Não consigo usar a memoria do notebook na edição de videos

sou usuario linux a 3 anos e meio, fiz a migração porque um amigo me disse que o sistema era melhor que windows, pra edição de videos e as ferramentas pra isso eram excelentes, e realmente ele tinha razão.
ainda tem muito pra eu aprender, e gostaria de ajuda pra explicar como posso usar a minha memoria toda, nas ediçoes de video que faço.
eu fiz a compra de um notebook modelo samsung RV 415,
AMD Dual Core E-300 (1.3 ghz), 2GB DDR3, 500GB, 14” LED HD
comecei a fazer as edições com essa configuração usando o Openshot e o Videcutter.
meu sistema operacional que uso com frequência é o Linux Mint, comecei a utilizar na versão 17, e estava até a dois meses atras com a 19. mais os videos não estavam indo bem, conversei com uns amigos que também utilizam linux e fui aconselhado a trocar de sistema e colocar um mais leve, e sem muitos gráficos pesados, pesquisei alguns, (Linux Lite, mx18 e Peppermint 9), fiquei com essa ultima por utilizar ubuntu como matriz.
fiz a substituição da memória de 2 gb, por duas de 4gb de 10200, mais ai esta a questão não obtive resultado satisfatório, e quando coloco pra renderizar videos simples de ate 5 minutos, demora o tempo de quando era apenas 2gb de memoria. o que eu faço…

1 curtida

Eu imagino que memória ram n faça muita diferença na renderização, como também SSDs não fazem. Os determinantes são CPU e GPU.

2 curtidas

Não adianta fazer upgrades de partes do Hardware se outro componente está sendo o gargalo do desempenho

2 curtidas

boa noite
então a troca de sistema operacional não influenciou em nada no desempenho, e no real objetivo… esse processador trabalha com dois nucleos, ativava quando era windows, mais nunca consegui fazer usando linux, isso poderia de alguma forma ajudar no desempenho caso fosse ativado.

O problema com certeza e na CPu e gpu vc já monitorou o consumo de memória e processador enquanto está realizando as edições de vídeo,pois demanda muito processamento e gpu.

1 curtida

boa noite.
qual programa uso pra monitorar isso…
pois vejo o uso da memoria abrindo o terminal, la aparece quanto esta consumindo no momento. e não chega a 2gb.

Como o Beto disse você pode monitorar seu hardware durante uma renderização pra saber quais componentes estão na sua performance máxima, limitando o desempenho.

Você pode usar o htop pra ver memória e os núcleos do processador. Pra ver a GPU já falaram num vtop, ou algo assim, mas nunca cheguei a usar

Se a memória n chega ao maximo então ela n é a limitadora nesta situação

2 curtidas

vou fazer isso agora, instalar esses dois programas e fazer um teste.

Acho que é nvtop o nome do htop pra gpu, falei errado

1 curtida

Eu digo com certeza isso, como o amigo disse acima ,pois tive o mesmo problema ,sabe qual a solução ?
Troquei por uma máquina top!Ryzen 2700x ,1070ti ,estava igual a vc tirando leite de pedra ,meu note era um Sony vaio i7 com gpu 2gb,8gb de ram,a memória não sofria nas edições ,era tranquilo mas o processador e gpu estavam sofrendo gargalos a chegar reiniciar o note por superaquecimento.

2 curtidas

Vc disse uma coisa curiosa sobre o processador usar somente um núcleo .Instale o hardinfo para fazer os Benchmarks da sua máquina vai te auxiliar bastante nisso.

1 curtida

O próprio htop já mostra o uso percentual de cada núcleo da CPU.

Mas também existe a possibilidade de ser um problema envolvendo os drivers. Principalmente falando nas placas de vídeo da Nvidia.

2 curtidas

Com certeza a NVidia por muitos anos nem ligava para o Linux agora recentemente ela vem dizendo que vai melhorar isso ,mas aqui no Brasil e complicado pois muitos usam gpus antigas que ainda dão um caldo com Linux .

1 curtida

esse htop funcionou, achei aqui no gerenciador de aplicativos, e ja descobri so colocando so fazendo um titulo animado que o problema esta no processador…

a memoria esta travada no 1.73
mais o processador esta batendo 99% os dois, pensei que so 1 estivesse ativado.

Pois e a solução infelizmente e upgrade se seu note não tiver processador soldado na placa vc poderia fazer,agora se for soldado na placa só outra máquina.

1 curtida

pensei que tivesse alguma forma de remediar apenas fazendo algumas configurações. mais percebi que não, tenho que investir num notebook mais parrudo e de processador melhor…
obrigado a todos que me auxiliaram, um abraço.

1 curtida

Tranquilo amigo ,isso e um ótimo aprendizado !Agora vc sabe pra qual tipo de aplicação sua nova máquina tem que ter ok! Abraços

1 curtida

Isso, infelizmente só um hardware novo :frowning:
Pelo menos o upgrade de memória vai melhorar muito o seu uso diário executando tarefas.

Cria esse hábito de sempre estudar seu PC avaliando o desempenho pra fazer o upgrade dos componentes ideais

1 curtida

mais uma pergunta, eu preciso fechar esse topico, ou dar como concluido…

Não precisa fechar,só adicionar a palavra RESOLVIDO, juntamente com o título do seu tópico, para outros se por um acaso tiverem curiosidade, verificarem o assunto ok!

1 curtida