Não consigo reinstalar o GRUB

Atualmente, uso dual boot… e anteontem eu resolvi desinstalar o Mint, pelo ubuntu e até ai foi tranquilo… Só que com o anúncio do Gamepass pra PC, eu vi que teria que atualizar meu WIndows do 7 pro 10, fiz uma pesquisa antes e todos os sites diziam que era só instalar o Windows 10 e depois configurar o GRUB novamente, porém, me ocorreu essa mensagem de erro:


No desespero, achei como solução o repair boot, porém também deu erro com ele:

Gostaria de saber se tem algum jeito de resolver isso, ou só formatando e instalando o Ubuntu novamente?

2 curtidas

Pro boot repair funcionar tu tem que iniciar ele no mesmo modo que teu sistema ta instalado, aparentemente teu sistema ta em uefi, tenta entrar na bios e coloca o pendrive para iniciar em modo UEFI, ai deve dar certo…

2 curtidas

Ok, vou tentar aqui. Valeu!

Consegui usar o Boot Repair, mas quando reinicio o sistema ele vai direto pro Windows 10.
Se eu ativar o UEFI ele mostra uma mensagem de erro no carregamento do Windows e se eu desativar ele entra direto no Windows 10…
Vou tentar fazer a instalação manual do GRUB só que pelo UEFI pra ver se vai…

Pelo que entendi teu Ubuntu tá instalado em modo UEFI e o Windows 10 em modo legacy, é isso? Se for, até onde sei, não tem como iniciar sistemas instalados de formas diferentes sem modificar o modo de inicialização na BIOS, pros dois funcionarem ao mesmo tempo tu vai ter que reinstalar o Windows em UEFI ou o Ubuntu em legacy.

2 curtidas

Pior que nem mexi em nada disso de Legacy ou UEFI… Pelo visto vou ter que reinstalar o Ubunto msm…

1 curtida

Verifique na sua bios estar com o Legacy mode e o Secure Boot desativado, e também tente gerar o EFI boot com o comando

sudo efibootmgr

Como faço essa verificação?

Na bios antes de ligar o computador

1 curtida

Resolvi o problema… Tentei reinstalar pelo terminal, só que na hora de instalar o GRUB eu tava usando sdb no final, porque é o diretório das minhas partição, mas era pra ter usado o sda como ensinam os tutoriais.

2 curtidas