Não consigo instalar o Ubuntu no meu Lenovo Ideapad 330s (Dual Boot)

Coé rapa, preciso de ajuda, procurei isso em diversos fóruns e não consegui uma solução pro meu problema.

Estou tentando instalar o Ubuntu 20.04 LTS em dual boot com meu Windows 10 e não estou tendo sucesso, já tentei diversas opções…

Fiz todo o processo normalmente, reduzi 200gb do meu hd que agora são espaço livre pra instalar a distro, criei um pendrive bootavel com auxílio do Rufus e arrumei as configurações na BIOS (tirei o security mode e coloquei o pendrive como primeira opção de boot)

E aí que começou a confusão.

Na primeira vez, fiz tudo no padrão, tentei dar boot pelo modo Legacy e apareceu isso:

Logo após, tentei dar boot pelo UEFI, chegou a abrir o GRUB, selecionei o Ubuntu e deu tela preta, não saía dali.

Procurei pela internet o que podia ser e vi diversas coisas, a causa mais comum era a forma como o pendrive bootável era feito. Fui no Rufus e testei diversas combinações… Usei partição MBR, GPT, sistema de arquivos FAT32, NTFS, testei várias combinações diferentes e nada. Fiz uma análise pra ver se algo estava corrompido no meu pendrive no próprio Rufus e nada também. O Rufus dá a opção de gravar em ISO ou DD (acho que era isso). Sei que testei também trocar essa opção, testei várias e várias combinações diferentes e nada.

Todos os testes que eu fazia, eu mudava a opção na BIOS para testar tanto em UEFI quanto em boot Legacy e nada rolava também, os erros eram os mesmos (no Legacy, dá o erro de end kernel panic not syncing timer doesn’t work through interrupt remapped e no GRUB dá tela preta, tem nem cursor piscando).

Procurei e vi que tinha alguns modos de abrir um menu de configuração e definir algumas coisas como noapic; nolapic; acpi=off (seja lá o que essas coisas querem dizer), mas no meu sistema não conseguir acessar essas opções ou esse menu.

Meu notebook é um Lenovo Ideapad 330s
Processador AMD Ryzen 5 2500U
HD de 1 tera normalzao
4gb de ram
Gráficos integrados da Vega 8

Vou deixar algumas fotos das opções da minha BIOS para que possam ver… (OBS: não testei outras distros no pendrive bootavel pq to afim do Ubuntu mesmo apsokapso)

Se alguém souber como ajudar, eu agradeceria demaisss

1 curtida

Já tentou outro gravador de USB que não o Rufus?

tentei com o Balena Etcher também, mas rolou as mesmas coisas, sem sucesso

Olá @ander tudo beleza?

Dá para contar os dedos quem tentou instalar alguma distribuição Linux pela primeira vez e não teve problemas parecidos :slight_smile:

Minhas sugestões são as seguintes:

• Primeiro: você precisa decidir como fazer e só então fazer. O que quero dizer com isso é que você precisa já na instalação decidir se irá usar UEFI ou Legacy, porque depois de instalado não é possível trocar entre esses modos sem reinstalar o sistema. Nesse vídeo tem tudo o que você precisa para entender isso: Instalação do LINUX em UEFI PASSO A PASSO - YouTube
  • Segundo: você chegou a testar em modo live pendrive? Deu boot e funcionou tudo direitinho? Sempre faça esse teste antes de fazer uma instalação em hardware físico, na maioria dos casos vai te ajudar a identificar possíveis problemas.
  • Terceiro: Como você já tem um sistema Windows instalado neste HD, isso limita muito o que você pode fazer na configuração da instalação do seu Linux. Existe uma grande chance desse Windows estar instalado em modo legacy - você consegue ver isso pelo Gerenciador de partições no live pendrive.

Talvez esse vídeo do Dio te ajude: Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube

:vulcan_salute:

1 curtida

@ander tem alguns tópicos sobre esse asunto aqui no fórum.

https://plus.diolinux.com.br/search?q=no_ivrs

1 curtida

Galera, eu fucei bastante aqui e consegui achar uma solução.

Gostaria de agradecer especialmente ao @anon58028541, eu pesquisei sobre a solução no Google e ele não me recomendou páginas do fórum, então acabou que eu só fiz meu post sem pesquisar no fórum.

Acabei instalando em UEFI mesmo pq meu Windows estava assim, e fiz o pendrive bootável em GPT e FAT32.

Segue passo a passo do que fazer:

1º. No menu do grub você precisa apertar a tecla e para ir até as opções avançadas
2º Encontre a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash quiet --” ( os parâmetros podem ser diferentes pois varia de distro pra distro)
3º Adicione o parâmetro noapic a essa linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash noapic quiet --” ( Não altere os parâmetros que já estão na linha, apenas adicione esse novo parâmetro)
4º Aperte F10 para iniciar o sistema
5º Instale a distro e reinicie o sistema
6º Realize os passos 1, 2 e 3 novamente para carregar o sistema, note que o touchpad não funciona, vamos corrigir isso no próximo passo
7º Agora você precisa editar o grub, abra o terminar e usando o editor da sua distro ( no meu caso foi o nano) abra o arquivo de configurações do grub
nano /etc/default/grub
8º Encontre a mesma linha do passo 2 e adicione o parâmetro ivrs_ioapic[32]=00:14.0 é ele que irá resolver todos os nossos problemas, não será mais necessários usar outros parâmetros pois este corrige o erro do touchpad( o erro que impede o sistema de inicializar). Vai ficar algo assim GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash ivrs_ioapic[32]=00:14.0 quiet --”
9º No terminal digite sudo update-grub para atualizar o grub e reinicie o notebook.

Com somente uma ressalva no 2° passo: Essa linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash quiet --” aparentemente pode não estar escrita da mesma forma em todos os PCs nas configurações do GRUB, no meu mesmo não estava escrito assim, mas é bem tranquilo achar. Só procure a linha que esteja escrito “splash quiet” e adicione o “noapic” ali.

De resto deu tudo certo, obrigado a todos pela colaboração!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.