Não consigo instalar pacotes ou fazer configuração no sistema (Ubuntu)

ubuntu

Gente, ajuda, eu estava usando o lubuntu 16.04 e tudo bem, ai apareceu pra atualizar e eu pensei: pq nao? Mas agr depois de atualizar pra versao 18.04 nao consigo mais configurar nada, ou instalar, nem o gerenciador de pacotes sy abre, o que faço?

0 Likes

Olá @kaka! Provavelmente um pacote (ou vários) não foi instalado corretamente e por isso seu sistema acabou quebrando. Não vejo muitas opções a não ser criar um pendrive de instalação do 18.04 e fazer uma instalação limpa do Ubuntu.

Faça backup de seus dados antes de efetuar a reinstalação .

Agora é tarde para isso, mas não é recomendado fazer atualizações entre versões assim, mesmo nas LTS que são muito confiáveis sempre podem ocorrer problemas devido à grande quantidade de mudanças que são necessárias.

1 Like

Serio que essa é a unica opção? Eu vou ter que instalar os programas td de novo, as personalizaçoes… aaah eu quero chorar. Finalmente consegui que sistema rodasse de boa e atendesse td que eu queria.

0 Likes

Eu tenho um net mt fraquinho, que eu inclusive ja abusei dele testando distro. Eu nao sei nd do assunto, mas qual o risco do pc morrer por muitas formatações?

0 Likes

Essa não é a única opção, você poderia ir fazendo diversos testes e identificar quais pacotes quebraram e ir corrigindo até ficar estável, seria um trabalho manual extenso e complexo mesmo para alguém experiente.

Os HD’s e SD’s foram feitos para milhares de ciclos de gravação então uma formatação normal não vai prejudicar um disco que esteja em boas condições.

É realmente muito ruim quando tentamos algo novo e esbarramos em problemas no meio do caminho, mas fazer uma atualização completa de versão é um risco enorme - se seu hardware é limitado você não deveria ter tentado fazer isso.

Você pode tentar fazer o seguinte: dar boot por um pendrive com uma distro do tipo livecd para copiar o que precisar para outro micro ou algum serviço de nuvem e então formate com tranquilidade.

[ ]-)
Boa sorte.

0 Likes

Obrigada, vou formatar sim. Cm eu disse, nao entendo muita coisa, nao sabia que poderia dar algum problema. Obg. Boa noite

1 Like