Não consigo mais adicionar alguns PPA's

Estou com um problema bem irritante com relação aos ppa’s já faz algum tempo. Nunca tive problemas para adicionar ppa’s antes em outras distribuições, mas desde que instalei o Xubuntu 20.04.1 LTS, no início desse ano, tive problemas para instalar alguns programas, pois sempre que tentava adicionar o ppa, o terminal ficava em branco, durante vários minutos, até finalmente pedir para eu apertar enter. Porém, após mais alguns minutos, retorna uma mensagem de erro (sempre o mesmo erro).
Hoje, fui tentar instalar o caffeine, e tive o mesmo problema. Já procurei em vários lugares na internet e não encontro uma solução pra isso. Segue abaixo uma cópia do terminal:

sudo add-apt-repository ppa:caffeine-developers/ppa
 The latest packages for Caffeine.


 Mais informações: https://launchpad.net/~caffeine-developers/+archive/ubuntu/ppa
Prima [ENTER] para continuar ou Ctrl+C para cancelar a sua adição.

Error: retrieving gpg key timed out.

Logo após esta mensagem de erro, o terminal fica congelado novamente, com aquele quadradinho piscando, até que depois de mais algum tempo ele termina e me libera pra digitar outros comandos.

Eu acredito ser impossível que a culpa seja da internet, já que a internet aqui em casa é muito boa. A não ser que o provedor possa estar bloqueando alguma coisa. Eu diria que há algo de errado com essa instalação do Xubuntu, porque quando eu usava o Mint não tinha esses problemas. Alguém tem alguma sugestão pra resolver este problema?

Só para acrescentar, esse mesmo erro sempre acontece quando tento instalar o pcsx2, e o battery-monitor também. O pcsx2 eu consegui por algum milagre instalar (não me lembro mais como fiz, mas deve ter sido algum método alternativo sem ppa’s), mas o battery-monitor até hoje não consegui (todos os métodos alternativos falharam). Não são todos os ppa’s que estão falhando, mas muitos estão, a ponto de sempre que eu vejo um programa que precisa de ppa’s pra instalar, já bate a preocupação se vai funcionar ou não.

Só uma atualização: consegui instalar o battery-monitor hoje (no caso a versão beta), seguindo as orientações dos desenvolvedores (por um método que não usa o ppa). Mas, ainda estou querendo saber como resolver este problema com os PPA’s, porque como disse, isso tem acontecido muito frequentemente.