Não consigo rodar jogos da source engine no arch

Exceto pelo csgo, todo jogo da valve que eu abro dá uma tela preta e fecha no mesmo instante.
Não encontrei nenhuma forma de encontrar algum log.
Specs:
Arch com gnome 43
Ryzen 7 5880H
16gn de ram
GTX1650 Mobile

Olá @droyd9, tudo bem contigo?

O primeiro ponto é garantir que você instalou todos os pacotes necessários para sua GPU no Arch, dá uma conferida no guia de instalação. Outro ponto é que, se você tiver duas GPUs (integrada no Ryzen e a GTX), você provavelmente precisará configurar o Prime, para poder escolher entre elas.

https://wiki.archlinux.org/title/PRIME

:vulcan_salute:

Oi Eddie!
Já faz um tempinho que eu configurei isso, tanto que é a primeira vez que eu tenho problemas com algum jogo.

Para o Half Life e o Portal, dá certo usar o proton, mas o TF2 precisa do VAC.
Acho que deve estar faltando alguma biblioteca para a engine funcionar, pesquisei e não encontrei nada.

A Valve apoia o uso do Wine ela tem ate o seu fork do Wine(Proton) projetado para facilitar o uso da API Wine em sua plataforma e fazendo suas modificação para rodar mais jogos sem intervenção técnica do usuário, e ela não impede o VAC de rodar no Wine.
Então é por outra razão que o TF2 não esta rodando. A causa não é o VAC.

Se você quiser confirmar acesse o suporte do TF2 abrindo um ticket e faça a pergunta.

Ah sim!
Mesmo assim, vou pesquisar por que a versão nativa não está funcionando, sempre usei a nativa no meu pc antigo sem nenhum problema.

Se você trapacear usando cheat para obter vantagem usando o Wine você estará sujeito a ban VAC.
Isso não significa que o VAC esteja desativado so porque esta no Wine.
Eu tenho convicção de que a Valve esta de olho nesses tipos de cheat.