Eu transicionei do mint para o arch para testar o hyprland, e acabei baixando também gnome e kde caso nn me adaptasse, no setup do arch-install escolhi o leiaute do teclado “us”, pois era esse tipo de teclado que eu estava usando.
Acabei trocando para um teclado “br-abnt2”, e olhando na archwiki segui o tutorial da pagina " Linux console/Keyboard configuration" como mudar de leiaute. usando “localectl set-keymap --no-convert br-abnt2” troquei o leiaute e o status mudou para:
System Locale: LANG=en_US.UTF-8
VC Keymap: br-abnt2
X11 Layout: us
X11 Model: pc105+inet
X11 Options: terminate:ctrl_alt_bksp
mas nada mudou, procurei um pouco mais na archwiki e achei a pagina “Xorg/Keyboard configuration” (essa pagina nn tem tradução para português), lancei o comando de status “setxkbmap -print -verbose 10” e a resposta: “WARNING: Running setxkbmap against an Xwayland server”
Eu estava usando plasma então troquei para o GNOME (Xorg) e lancei o comando novamente e funcionou, então lancei o comando para alterar o comando “setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2” E funcionou imediatamente no terminal, lancei o comando de status denovo e de veio a resposta de br-abnt2 correta. Entretanto quando mudei de novo para o plasma novamente estava com o leiaute “us”, imaginei que poderia ser por alguma configuracao do plasma ou por conta do wayland, então mudei para o hyprland para testar e realmente essa “solução” so funciona no xorg e no momento que eu dou log-out ela volta pro leiaute us.
então finalmente minha pergunta, como eu altero a leiaute do teclado geral no sistema para todas as interface, protocolos, e servidor grafico tanto wayland quanto xorg?