Bom dia, estou tentando instalar o Linux mint e está dando esse erro
Você deixou o particionamento ser feito automaticamente pelo instalador ou fez manualmente?
Está com dualboot ou só o Mint? Qual a versão?
Recomendo recomeçar. Já tem experiência com Linux? Já testou outras distribuições?
faz o teste no HD
para o disco use o QDiskInfo
Instalação via Terminal
Ubuntu / Linux Mint / Debian
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/qdiskinfo
sudo apt update
sudo apt install qdiskinfo
deve aparecer algo assim
esta com algum alerta?
Estou apenas com o Linux e deixei o instalador fazer o particionamento
Olá. ![]()
Há relatos na internet que sugerem que existe a possibilidade de ser incompatibilidade entre inicialização bios-legacy (para dispositivos de armazenamento com tabela de partição MBR) e UEFI (para dispositivos de armazenamento com tabela de partição GPT) entre os dispositivos de armazenamento usados na instalação (entre a mídia-bootável (pendrive) e o SSD/HDD interno do computador/notebook).
Se você usou um pendrive com Ventoy no Windows ou Linux pra fazer a mídia de instalação você consegue fazer a instalação no modo gráfico setando para tabela GPT no modo gráfico para mídia de instalação (pendrive) (ou fazer instalação no modo gráfico setando para a tabela MBR, mas apenas para o caso da placa-mãe do seu dispositivo não suportar inicialização UEFI, ou para o caso do dispositivo de armazenamento interno (SSD/HD) do seu computador estiver com tabela MBR e você não quiser formatar para GPT por… algum motivo
).
Use as combinações:
- UEFI (tipo de inicialização setada na placa-mãe) + GPT (tabela de partição na mídia/pendrive bootável) + GPT (tabela de partição do dispositivo de armazenamento interno: SSD/HDD).
… ou…
- bios-legacy (tipo de inicialização setada na placa-mãe) + MBR(tabela de partição na mídia/pendrive bootável) + MBR (tabela de partição do dispositivo de armazenamento interno: SSD/HDD).
Evite modo de compatibilidade entre UEFI e bios-legacy. Há relatos aqui no fórum (Erro ao instalar GRUB em /dev/sda) de problemas aparentemente causados pelo uso desse modo de compatibilidade.
Ah! Certifique-se de:
-
Desativar “inicialização segura” (no caso de UEFI) (embora eu duvide que você conseguisse iniciar a mídia de instalação se ela estivesse ativa… Mas eu não cheguei a testar TODOS os computadores já feitos… Então
). -
Desativar a “inicialização rápida” nas configurações do Windows (no caso de dual boot com esse sistema).
E talvez você deva experimentar:
- Fazer o particionamento prévio* antes de iniciar de fato a instalação. O modo live do Linux Mint tem o GParted. Deixe uma partição de boot com tamanho generoso (1 GB). Algumas distros requerem esse tamanho mínino na partição bootável (acho que não é o caso do Linux Mint, mas…
1 GB não faz tanta falta hoje em dia).
*Particionamento prévio = usar o GParted e aplicar alterações no dispositivo de armazenamento (SSD/HDD) antes de clicar no ícone de cd/dvd na área de trabalho para iniciar instalação.
Se houver mais de uma partição inicializável nos dispositivos de armazenamento internos (SSDs/HDDs) - acredito que isso só seja possível na combinação GPT/UEFI, experimente:
- Desativar as flags de “boot” e “esp” dessas outras partições durante o particionamento prévio. O Linux Mint (e algumas outras distros - a exceção que conheço é o Pop!_OS) costuma usar a partição de boot disponível no primeiro dispositivo de armazenamento identificado pela firmware da placa mãe, independente de qual partição você setar para ser usada. Não esqueça de reativar as flags de “boot” e “esp” dessas outras partições depois de instalar o Linux Mint e antes de iniciar os sistemas operacionais aos quais elas pertencem.
Um dos links de consultas realizadas: