intel+nvidia) e o problema surgiu em distribuições baseadas em Ubuntu, logo após trocar o driver noveau pelo driver proprietário nvidia. Suspeito que seu problema seja o mesmo (talvez a instalação do Manjaro esteja usando o driver proprietário nvidia). No sistemas Ubuntu, para resolver basta abrir um terminal tty (aperte ctrl-alt-F3, por exemplo) e em seguida desinstalar todos os pacotes que começam com “nvidia”. Daí o sistema boota usando driver noveau e tudo volta a funcionar. Outra solução é desativar a dGPU na bios, daí o sistema só vai usar a GPU integrada (intel). Boa sorte!
Você desabilitou o boot security ao instalar o linux? O linux não tem suporte para boot security, então você precisa entrar no seu setup e configurar isso para boot security disable. Outra coisa muito importante, é na instalação. Como você realiza a instalação do sistema? modo gráfico ou texto?
O que eu posso dizer, é que talvez, esse problema esteja relacionado a configurações do seu setup. Tente postar um screenshot da tela e o modelo de bios que usa. Fica mais fácil resolver sua instalação, caso ainda não tenha resolvido.