Não consigo mudar os drivers da minha placa de vídeo

Resolvi tomar coragem pra instalar o Lutris pela primeira vez, pois meu Windows está com problemas com bluetooth, sendo que no Linux funciona tranquilo e muito dos jogos que eu tenho na Epic Games, eu prefiro jogar pelo controle bluetooth. Mas logo de cara me deparei com problemas pra mudar o driver de minha placa de vídeo.
Eu adicionei o PPA exatamente como ensinam, mas na hora de selecionar outros drivers, ele simplesmente não seleciona. Até aparecem os outros drivers, mas eu não consigo selecioná-los.
Durante a instalação do Lutris, eu simplesmente ignorei isso e fui para as outras partes, apesar de ter tido problemas, consegui resolver os outros, e instalar o Lutris e o Laucher da Epic Games, mas esse erro dos drivers eu não faço ideia de como resolvo.
Faz muita diferença deixar no driver instalado manualmente? (caso eu não consiga mudar o driver)

Como você instalou esse driver da NVIDIA? Foi manualmente mesmo? Porque daí o gerenciador de drivers do Ubuntu não consegue desinstalar, por isso você não consegue selecionar os outros drivers.

1 curtida

Na real, eu nunca mexi com essa parte de drivers no Ubuntu, até porque eu acho que o Ubuntu faz isso automaticamente durante a instalação ou atualização do sistema. O máximo que eu faço é verificar e realizar atualizações pelo Gerenciador de Atualizações.
( Se eu mexi nessa parte de drivers, foi sem perceber, porque as vezes eu quero fazer algo e só saio copiando os comandos que vejo na net ;-; )
Mas nunca parei pra mexer nessa parte de drivers em específico, pelo menos até hoje.

Aparentemente, o driver foi instalado manualmente, mas você pode forçar a reinstalar pelo terminal com o comando: sudo apt install nvidia-driver-435

1 curtida

De alguma forma, você quebrou o apt, deve ter alguma pacote que você atualizou e depois removeu o repositório, é o mais provável de ter acontecido, mas é bem difícil diagnosticar isso.

Tem alguma forma de desfazer isso?

Se você puder descrever como chegou nessa situação, sim.

Pelo que você comentou, eu acredito que seja porque eu desinstalei alguns repositórios hoje de manhã, tentando resolver alguns problemas na sorte… Um foi o do MegaSync, e o outro foi o próprio dos drivers da Nvidia, mas o dos drivers eu instalei o repositório novamente e o MegaSync eu desinstalei o programa do computador.

Então, ainda é uma informação um pouco vaga sugerir uma correção, mas você pode tentar instalar o synaptic e na sessão Status, você vai em Instalado (local ou obsoleto) e reverte todos os pacotes que estiverem lá.

1 curtida

Vou terminar um serviço aqui e faço isso… Vou aproveitar pra reiniciar a máquina também, porque as vezes isso já resolve.
Assim que fizer passo o feedback aqui. Mas desde já, muito grato pela ajuda!

1 curtida

Onde vou pra reverter?

Reiniciei o computador e a opção sumiu…

Mano, tô com muito ódio de mim mesmo kkkk
O problema era que eu não atualizado o sistema, só isso… Abri o Gerenciador de atualizações e coloquei pra atualizar que resolveu. Descobri na sorte, tava entrando em desespero já

Glórias…haha

Instala o 435.

1 curtida

Minha placa é uma GTX 1050 ti, no site da Nvidia diz que o recomendado pra ela é o 430 ‘-’

O 435 ainda é beta, se não me engano, mas funciona de boa.

1 curtida

Ok. Muito obrigado man!

1 curtida

salvou a noite… valew