Nao consigo instalar ubuntu

desde ontem to tentando instalar o ubuntu e não consigo, a instalação ocorre normalmente e aceito reiniciar como eles pedem aparece a seguinte imagem quando era pra entrar no ubuntu

pensei que era por que instalei no pendrive sem ser UEFI pois minha BIOS e UEFI e hoje pela amanha instalei o boot em um novo pendrive com UEFI e acontece o mesmo erro, já instalei em outras maquinas antes e nunca deu problema

abaixo esta uma imagem da minha bios caso alguém consiga me ajudar, desde já obrigado

FFS, nos ajude a te ajudar.
1- Qual o programa foi usado para criar o pendrive de boot?
2- O Secure Boot foi desativado na BIOS?
3- Qual a versão do Ubuntu em questão?
4- Já tentou instalar outra distro além do Ubuntu (base distinta)?

1 - usei o YUMI-UEFI-0.0.4.5
2- Sim
3- 22.04
4- ainda não

Baixa uma ISO nova e faz o pendrive com o BalenaEtcher. Me parece que a ISO usada veio bichada

1 curtida

Baixei uma ISO nova, pelo balena quando termina e via formata o pendrive dá erro ele cria duas partição e diz que não tem permissão para formatar

fiz o boot novamente no RUFUS, ele abre faz a instalação normalmente e etc e no fim dá o mesmo erro, vi que quando vai abrir o ubuntu pelo pendrive aparece alguns erros da bios



Estranho, tente fazer o pen-drive bootável usando o Ventoy e teste com outra distro.

Eu dei uma pesquisada rápida aqui e isso parece ter algo haver com o ACPI, dá uma olhada nesse tutorial caso não consiga dar boot com o ventoy: ACPI error ao tentar dar boot para instalar uma distribuição GNU/Linux.

Entre no F12 Boot Menu e habilite ele. Depois CTRL+S e e vai aparecer Sata mode e dê um enter…mude para a opção AHCI ou ACPI, não sei qual vai estar na sua máquina. Depois tente instalar novamente.

1 curtida

Isso é erro de porta sata ou cabo.

Tente trocar o cabo sata ou a porta

Eu desliguei o HD e liguei os cabo dele no SSD, reinstalei o ubuntu e funcinou, porém no carregamento do ubuntu aparece alguns erros, devo me preocupar ?

Erro de ACPI BIOS

Pode tentar atualizar a bios.
Pode tentar mudar configuração de vídeo.

Não é importante

Nvidia ou intel?

a placa de video é AMD
Processador intel

Habilite o vmx na bios?

https://www.asus.com/br/support/FAQ/1043786/

segui os passos e o erro VMX sumiu agora só aparece os ACPI

Qual o sistema de arquivos utilizado?

Ext4, xfs…?

Em uma rápida busca, alguns falam que pode ser o cabo e a porta?

Já tentou tracar a porta sata para ver se o erro persiste?
Tem outro cabo?

ext4, eu troquei o cabo ontem e entrada e to conseguindo usar o ubuntu porém sempre na inicialização aparece esses erros, tenho mais cabos aqui, depois vou testar

Tente colocar na porta 1 , em vez da porta 0.

Só para teste

troquei de porta e o erro continua aparecendo

Que o erro é no sat0

Mudando a porta aparece o que?

Veja se o ssd está ok?
Pode tentar ver se tem erro no sistema de arquivos

Exemplo

fsck /dev/sda1

aparece o mesmo erro

tem 6 entradas sata
SATA3G_1 (SSD)
SATA3G_2 (CDROM)
SATA6G_1
SATA6G_2
SATA6G_3
SATA6G_4

será que tem algo a ver ?

ontem meu pai disse algo sobre o SSD e bios sobre AHCI e como ele passou por aqui deu uma olhada e viu e disse que está normal, ja vou ver se tem erro no sistema de arquivos e te mando

O ssd deveria ficar nessa.

Pois é 6G e não 3G

O 2 primeiros 3G são sata II

Estes são sata III

Recomendo deixar no sata III

Deve até ser por isso.
O ssd é sata III e esta no sata II

E deixe o cdrom em SATA6G_2

Informação

SATA I = 1GB/s
SATA II = 3GB/s
SATA III = 6GB/s

Vai ficar até mais rápido

2 curtidas