Boa tarde.
Estou tentando instalar o Ubuntu no meu novo notebook Compaq 5110, que tem um processador Snapdragon 7C Gen 2 e roda Windows, no que parece ser a versão ARM64.
No entanto, todas as minhas tentativas de instalar o Ubuntu com um pendrive bootável deram errado. O mais próximo que eu cheguei de iniciar o instalador foi com uma imagem ARM64 do Ubuntu, só iniciando o GRUB e com as opções:
Try or Install Ubuntu
Boot next drive
Boot Settings (esta vai para a bios do notebook).
Ao selecionar Try or Install Ubuntu, o note fica sem vídeo e o pendrive para de piscar.
Acontece que eu fui na BIOS e desabilitei o Secure Boot, tentei ligar o Dev Mode, mas nada.
Na BIOS, não há muitas opções, somente essas que eu citei acima.
Eu PRECISO do Ubuntu.
Li na internet que o processador é suportado nas versões Daily Build do Ubuntu por virem com o Kernel 6.3, mas já tentei usar elas (ARM64, claro), mas nada adianta.
Alguém pode me ajudar?
Pesquisei um pouco na internet e todas as listas de “melhores distros para ARM” que eu encontrei nunca citavam o Ubuntu Desktop. Eu nunca tentei instalar Linux em um aparelho com essa arquitetura, então, infelizmente não tenho maiores conselhos para dar.
Você deixou claro que necessita do Ubuntu, mas qual é o motivo para isso? A maioria das listas que encontrei cita o Debian e o Manjaro ARM como boas opções.
Bom dia, Eddie!
O Ubuntu é minha distro favorita para uso pessoal e profissional também.
Eu tentei instalar imagens Debian ARM64, Manjaro, várias opções também, mas acontece a mesma coisa. O GRUB inicia, mas ao selecionar a opção de instalar ou testar, o note fica praticamente desligado e nada acontece…
Eu gosto do Ubuntu, mas toparia usar qualquer sistema opensource e livre. Mas não estou conseguindo nem chegar ao instalador.
Você gravou a iso pelo etcher balena ou pelo ventoy,pelo etcher balena não tem erro gravar a distro.Tu usa o mesmo computador para instalar o Ubuntu,pode ser que teu notebook não está carregando a bateria com o cabo na parede.Por isso desliga fácil.
@anon10535922 Isso, foi um erro de digitação. Quis dizer que tentei o Etcher e o Ventoy também. Tentei o Yumi, Universal, Rufus, todos dão no mesmo lugar.
Tentei instalar várias distros, nenhuma teve sucesso.
O Snapdragon 7c Gen 2 parece ainda não ser suportado (o que me intriga, pois é uma tecnologia das mais novas disponíveis e já testam desde o ano passado nas Daily Builds um Kernel que seria tecnicamente compatível).
Acho que o jeito vai ser esperar apenas com o Windows 11 enquanto o 23.10 não chega.
Quem não tem cão caça com gato mesmo.
Olá!
Não é questão de suporte do Linux frente ao CPU e outros subsistemas do hardware.
Pesquise sobre liberação no BIOS. Há várias tentativas, mas a verdade que o mais fácil é se manter em Windows.
@aarProTech Se refere ao Secure Boot? Desativei o mesmo, essa BIOS parece diferente das demais. Tentei procurar por drivers da placa mãe e parece estar atualizada. Também tentei ligar o develop mode, sem sucesso.
Tente colocar na BIOS o modo default(No inglês modo padrão) e depois instala o Ubuntu ARM64 ou outro Linux ARM64,dai acho que vai,não esquece de bootar pelo pendrive,pelo HD ou HDD uma coisa assim deixe embaixo se tiver numeros de ordem de boot.
Exemplo:
1:HD
2-CD-ROM
3-USB ou Flash disk
deixe o USB ou Flash disk no numero um,para bootar pelo pendrive,tá ok.
@anon10535922 Isso, tentei colocar essa ordem do boot, já restaurei a BIOS para o default, mas para dar boot pelo pendrive é preciso desativar o Secure Boot.
Estou desconfiado de uma configuração do Windows que parece ser instalada pela BIOS e eu não consigo desativar. Chama-se Proteção de Firmware e parece estar ligada com a BIOS, de modo que ao desativar, quando o sistema é desligado/reiniciado, a configuração parece ser ativada automaticamente pela própria BIOS.
Estou triste sendo obrigado a usar o Windows… E não consigo encontrar na internet nenhuma forma de desativar esse troço!
@aarProTech Tenho procurado incansavelmente sobre essa liberação no BIOS que você falou, mas não encontro algo que resolva isso.
Tem algum link que possa estar me enviando?
Já tentei umas 20 distros Linux, mas infelizmente nada funciona.
Vou ter de aguardar mesmo alguns updates para que um dia seja compatível…
Espero que o Ubuntu 23.10 com Kernel novo traga compatibilidade com esses computadores.
ARM é o fim. Ainda bem que o Windows 11 não é tão ruim assim…
Olá! Não sei se chegou a realmente vasculhar as diversas informações contidas nos links e discussões a qual passei anteriormente…
Questão é que não funciona assim como está imaginando. Ter “suporte” para a cpu no kernel não quer dizer que o sistema funcionará. Para o sistema funcionar como um todo é preciso um desenvolvimento consistente na árvore de kernel, adição de módulos e drivers que fazem o conjunto conversarem entre si. Além disso vai a principal questão que é do fabricante e distribuidor darem suporte livre para o bootloader e abrirem documentação com especificações para que possa haver a construção real no lado open source.
Para que verifique em termos práticos, se for apenas a questão do kernel no Ubuntu 23.10 ter suporte não precisa esperar. Você pode fazer um live boot com o Manjaro aarch64 com o kernel upstream rolling e ver se funciona, pela versão do kernel até a geração mais recente que a do seu notebook ja está contemplada.
Boa tarde, eu tenho uma ideia do que pode estar acontecendo, o boot de computadores ARM são diferentes do X86/64. Se for em gerenciamento de dispositivos na lista aparece Firmware → Firmware do sistema.
Isso deve funcionar igual aos chromebooks ele tem uma proteção de gravação e boot, nos chromebooks que eu já vi, na placa mãe tem um parafuso que faz o firmware lock (https://mrchromebox.tech/) . E atualizando o firmware deve habilitar a leitura do pen drive no boot.
Tentei achar fotos da placa mãe desse modelo, mas não achei.