Estou com um problema bem irritante com relação aos ppa’s já faz algum tempo. Nunca tive problemas para adicionar ppa’s antes em outras distribuições, mas desde que instalei o Xubuntu 20.04.1 LTS, no início desse ano, tive problemas para instalar alguns programas, pois sempre que tentava adicionar o ppa, o terminal ficava em branco, durante vários minutos, até finalmente pedir para eu apertar enter. Porém, após mais alguns minutos, retorna uma mensagem de erro (sempre o mesmo erro).
Hoje, fui tentar instalar o caffeine, e tive o mesmo problema. Já procurei em vários lugares na internet e não encontro uma solução pra isso. Segue abaixo uma cópia do terminal:
sudo add-apt-repository ppa:caffeine-developers/ppa
The latest packages for Caffeine.
Mais informações: https://launchpad.net/~caffeine-developers/+archive/ubuntu/ppa
Prima [ENTER] para continuar ou Ctrl+C para cancelar a sua adição.
Error: retrieving gpg key timed out.
Logo após esta mensagem de erro, o terminal fica congelado novamente, com aquele quadradinho piscando, até que depois de mais algum tempo ele termina e me libera pra digitar outros comandos.
Eu acredito ser impossível que a culpa seja da internet, já que a internet aqui em casa é muito boa. A não ser que o provedor possa estar bloqueando alguma coisa. Eu diria que há algo de errado com essa instalação do Xubuntu, porque quando eu usava o Mint não tinha esses problemas. Alguém tem alguma sugestão pra resolver este problema?
Só para acrescentar, esse mesmo erro sempre acontece quando tento instalar o pcsx2, e o battery-monitor também. O pcsx2 eu consegui por algum milagre instalar (não me lembro mais como fiz, mas deve ter sido algum método alternativo sem ppa’s), mas o battery-monitor até hoje não consegui (todos os métodos alternativos falharam). Não são todos os ppa’s que estão falhando, mas muitos estão, a ponto de sempre que eu vejo um programa que precisa de ppa’s pra instalar, já bate a preocupação se vai funcionar ou não.