Não consigo instalar o Ubuntu - Compaq Presario 5110

Boa tarde.
Estou tentando instalar o Ubuntu no meu novo notebook Compaq 5110, que tem um processador Snapdragon 7C Gen 2 e roda Windows, no que parece ser a versão ARM64.
No entanto, todas as minhas tentativas de instalar o Ubuntu com um pendrive bootável deram errado. O mais próximo que eu cheguei de iniciar o instalador foi com uma imagem ARM64 do Ubuntu, só iniciando o GRUB e com as opções:
Try or Install Ubuntu
Boot next drive
Boot Settings (esta vai para a bios do notebook).

Ao selecionar Try or Install Ubuntu, o note fica sem vídeo e o pendrive para de piscar.

Acontece que eu fui na BIOS e desabilitei o Secure Boot, tentei ligar o Dev Mode, mas nada.
Na BIOS, não há muitas opções, somente essas que eu citei acima.
Eu PRECISO do Ubuntu.
Li na internet que o processador é suportado nas versões Daily Build do Ubuntu por virem com o Kernel 6.3, mas já tentei usar elas (ARM64, claro), mas nada adianta.
Alguém pode me ajudar?

1 curtida

Acrescentando, estas são as configurações do sistema que consegui abrir em programas do Windows:

1 curtida

Olá @hugomarcelo, tudo bem contigo?

Pesquisei um pouco na internet e todas as listas de “melhores distros para ARM” que eu encontrei nunca citavam o Ubuntu Desktop. Eu nunca tentei instalar Linux em um aparelho com essa arquitetura, então, infelizmente não tenho maiores conselhos para dar.

Você deixou claro que necessita do Ubuntu, mas qual é o motivo para isso? A maioria das listas que encontrei cita o Debian e o Manjaro ARM como boas opções.

:vulcan_salute:

1 curtida

Bom dia, Eddie!
O Ubuntu é minha distro favorita para uso pessoal e profissional também.
Eu tentei instalar imagens Debian ARM64, Manjaro, várias opções também, mas acontece a mesma coisa. O GRUB inicia, mas ao selecionar a opção de instalar ou testar, o note fica praticamente desligado e nada acontece…

Eu gosto do Ubuntu, mas toparia usar qualquer sistema opensource e livre. Mas não estou conseguindo nem chegar ao instalador.

P.S: Obrigado pela sua ajuda. Continuo na busca.

1 curtida

Você gravou a iso pelo etcher balena ou pelo ventoy,pelo etcher balena não tem erro gravar a distro.Tu usa o mesmo computador para instalar o Ubuntu,pode ser que teu notebook não está carregando a bateria com o cabo na parede.Por isso desliga fácil.

1 curtida

@anon10535922 Eu tentei usar os dois, tanto o Etcher como o Ventoy (correção).
Tentei criar a mídia de outro computador, sem sucesso.

Etcher balena é o nome do programa que grava a iso no pendrive.Primeiro tu tem que formatar o pendrive e depois gravar a iso no pendrive com o etcher.

Esse é o link do Ubuntu ARM64,mas a versão desktop não está feita ainda,só tem a versão server do Ubuntu ARM64,veja o link abaixo:

2 curtidas

@anon10535922 Isso, foi um erro de digitação. Quis dizer que tentei o Etcher e o Ventoy também. Tentei o Yumi, Universal, Rufus, todos dão no mesmo lugar.
Tentei instalar várias distros, nenhuma teve sucesso.
O Snapdragon 7c Gen 2 parece ainda não ser suportado (o que me intriga, pois é uma tecnologia das mais novas disponíveis e já testam desde o ano passado nas Daily Builds um Kernel que seria tecnicamente compatível).

Acho que o jeito vai ser esperar apenas com o Windows 11 enquanto o 23.10 não chega.
Quem não tem cão caça com gato mesmo.

P.s: Obrigado pela sua contribuição!

2 curtidas

Olá!
Não é questão de suporte do Linux frente ao CPU e outros subsistemas do hardware.
Pesquise sobre liberação no BIOS. Há várias tentativas, mas a verdade que o mais fácil é se manter em Windows.

3 curtidas

@aarProTech Se refere ao Secure Boot? Desativei o mesmo, essa BIOS parece diferente das demais. Tentei procurar por drivers da placa mãe e parece estar atualizada. Também tentei ligar o develop mode, sem sucesso.

Tente colocar na BIOS o modo default(No inglês modo padrão) e depois instala o Ubuntu ARM64 ou outro Linux ARM64,dai acho que vai,não esquece de bootar pelo pendrive,pelo HD ou HDD uma coisa assim deixe embaixo se tiver numeros de ordem de boot.

Exemplo:
1:HD
2-CD-ROM
3-USB ou Flash disk

deixe o USB ou Flash disk no numero um,para bootar pelo pendrive,tá ok.

1 curtida

@anon10535922 Isso, tentei colocar essa ordem do boot, já restaurei a BIOS para o default, mas para dar boot pelo pendrive é preciso desativar o Secure Boot.

Estou desconfiado de uma configuração do Windows que parece ser instalada pela BIOS e eu não consigo desativar. Chama-se Proteção de Firmware e parece estar ligada com a BIOS, de modo que ao desativar, quando o sistema é desligado/reiniciado, a configuração parece ser ativada automaticamente pela própria BIOS.

Estou triste sendo obrigado a usar o Windows… E não consigo encontrar na internet nenhuma forma de desativar esse troço!

Pior que também estou com problemas para resolver, só que da steam,alguém vai te ajudar,tá ok

1 curtida

@aarProTech Tenho procurado incansavelmente sobre essa liberação no BIOS que você falou, mas não encontro algo que resolva isso.
Tem algum link que possa estar me enviando?

@anon10535922 Eu odeio a Steam haha
Sempre dá um maldito erro no login. O suporte deles é péssimo.

1 curtida

Recordo que já teve um thread desse mesmo snapdargon 7c e chipset.
Apesar da marca diferente vale ter todo a discussão.

Links de situações similares em equipamentos de marcas diferentes, mas conjunto SoC igual.

https://www.reddit.com/r/linuxquestions/comments/nrekrw/samsung_galaxy_book_go_running_linux_distro/

Aqui para ler sobre o SoC Qualcomm Snapdragon 7C e desenvolvimento focado em Windows.

1 curtida

Já tentei umas 20 distros Linux, mas infelizmente nada funciona.
Vou ter de aguardar mesmo alguns updates para que um dia seja compatível…
Espero que o Ubuntu 23.10 com Kernel novo traga compatibilidade com esses computadores.
ARM é o fim. Ainda bem que o Windows 11 não é tão ruim assim…

Olá! Não sei se chegou a realmente vasculhar as diversas informações contidas nos links e discussões a qual passei anteriormente…

Questão é que não funciona assim como está imaginando. Ter “suporte” para a cpu no kernel não quer dizer que o sistema funcionará. Para o sistema funcionar como um todo é preciso um desenvolvimento consistente na árvore de kernel, adição de módulos e drivers que fazem o conjunto conversarem entre si. Além disso vai a principal questão que é do fabricante e distribuidor darem suporte livre para o bootloader e abrirem documentação com especificações para que possa haver a construção real no lado open source.

Para que verifique em termos práticos, se for apenas a questão do kernel no Ubuntu 23.10 ter suporte não precisa esperar. Você pode fazer um live boot com o Manjaro aarch64 com o kernel upstream rolling e ver se funciona, pela versão do kernel até a geração mais recente que a do seu notebook ja está contemplada.

3 curtidas

Boa tarde, eu tenho uma ideia do que pode estar acontecendo, o boot de computadores ARM são diferentes do X86/64. Se for em gerenciamento de dispositivos na lista aparece Firmware → Firmware do sistema.

Isso deve funcionar igual aos chromebooks ele tem uma proteção de gravação e boot, nos chromebooks que eu já vi, na placa mãe tem um parafuso que faz o firmware lock (https://mrchromebox.tech/) . E atualizando o firmware deve habilitar a leitura do pen drive no boot.

Tentei achar fotos da placa mãe desse modelo, mas não achei.

Opção Tiny11 Arm 64 tiny11 for Arm64 : NTDEV : Free Download, Borrow, and Streaming : Internet Archive

No site da compaq tem os drivers

1 curtida

TPM → Trusted Plataform module, deve ser um dos bloqueios

(upload://4XyxiKixsVx4TFdGGcnuJ64JNvM.png)

1 curtida