Coé rapa, preciso de ajuda, procurei isso em diversos fóruns e não consegui uma solução pro meu problema.
Estou tentando instalar o Ubuntu 20.04 LTS em dual boot com meu Windows 10 e não estou tendo sucesso, já tentei diversas opções…
Fiz todo o processo normalmente, reduzi 200gb do meu hd que agora são espaço livre pra instalar a distro, criei um pendrive bootavel com auxílio do Rufus e arrumei as configurações na BIOS (tirei o security mode e coloquei o pendrive como primeira opção de boot)
E aí que começou a confusão.
Na primeira vez, fiz tudo no padrão, tentei dar boot pelo modo Legacy e apareceu isso:
Logo após, tentei dar boot pelo UEFI, chegou a abrir o GRUB, selecionei o Ubuntu e deu tela preta, não saía dali.
Procurei pela internet o que podia ser e vi diversas coisas, a causa mais comum era a forma como o pendrive bootável era feito. Fui no Rufus e testei diversas combinações… Usei partição MBR, GPT, sistema de arquivos FAT32, NTFS, testei várias combinações diferentes e nada. Fiz uma análise pra ver se algo estava corrompido no meu pendrive no próprio Rufus e nada também. O Rufus dá a opção de gravar em ISO ou DD (acho que era isso). Sei que testei também trocar essa opção, testei várias e várias combinações diferentes e nada.
Todos os testes que eu fazia, eu mudava a opção na BIOS para testar tanto em UEFI quanto em boot Legacy e nada rolava também, os erros eram os mesmos (no Legacy, dá o erro de end kernel panic not syncing timer doesn’t work through interrupt remapped e no GRUB dá tela preta, tem nem cursor piscando).
Procurei e vi que tinha alguns modos de abrir um menu de configuração e definir algumas coisas como noapic; nolapic; acpi=off (seja lá o que essas coisas querem dizer), mas no meu sistema não conseguir acessar essas opções ou esse menu.
Meu notebook é um Lenovo Ideapad 330s
Processador AMD Ryzen 5 2500U
HD de 1 tera normalzao
4gb de ram
Gráficos integrados da Vega 8
Vou deixar algumas fotos das opções da minha BIOS para que possam ver… (OBS: não testei outras distros no pendrive bootavel pq to afim do Ubuntu mesmo apsokapso)
Se alguém souber como ajudar, eu agradeceria demaisss