Não consigo instalar o Wine no Ubuntu

Eu to querendo instalar um programa do Windows, então tentei instalar o Wine mas graças a minha sorte ele não instalou nem falou pra instalar o Gecko nem o Mono, então deletei o Wine e tentei por esse tutorial - " Veja como instalar o Wine no Ubuntu 20.04 LTS ou superior e derivados " Mas deu erro no repositório, alguém pode me ajudar nisso? :smiley:

@thespation posso responder ou vai colocar este tópico como “não listado” também, meu chefe?

1 curtida

Tomara que ele não feche pq eu realmente estou precisando

1 curtida

Qual o nome do programa?

Editei a mensagem inicial, pode seguir.

1 curtida

Obrigado :smiley:

1 curtida

Um programa que eu to precisando que só precisa do Wine mono e o Gecko

:thinking:

Resumindo, só preciso de ajuda pra instalar o Wine, só o Wine

Só vou ensinar-te a instalar o Wine. O jogo rodar ou não é problema seu, visto que não apoio e nem colaboro com a pirataria, ainda mais no mundo Linux.

Só vou ensinar-te a instalar o Wine. O jogo rodar ou não é problema seu, visto que não apoio e nem colaboro com a pirataria, ainda mais no mundo Linux.

1. Habilite a arquitetura 32 bits: sudo dpkg --add-architecture i386

2. Adicioe a chave do repositório: wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
    2.1 sudo apt-key add winehq.key

3. Adicione o repositório (Ubuntu 20.04 e derivados): sudo add-apt-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ focal main'

4. Atualize os pacotes: sudo apt update

5. Por fim, instale o Wine (stable): sudo apt install --install-recommends winehq-stable

Fonte: Ubuntu WineHQ Repository - WineHQ Wiki
Fonte: Ubuntu - Ubuntu WineHQ Repository - WineHQ Wiki

A saida do apt-get update:
Deu alguns erros do update é normal isso?: W: Erro GPG: Index of /wine-builds/ubuntu groovy InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 76F1A20FF987672F

E: The repository ‘Index of /wine-builds/ubuntu groovy InRelease’ is not signed.

N: Updating from such a repository can’t be done securely, and is therefore disabled by default.

N: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.

W: Erro GPG: Index of /wine-builds/ubuntu artful InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 818A435C5FCBF54A

E: The repository ‘Index of /wine-builds/ubuntu artful InRelease’ is not signed.

N: Updating from such a repository can’t be done securely, and is therefore disabled by default.

N: See apt-secure(8) manpage for repository creation and user configuration details.

W: Erro GPG: Index of /wine-builds/ubuntu focal InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 76F1A20FF987672F

E: The repository ‘Index of /wine-builds/ubuntu focal InRelease’ is not signed.

E ta dando o mesmo erro do diretorio quando tento instalar o Lutris

Acho que vou formatar msm, reinstalar o Ubuntu e ver se resolve :confused:

Você adicionou repositórios extras manualmente?

Só os do Wine, mas relaxa, vou instalar o clear linux pois minha placa de video não é tão boa pra rodar o ubuntu com meus jogos a 60 FPS, se algum adm puder fechar a pagina eu agradeceria, obrigado a todos :smiley:

Já adianto que o Clear Linux não fará tanta diferença. Além do mais, o Clear usa o Gnome, que é pesado.

Você tá usando o Ubuntu 20.04 ou 20.10? Tem que colocar o repositório com o codinome de acordo com a sua versão do Ubuntu, a do Ubuntu 20.04 é focal e do 20.10 é groovy.
Sugiro você abrir o Programas e atualizações, procura a aba que mostra os repositórios, remove todos os repositórios do Wine que você adicionou anteriormente. Cuidado pra não remover nenhum repositório padrão do sistema!
Depois dá um sudo apt clean && sudo apt update.
Depois começa de novo seguindo as instruções no site do Wine:
https://wiki.winehq.org/Ubuntu
Novamente, atente para a versão do Ubuntu, bem como para a versão do Wine que você deseja (stable, development ou staging).

sudo apt install wine-stable -y ? acho