Não consigo mais montar o HD Externo por causa do "file.so"

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para resolver um problema inesperado que surgiu.

RESUMINDO O PROBLEMA
O gerenciador de arquivos simplesmente não consegue mais montar um dos meus HD Externos, aparecendo a seguinte mensagem de erro:

Um ou mais arquivos deste dispositivo estão abertos no aplicativo “file.so”.

e fica eternamente carregando, impedindo até de desligar o computador.

EXPLICANDO EM DETALHES
Havia um arquivo zipado de onde extraí duas pastas e em seguida deletei-as, depois quando fui limpar a lixeira, todos os demais arquivos foram eliminados menos essas duas pastas, que o Dolphin dizia que não poderia excluir devidos a um erro de codificação de caracteres ou algo assim.

Como bastava ignorar a mensagem, continuei usando normalmente, até que, quando usei o Nemo e limpei a lixeira, as pastas problemáticas foram excluídas de vez. Pensei: “legal, problema resolvido!”. :slightly_smiling_face:

Mas foi aí que a coisa realmente ficou séria. Agora quando plugava o HD não conseguia mais acessar o HD nem a lixeira em nenhum dos dois gerenciadores de arquivos.

Daí fui em ~/.local/share/Trash/.directory e eliminei as duas entradas para os nomes das pastas que ainda estavam lá (mas que já havia sido de fato deletada definitivamente pelo Nemo) e assim voltei a ter acesso a lixeira.

Ou seja, consegui resolver uma parte do problema relacionada a mensagem de erro que também dizia que arquivos estavam abertos no aplicativo “trash.so”.

Agora resta esse tal de “file.so” que sequer sei onde fica localizado e parece ser a causa de tudo.

NOTA: tanto o Dolphin quanto o Nemo reconhecem o HD exibindo o ícone para acessá-lo e mostram as propriedade (a porcentagem de espaço livre e usado), indicando que os arquivos ainda estão lá, só não consigo acessá-lo.
E mais, todas a portas USB funcionam normalmente montando outros HDs e pendrive.

Alguém pode me dá uma luz de como resolver isso sem perder meus arquivos?
Desde já agradeço toda e qualquer ajuda.

Seria interessante colocar informações do sistema de arquivos que você está usando nesse HD.

É ext4, fat32, ntfs?

Talvez seja apenas o caso de você rodar o fsck nele, ou se for ntfs, verificar e corrigir erros no windows.

O file.so é uma biblioteca, então ele está sendo usado por algum outro programa. Para saber qual é…

1. Descubra qual o /dev/ do HD Externo (passe o mouse no Nemo)
  2. Faça lsof -c file.so -t (dev do HD). Vai aparecer os números dos culpados por estar segurando o HD externo.
  3. Abra o KSysGuard, pesquise os número que o lsof acusou. Clique em cima do file.so com o botão direito, vá para o processo pai, anote o nome dele.
  4. Anote os culpados aqui para vermos o que se pode fazer.

Esse meu HD externo está formatado como ext4. Força do hábito, já que só uso linux. Se estivesse em ntfs evitaria esse tipo de problema ou não tem nada a ver?

Tando no Nemo quanto no Dolphin só dá pra ver o nome do HD, no caso, “ROM-4TB_2”.

No Gerenciador de Partições do KDE, só mostra a mensagem: "Procurando dispositivo: ‘/dev/sdb’ " e nada mais.

Então rodei lsof -c file.so -t /dev/sdb1 e o resultado foi 11923

No KSysGuard, descobri que o processo pai do “file.so” é o kdeinit5:

E em “Informações detalhadas da memória” mostra:
file.so (with pid 11923)
kdeinit5: (with pid 1558)

Eu faria o seguinte:

• Reiniciaria o computador
  • Login no modo texto (evitar montagem automática do seu hd)
  • sudo fsck.ext4 -v /dev/sdb1
  • Login no modo gráfico e veja se resolveu.