sou usuario linux a 3 anos e meio, fiz a migração porque um amigo me disse que o sistema era melhor que windows, pra edição de videos e as ferramentas pra isso eram excelentes, e realmente ele tinha razão.
ainda tem muito pra eu aprender, e gostaria de ajuda pra explicar como posso usar a minha memoria toda, nas ediçoes de video que faço.
eu fiz a compra de um notebook modelo samsung RV 415,
AMD Dual Core E-300 (1.3 ghz), 2GB DDR3, 500GB, 14” LED HD
comecei a fazer as edições com essa configuração usando o Openshot e o Videcutter.
meu sistema operacional que uso com frequência é o Linux Mint, comecei a utilizar na versão 17, e estava até a dois meses atras com a 19. mais os videos não estavam indo bem, conversei com uns amigos que também utilizam linux e fui aconselhado a trocar de sistema e colocar um mais leve, e sem muitos gráficos pesados, pesquisei alguns, (Linux Lite, mx18 e Peppermint 9), fiquei com essa ultima por utilizar ubuntu como matriz.
fiz a substituição da memória de 2 gb, por duas de 4gb de 10200, mais ai esta a questão não obtive resultado satisfatório, e quando coloco pra renderizar videos simples de ate 5 minutos, demora o tempo de quando era apenas 2gb de memoria. o que eu faço…
Eu imagino que memória ram n faça muita diferença na renderização, como também SSDs não fazem. Os determinantes são CPU e GPU.
Não adianta fazer upgrades de partes do Hardware se outro componente está sendo o gargalo do desempenho
boa noite
então a troca de sistema operacional não influenciou em nada no desempenho, e no real objetivo… esse processador trabalha com dois nucleos, ativava quando era windows, mais nunca consegui fazer usando linux, isso poderia de alguma forma ajudar no desempenho caso fosse ativado.
O problema com certeza e na CPu e gpu vc já monitorou o consumo de memória e processador enquanto está realizando as edições de vídeo,pois demanda muito processamento e gpu.
boa noite.
qual programa uso pra monitorar isso…
pois vejo o uso da memoria abrindo o terminal, la aparece quanto esta consumindo no momento. e não chega a 2gb.
Como o Beto disse você pode monitorar seu hardware durante uma renderização pra saber quais componentes estão na sua performance máxima, limitando o desempenho.
Você pode usar o htop pra ver memória e os núcleos do processador. Pra ver a GPU já falaram num vtop, ou algo assim, mas nunca cheguei a usar
Se a memória n chega ao maximo então ela n é a limitadora nesta situação
vou fazer isso agora, instalar esses dois programas e fazer um teste.
Acho que é nvtop o nome do htop pra gpu, falei errado
Eu digo com certeza isso, como o amigo disse acima ,pois tive o mesmo problema ,sabe qual a solução ?
Troquei por uma máquina top!Ryzen 2700x ,1070ti ,estava igual a vc tirando leite de pedra ,meu note era um Sony vaio i7 com gpu 2gb,8gb de ram,a memória não sofria nas edições ,era tranquilo mas o processador e gpu estavam sofrendo gargalos a chegar reiniciar o note por superaquecimento.
Vc disse uma coisa curiosa sobre o processador usar somente um núcleo .Instale o hardinfo para fazer os Benchmarks da sua máquina vai te auxiliar bastante nisso.
O próprio htop já mostra o uso percentual de cada núcleo da CPU.
Mas também existe a possibilidade de ser um problema envolvendo os drivers. Principalmente falando nas placas de vídeo da Nvidia.
Com certeza a NVidia por muitos anos nem ligava para o Linux agora recentemente ela vem dizendo que vai melhorar isso ,mas aqui no Brasil e complicado pois muitos usam gpus antigas que ainda dão um caldo com Linux .
esse htop funcionou, achei aqui no gerenciador de aplicativos, e ja descobri so colocando so fazendo um titulo animado que o problema esta no processador…
a memoria esta travada no 1.73
mais o processador esta batendo 99% os dois, pensei que so 1 estivesse ativado.
Pois e a solução infelizmente e upgrade se seu note não tiver processador soldado na placa vc poderia fazer,agora se for soldado na placa só outra máquina.
pensei que tivesse alguma forma de remediar apenas fazendo algumas configurações. mais percebi que não, tenho que investir num notebook mais parrudo e de processador melhor…
obrigado a todos que me auxiliaram, um abraço.
Tranquilo amigo ,isso e um ótimo aprendizado !Agora vc sabe pra qual tipo de aplicação sua nova máquina tem que ter ok! Abraços
Isso, infelizmente só um hardware novo
Pelo menos o upgrade de memória vai melhorar muito o seu uso diário executando tarefas.
Cria esse hábito de sempre estudar seu PC avaliando o desempenho pra fazer o upgrade dos componentes ideais
mais uma pergunta, eu preciso fechar esse topico, ou dar como concluido…
Não precisa fechar,só adicionar a palavra RESOLVIDO, juntamente com o título do seu tópico, para outros se por um acaso tiverem curiosidade, verificarem o assunto ok!