Olá pessoal, estou precisando de ajuda para resolver um problema inesperado que surgiu.
RESUMINDO O PROBLEMA
O gerenciador de arquivos simplesmente não consegue mais montar um dos meus HD Externos, aparecendo a seguinte mensagem de erro:
Um ou mais arquivos deste dispositivo estão abertos no aplicativo “file.so”.
e fica eternamente carregando, impedindo até de desligar o computador.
EXPLICANDO EM DETALHES
Havia um arquivo zipado de onde extraí duas pastas e em seguida deletei-as, depois quando fui limpar a lixeira, todos os demais arquivos foram eliminados menos essas duas pastas, que o Dolphin dizia que não poderia excluir devidos a um erro de codificação de caracteres ou algo assim.
Como bastava ignorar a mensagem, continuei usando normalmente, até que, quando usei o Nemo e limpei a lixeira, as pastas problemáticas foram excluídas de vez. Pensei: “legal, problema resolvido!”.
Mas foi aí que a coisa realmente ficou séria. Agora quando plugava o HD não conseguia mais acessar o HD nem a lixeira em nenhum dos dois gerenciadores de arquivos.
Daí fui em ~/.local/share/Trash/.directory e eliminei as duas entradas para os nomes das pastas que ainda estavam lá (mas que já havia sido de fato deletada definitivamente pelo Nemo) e assim voltei a ter acesso a lixeira.
Ou seja, consegui resolver uma parte do problema relacionada a mensagem de erro que também dizia que arquivos estavam abertos no aplicativo “trash.so”.
Agora resta esse tal de “file.so” que sequer sei onde fica localizado e parece ser a causa de tudo.
NOTA: tanto o Dolphin quanto o Nemo reconhecem o HD exibindo o ícone para acessá-lo e mostram as propriedade (a porcentagem de espaço livre e usado), indicando que os arquivos ainda estão lá, só não consigo acessá-lo.
E mais, todas a portas USB funcionam normalmente montando outros HDs e pendrive.
Alguém pode me dá uma luz de como resolver isso sem perder meus arquivos?
Desde já agradeço toda e qualquer ajuda.